Certificação de qualidade, o que é? Tipos e exemplos!
Certificação de Qualidade é um termo geral que é usado para duas coisas principais: certificar o conhecimento de indivíduos e certificar o sistema de gerenciamento de qualidade de uma empresa.
Existem diversos tipos de certificações de qualidade no mercado. Algumas são obrigatórias para realizar certos procedimentos, como a exportação para alguns países.
Certificação da qualidade para indivíduos
Certificações de qualidade para indivíduos estão disponíveis em várias organizações ao redor do mundo, como a American Society for Quality (ASQ). As certificações são concedidas para mostrar que os indivíduos demonstraram e mantêm conhecimento em um aspecto de gerenciamento de qualidade, como: Engenheiro de Qualidade Certificado (Certified Quality Engineer – CQE), Inspetor de Qualidade Certificado (CQI) e muitos mais.
Leia também
Para obter informações sobre certificações ASQ, consulte http://cert.asq.org/certification/control/index. Outra certificação que pode ser obtida por um indivíduo é como auditor líder da ISO 9001.
Certificando um Sistema de Gestão da Qualidade
Um Sistema de Gerenciamento de Qualidade (geralmente chamado de SGQ) pode ser projetado de acordo com muitos conjuntos diferentes de requisitos. Se o SGQ for certificado, isso significa que um Organismo de Certificação (às vezes chamado de Registrador) fez uma auditoria com relação aos requisitos do SGQ e também mantém auditorias de rotina do sistema para garantir que o SGQ seja mantido.
Abaixo estão listadas algumas das estruturas de gerenciamento de qualidade disponíveis. Algumas delas estão na forma de padrões (conjuntos de requisitos que definem o que é necessário para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade), enquanto outros são conjuntos de filosofias de Gerenciamento de Qualidade usadas para impulsionar a melhoria.
Para a certificação, geralmente é contratado um auditor que vai analisar o que deve ser melhorado em uma empresa. A partir dessa avaliação, ele começará o treinamento e adaptações para que a empresa possa de adequar às necessidades do certificado.
Após o treinamento, o auditor geralmente fará um acompanhamento antes da certificação. Ele então irá encaminhar a empresa para a certificação, caso esteja preparada, ou fará adaptações necessárias.
Alguns certificados precisam ser reavaliados de tempos em tempos. Outros são certificados permanentes. No primeiro caso, gera custos para a empresa com uma certa frequência.
Tipos de certificado de qualidade
ISO 9001: O conjunto de requisitos mais comumente usado para projetar um SGQ. A certificação QMS contra a ISO 9001 é reconhecida mundialmente.
AS9100: Este é um padrão baseado na ISO 9001 e possui adições projetadas para uso na indústria aeroespacial. Um SGQ pode ser certificado por terceiros para cumprir este padrão. Para mais, veja AS9100: O que é e como se relaciona com a ISO 9001.
ISO 13485: Este é um padrão publicado pela organização ISO para uso por empresas que desejam projetar um SGQ para dispositivos médicos e os requisitos para fins regulatórios em torno deles.
Lean: A ideia principal é maximizar o valor eliminando o desperdício. A ideia principal é que qualquer coisa que agregue custo a um produto, mas não valor, seja desperdício e deva ser controlada ou eliminada. Isso suporta um SGQ, mas não pode ser usado para projetar ou certificar um SGQ.
MBNQA: O Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldridge reconhece as organizações pela excelência no desempenho. O prêmio tem um conjunto de requisitos com base nos quais uma empresa poderia projetar e avaliar um SGQ, mas, além do prêmio, não há certificação contínua contra esses requisitos.
Seis Sigma: Este é um conjunto de ferramentas e técnicas usadas para melhoria de processos. Ele é usado em muitas organizações para dar suporte ao SGQ ajudando a melhorar os processos, mas o Seis Sigma não define um SGQ e o SGQ não pode ser certificado para o Seis Sigma.
TQM: Total Quality Management consiste em práticas destinadas a melhorar o desempenho do processo de uma empresa. As técnicas ajudam a melhorar a eficiência, a resolução de problemas e a padronização de processos. Essas técnicas são usadas para auxiliar no gerenciamento da qualidade, mas não fornecem uma estrutura para um Sistema de Gerenciamento de Qualidade e não podem ser certificadas.
ISO / TS 16949: Este documento inclui requisitos para a aplicação da ISO 9001 para organizações de peças de serviço e produção automotiva. Um SGQ projetado usando esses requisitos também pode ser certificado contra eles.
Ficou alguma dúvida sobre os certificados de qualidade? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Windows 10, como baixar a ISO original?
Locação de computadores – Desvantagens
Quais os tipos de software existentes?
Quanto custa a instalação de um sistema de segurança na sua casa?