Cibersegurança: como é o curso? O que faz?
As graduações em segurança cibernética são mais populares do que nunca. Viver na era digital significa que hackers e ciberterroristas têm inúmeras oportunidades de explorar indivíduos, instituições governamentais e até grandes empresas.
Para se defender contra ataques cibernéticos e violações de segurança, as principais organizações estão dispostas a pagar muito por especialistas em segurança cibernética que podem proteger seus dados e remover vulnerabilidades.
Mas é um diploma de cibersegurança para você? Para ajudá -lo a descobrir, passaremos por tudo o que há para saber sobre segurança cibernética e todas as principais perguntas futuras que os alunos possam fazer antes de decidir estudar um diploma de bacharel ou mestrado em segurança cibernética e cibersegurança.
Leia também
- O que é TI – Tecnologia da Informação? Conceito, definição e exemplos!
- Quanto custa a instalação de um sistema de segurança na sua casa?
Cibersegurança: o que é?
Os programas de estudo de segurança cibernética/cibersegurança ensinam como proteger sistemas operacionais, redes e dados de computadores de ataques cibernéticos. Você aprenderá como monitorar os sistemas e mitigar ameaças quando eles acontecerem.
Esta é uma simplificação excessiva dos currículos dos graus de segurança de TI. Cada módulo terá um certo foco, mas o objetivo geral é ajudá -lo a desenvolver as habilidades de computação necessárias para evitar ataques e proteger os dados e a privacidade das pessoas.
Cibersegurança: o que vou estudar no curso?
Como a segurança de TI ainda é uma disciplina relativamente jovem, universidades e faculdades ainda estão descobrindo, qual é a melhor abordagem para seus diplomas. Os programas de estudo e currículos na segurança cibernética são diferentes.
Alguns podem se concentrar mais na programação, enquanto outros colocam mais ênfase em forenses digitais, políticas de segurança ou aspectos amplos da segurança cibernética. Geralmente, os diplomas de segurança de TI devem incluir aulas em:
Análise de dados básicos
Script básico ou programação introdutória
Defesa cibernética
Ameaças cibernéticas
Princípios de design de segurança fundamentais
Fundamentos de garantia de informação
Introdução à criptografia
Componentes de sistemas de TI
Conceitos de rede
Política, jurídica, ética e conformidade
Administração de Sistemas
Módulos mais avançados, especialmente aqueles no nível de mestrado, podem ajudá -lo a se especializar em tópicos complexos, como contabilidade forense, computação em nuvem, criptografia etc.
Ao analisar os diplomas de cibersegurança, você deve ficar de olho no currículo de cada programa. Certifique-se de que eles incluam cursos de programação e escolha os que oferecem experiência prática, o que é inestimável para você e para futuros empregadores.
Embora os graus de segurança cibernética sejam um ótimo ponto de partida, eles não ensinarão tudo o que você precisa saber sobre esse campo. Mantenha a mente aberta e desenvolva suas habilidades fora do ambiente acadêmico também.
Quanto tempo é o curso em cibersegurança?
Os diplomas de Bacharel em Segurança Cibernética levam 3 ou 4 anos na maioria dos países.
Os cursos de mestrado em segurança cibernética levam entre 1-2 anos para serem concluídos.
Os programas de doutorado em segurança cibernética nos últimos 3-5 anos. Alguns levam apenas 1 ou 2 anos, mas são menos comuns.
Posso estudar diplomas de segurança cibernética online?
Estudar um diploma de segurança cibernética on-line é uma ótima opção para os futuros alunos que também têm outros compromissos, como um emprego de meio período ou em período integral. Isso permite que você aprenda no seu próprio ritmo de qualquer lugar do mundo.
Você também pode assistir aos cursos quantas vezes for necessário e poderá interagir com seus colegas por meio de quadros de discussão ou grupos de mídia social. Embora você geralmente tenha flexibilidade, os prazos para exames e projetos ainda são corrigidos e você precisa cumpri-los.
Uma grande vantagem é a capacidade de experimentar um curso de curta duração on -line em segurança de TI antes de decidir se você está pronto para procurar estudos de graduação ou pós-graduação. Muitas universidades, faculdades e plataformas on -line oferecem cursos de curta duração de segurança cibernética a partir de 100 euros. Eles geralmente duram entre 1-3 meses e permitem que você experimente o aprendizado on-line.
Os graus de cibersegurança on-line também ajudarão você a reduzir os custos de estudo. Porém, sempre verifique o credenciamento do programa de estudo no MEC antes de se inscrever em um bacharelado on-line ou mestrado em segurança de TI. Embora a maioria dos diplomas on-line sejam legítimos, você não deseja investir seu dinheiro e tempo em um diploma falso. Ser enganado ao tentar aprender a impedir o cibercrime não é exatamente um ativo no seu currículo, certo?
