Como capturar vídeo de jogos? Software ou placas de captura?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Talvez você seja um cineasta procurando as ferramentas certas para gravações, ou talvez você queira saber como gravar o gameplay no PC ou vídeo game de seu ataque com a guilda no seu jogo de RPG ou semifinal do seu clã em um jogo de estratégia para depois postar no YouTube. De qualquer maneira, você precisará de algumas ferramentas para gravar o vídeo de jogos para que você possa editá-los em uma obra perfeita e compartilhá-lo com o mundo. Felizmente para você, gravar gameplay de PC requer apenas alguns pedaços de software, um sistema rápido e um pouco de paciência. Para vídeo games, entretanto, você vai precisar de uma peça de Hardware, ou seja, uma placa de captura de vídeo.

Leia também

Vale lembrar que ao preparar seu computador para fazer as gravações de jogos de PC com os softwares aqui listados, você também estará preparando seu PC para gravar os jogos de vídeo games através das placas de captura. Estas, por sua vez, também tem aplicativos próprios que podem ser utilizados na captura e edição, mas fica ao seu critério a escolha ou não destes aplicativos.

Passo 1: Preparação

Antes de ir direto para gravação do jogo há algumas coisa que você precisa considerar:

Você tem um PC com configurações suficientes? Embora o seu sistema possa rodar no máximo ao jogar Crysis normalmente, tudo muda quando você adiciona a gravação à mistura. Seu CPU estará fazendo gravações ao mesmo tempo que é processa o jogo. Você provavelmente terá de pôr para baixo algumas configurações para obter gravações suaves e bem feitas até mesmo em um sistema potente.

Você tem bastante espaço de armazenamento? Dependendo da resolução que você está gravando, arquivos de vídeo podem se tornar muito grandes muito rápido. Considere o seu espaço disponível no disco rígido antes de cometer a uma gravação longa. Edição também precisa de espaço para trocar arquivos e salvar rascunhos.

Você pretende fazer muitas edições? Windows Movie Maker é uma boa solução de edição livre de nível de entrada, mas se você pretende fazer legendas ou transições mais profissionais entre os segmentos, você pode precisar de um software mais robusto que pode custar algum dinheiro. Existem também softwares livres por aí e vamos tentar citar alguns abaixo.

Com essas perguntas respondidas, é hora de falar de opções. Há uma série de programas para gravar vídeo ao vivo. Muitas dessas opções foram projetadas para gravar o vídeo de jogos de PC, mas nem todas são apenas para computadores. Aqui estão as opções mais comuns/populares para captura de vídeo:

Uma vez que você tiver um programa, você deve considerar como você pretende editar as partes de seu jogo para PC que você não quer. Felizmente a Microsoft fornece o Windows Movie Maker com todas as versões do sistema operacional. Não é o melhor editor e realmente não é construído para lidar com as edições complexas que você pode querer fazer, mas é um bom começo. Se a ferramenta gratuita não é suficiente, você pode considerar algumas das escolhas da Pinnacle ou Adobe para edições.

Capturando jogos com o NVIDIA Shadowplay

Algumas placas de vídeo da NVIDIA foram lançadas com o Shadowplay, um software que possibilita a captura de vídeo de jogos no seu computador. (Foto: www.eteknix.com)

Passo 2: Gravação de Vídeo de Jogos

Gravação do gameplay é o próximo e mais importante passo. Antes de mergulhar direto para a gravação, você precisa testar seu sistema e a ferramenta de gravação para o desempenho. Aqui está uma lista de coisas para fazer antes de gravar a sua obra-prima:

Desligue ou desative aplicativos em segundo plano, como anti-vírus e aplicativos de mensagens instantâneas: programas rodando no fundo utilizam recursos preciosos. Menos recursos significa pior gravação.

Pré-configure o seu jogo para corresponder às configurações que você realmente precisa. Se você não está gravando na resolução 1280 × 1024, considere baixar a resolução da gravação para poupar espaço de armazenamento e poder de processamento necessário. Lembre-se que em muitos jogos, o texto é muito pequeno em resolução maior e por isso, se você quer que ele seja lido na resolução 320 p do YouTube, você vai precisar fazer ajustes.

Faça gravações de teste. “Prática, prática, prática!” Certifique-se de que você está confortável e seu sistema funciona bem durante o jogo e grave o gameplay do PC por diversão antes de você realmente se importar com o que você está gravando.

Aprenda a usar as teclas de atalho. Enquanto o programa de gravação está sendo executado, ativar a função de gravação na maioria dos softwares de gravação pode ser feito usando uma combinação de teclas. Muitas vezes, essas teclas podem ser alteradas no caso de conflito com as configurações de um jogo ou suas próprias macros pessoais. É possível, inclusive, ativar ou desativar um microfone para você gravar sua voz junto ao vídeo.

Passo 3: Editar o Vídeo

Você capturou o evento ou uma série de cenas e agora chegou a hora de colocá-lo em conjunto, reduzindo e produzindo o seu produto final polido. Importando seu vídeo de gameplay para o software de edição vai depender de sua solução, mas o que você precisa considerar é como você planeja exportar o filme editado. Exportando muitas vezes depende dos CODECs disponíveis. Pessoalmente, eu recomendo o uso de um formato altamente comprimido como Xvid, H.264 ou MPEG4 para fazer o tamanho do arquivo pequeno, mantendo a qualidade de vídeo.

Passo 4: Compartilhando os resultados

Gravação e edição são, em muitos aspectos, a parte mais fácil de levar o seu vídeo de gameplay para a internet. Em seguida, você precisa descobrir onde você vai colocar seu vídeo para todos verem. A natureza viral dos vídeos na web em geral exige a satisfação imediata, portanto, usando sites como o YouTube ou Vimeo permitirá que você armazene seus vídeos e tenha acesso de streaming instantâneo. Note que, se você quiser manter a capacidade de fazer o upload e/ou remover/editar o seu vídeo, você deve ter uma conta registrada e estar logado.

Se você está planejando para iniciar uma série Machinima você deve realmente verificar Machinima.com. Junto com a capacidade de upload e hospedar vídeos, há uma grande comunidade para apoiar os cineastas de jogos.

Último Passo: Encerramento

Edição de vídeo e contar histórias usando jogos é muito divertido. É gratificante registrar a luta com um chefe surpreendente na masmorra mais difícil ou o headshot perfeito durante a partida final daquela partida de Counter Strike. Esperamos que, agora você tem um bom início ao encontrar as ferramentas para criar e compartilhar esses vídeos de gameplay de PC com o mundo.

Placa de captura da roxio

A Roxio é uma das empresas mais conhecidas do mercado de placas de captura e tem uma ótima qualidade. (Foto: thetechreviewer.com)

Usando o Hardware para gravar jogos de vídeo Games: placas de captura de vídeo

Diferentemente dos jogos para PC, jogos para consoles como Xbox 360, Playstation 3 e Wii/Wii U precisam de uma placa de captura de vídeo para serem gravados. Algumas das placas mais populares são a Roxio Game Capture HD Pro, Hauppauge HD Personal Video Recorder e Elgato Video Capture Device, mas existem muitas marcas e modelos com suas vantagens/desvantagens agregadas, além de várias faixas de preço diferentes.

Você deve ter em mente também que os consoles Playstation 4 e Xbox One possibilitam a gravação dos jogos diretamente do aparelho. Porém, a opção de upload dos vídeos é um pouco limitada aos programas nativos dos consoles e você pode se sentir desconfortável com isso. A placa de captura possibilita uma melhor edição e maior flexibilidade para postar e editar seus vídeos. Consoles mais antigos, como o Mega Drive ou Super Nintendo, precisam de placas com entradas especiais para gravação.

Mas afinal, o que eu preciso saber para escolher minha placa de captura?

Qual são os consoles de onde você quer gravar os jogos? Esta é a primeira pergunta que você deve responder. Existem placas que só gravam consoles mais recentes (PS3, Xbox 360, Wii…), enquanto outras podem só gravar consoles mais antigos (Mega Drive, Super Nintendo, Master System…). Se você pretende gravar jogos de consoles de diferentes gerações, você talvez precise de mais de uma placa. Ou, caso prefira, pode usar um emulador para gravar os jogos assim como um jogo de PC. Porém, vale lembrar que a legislação quanto aos emuladores de PC ainda é nebulosa, sendo um pouco arriscado o uso.

Qual a resolução que você quer para suas gravações? Se você quer uma gravação em Full HD, você vai ter que pagar a mais para uma placa que possibilite este tipo de gravação. Gravações em resoluções menores também tornam possível que você invista um pouco menos na placa de vídeo, mas o resultado final pode ser bem prejudicado. Consoles antigos, novamente, terão resoluções menores.

Se você quer gravar sua voz, você precisará de um bom microfone. Caso queira fazer comentários, narrações ou dublagens, você precisará compra rum microfone semi-pro ou profissional para uma boa qualidade de áudio. Não sei se você já viu algum vídeo tutorial no YouTube, mas a grande maioria deles usa microfones de headsets ou dos próprios computadores, o que resulta em vários ruídos e problemas de áudio. Invista em um microfone para uma boa qualidade.

Quanto você quer investir em uma placa de captura? Como tudo que você quer comprar, uma placa de captura também tem várias faixas de preço e qualidade. Vale a pena pesquisar, comparar a qualidade dos vídeos de diferentes placas, os softwares de captura inclusos com as placas e os comentários de quem as comprou.

Você realmente vai usar a placa e gravar seus vídeos de console? Muitas das pessoas que compram as placas de captura acabam não as utilizando para gravar jogos. Antes de investir seu dinheiro em um elefante branco, tente começar gravando alguns jogos em seu computador e vendo se isso é algo que te agrada fazer. Depois de um ou dois meses gravando jogos no PC, você pode pensar seriamente em comprar sua placa de captura de vídeo.

Qual é melhor: software ou placas de captura?

Se você leu até aqui, você deve ter chegado a mesma conclusão que nós. Não existe uma forma melhor de gravar seus jogos. Uma combinação entre ambos é necessária para gravar jogos de console, enquanto você vai precisar de um bom PC com um bom microfone para gravar seus jogos de computador apenas. Você tem que ter consciência que não precisa investir rios de dinheiro desde o início, mas pode começar pequeno e ir investindo enquanto seu gosto por gravar vídeos de jogo cresce e você melhora na qualidade de seus vídeos.

Se ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários. Se você tem sugestões de software ou placas de captura, deixem os seus comentários e motivos pela escolha. Sua participação é muito importante para nós.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

3 comentários para: “Como capturar vídeo de jogos? Software ou placas de captura?”

  • Alexandre Leite

    Ótima matéria, estou pensando em fazer umas gravações e está matéria me ajudou bastante.

    Responder
  • Cleber

    Eu tenho uma duvida, para gravação de jogos em PC existe alguma vantagem em uma placa de acaptura pci ou externa? Acredito tanto um bom programa quanto o software da placa de captura vão consumir processamente correto?

    Responder
    • Equipe Palpite Digital

      Vão sim, mas ambos tem situações diferentes para uso.

      Responder

Deixe um comentário