Estágios em segurança cibernética
Os estágios são uma ótima maneira de ganhar experiência e se preparar para o mercado de trabalho. Eles oferecem a você a oportunidade de trabalhar com especialistas no campo de segurança de TI e aprender com problemas e situações da vida real. Os estágios representam uma ótima oportunidade para aplicar o que você aprendeu nas aulas de segurança cibernética e ver onde você pode desenvolver seu conhecimento.
Você encontrará vários estágios em sites como o LinkedIn. Se você atender aos requisitos e estiver satisfeito com a duração e o pagamento, vá em frente e aplique. Você também encontrará listas de estágios de segurança de TI na Internet. Nem todos eles estão atualizados, mas o poupa de pesquisar cada programa individualmente.
Competições para hackers e recompensas
Durante os concursos de hackers, equipes de todo o mundo competem em uma série de desafios. Um ótimo exemplo é a Global Cyberlympics, onde os desafios geralmente se concentram na exploração do sistema, engenharia reversa, criptografia, etc. Os concursos de hackers são um ótimo lugar para mostrar suas habilidades de computação e praticar trabalhando em uma equipe.
As competições de hackers também podem ser organizadas pelas empresas para encontrar bugs ou vulnerabilidades em seus produtos de hardware ou software. Em 2019, por exemplo, a Tesla ofereceu 900.000 USD e um carro gratuito para quem poderia invadir seu Tesla Model 3.
As empresas estão dispostas a oferecer prêmios porque o número de ameaças cibernéticas tem crescido. À medida que mais dispositivos estão conectados à Internet, eles se tornam vulneráveis ??a hackers. É por isso que é crucial encontrar problemas de segurança de software antes dos cibercriminosos.
Gigantes da tecnologia como Google, Microsoft, Facebook e outros oferecem recompensas de bugs para pessoas que podem invadir seu software e ajudá-las a corrigir falhas de segurança. O dinheiro não é a única coisa que você conseguirá se conseguir fazer tal feito. As empresas avaliarão suas habilidades e você poderá trabalhar como analista de segurança cibernética e defender seus produtos e sistemas.
Cibersegurança: emprego e salário
A segurança cibernética não é o seu trabalho médio de 40 horas semanais Requer dedicação séria e, o mais importante, muito esforço apenas para acompanhar os desenvolvimentos mais recentes no campo. Não há caminho direto para uma carreira de segurança cibernética, mas a maioria das pessoas chega lá direto da faculdade (muito mais fácil se você tiver se formado em ciência da computação) ou em transição de outro papel de TI. Ambos são bons iniciantes para entender um sólido entendimento de como a tecnologia funciona.
Outro aspecto importante é a curiosidade. A maioria das funções de segurança cibernética exige que você se coloque nos sapatos de um hacker. Domine esta mentalidade maliciosa, mantenha-se curioso e o resto virá. Apenas esteja avisado de que as pessoas em segurança cibernética estão sempre de plantão. ”
Você sabe o quanto o mundo precisa de especialistas em segurança de TI? Atualmente, há uma escassez de 2,93 milhões de profissionais de segurança cibernética em todo o mundo, de acordo com o ISC2. O Bureau of Labor Statistics dos EUA também acrescenta que haverá um aumento de 28% nesse campo até 2026.
Especialistas em segurança cibernética são necessários em empresas de todos os campos, mas especialmente em instituições financeiras, de saúde e até da educação, onde as transações, ativos e registros de saúde das pessoas precisam ser protegidos.
O salário médio inicial vai de 3 a 5 salários mínimos. Com especializações e mais tempo de profissão, os salários podem chegar a até mais de 15 salários mínimos, com tetos de mais de 40 salários mínimos para chefes, supervisores, e coordenadores.
Pronto para iniciar sua carreira de segurança cibernética?
O advento da Internet tem cibersegurança demais com uma ordem de magnitude, pois os atacantes podem alcançar um grupo mais amplo de vítimas em todo o mundo.
É um dos territórios mais desafiadores da tecnologia da informação. É um jogo de alto padrão e extremamente desequilibrado, com oponentes desconhecidos, onde um erro pode custar uma fortuna. É um trabalho emocionante e extremamente gratificante que te mantém ocupado dia e noite.
Se você gostou de ler este artigo, considere compartilhá-lo nas mídias sociais. Você pode nos deixar qual é o melhor motivo para estudar a segurança cibernética em sua opinião?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como escolher antivírus gratuito?
O que é um certificado de segurança em um site?
Como se tornar um desenvolvedor de software? Passo a passo!
Tirar o pen drive sem remover com segurança estraga ou corrompe?