Como colocar refrigeração com água em seu computador?
Os computadores usam ventiladores para resfriar processadores, placas de vídeo e discos rígidos. Se seu sistema roda quente demais ou você usar um monte de poder de processamento a todo momento, as ventoinhas normais podem não oferecer refrigeração suficiente. Kits de refrigeração de água utilizam uma combinação de propileno glicol e água destilada para arrefecer o sistema. Eles são mais silenciosos do que as ventoinhas de água e podem fazer um trabalho melhor de refrigeração, além de necessitarem de menor manutenção e limpeza. Embora você possa construir o seu próprio sistema de arrefecimento a água, um kit é mais fácil e menos intimidante para instalar, além de normalmente ter preços mais em conta.
Leia também
Como saber qual sistema de refrigeração de água usar no meu computador?
Verifique as especificações para placa-mãe do seu computador. Compre um kit de refrigeração a água que se encaixa a placa-mãe. Se sua opção é construir um kit por si mesmo, você terá de buscar um que tenham encaixes para a sua placa mãe. Alguns kits, tanto os prontos quanto aqueles que você pode fazer sozinho, tem entradas para placas de vídeo e até HDs. Se você quer um sistema mais completo, você deve procurar estes kits.
Como o sistema de refrigeração por água funciona com um radiador, é importante que você tenha certeza que o radiador caiba e se encaixe bem na sua placa-mãe.
Como instalar um sistema de refrigeração com água no meu computador?
Abra seu computador. Remova todas as placas da placa-mãe. Desconecte todos os cabos. Tome nota de que tudo passa, já que você precisará remontá-lo depois. Tire fotos, separe os parafusos, use uma pulseira anti-estática. Remova a placa-mãe do gabinete e coloque sobre uma superfície plana, livre de estática. Tudo isso com muito cuidado. Se possível, limpe todas as peças durante o process.
Localize o dissipador de calor. Você vai encontrar o dissipador de calor ligado à unidade central de processamento. Solte o clipe do dissipador de calor. Remova-o suavemente, deslizando-a para a frente. Este dissipador é normalmente diretamente ligado ao cooler do processador e estão muito bem presos. Todo cuidado aqui é pouco.
Limpe o chip do processador da pasta térmica nele presente e aplique um pouco de pasta térmica nova. Monte o bloco de água sobre o processador usando o suporte de montagem do kit, encaixando todas as peças corretamente. Não exagere no uso de pasta térmica ou você terá que limpar e começar tudo de novo. Caso você vá usar a refrigeração de água na placa de vídeo, lembre-se de prepará-las para receber os tubos de refrigeração a água.
Volte a colocar a placa-mãe no gabinete. Reconecte todos os cabos e placas. Prenda as mangueiras no bloco de água. Conecte o cabo de alimentação da bomba a um conector de alimentação de energia do computador. Note que nos kits que não vem prontos, você só coloca o líquido depois de todo o sistema pronto. Assim, tome cuidado para não deixar o líquido tocar os circuitos do computador.
Antes de encher o reservatório com o fluido de arrefecimento e preparar o sistema, verifique todas as conexões e veja se estão bem presas. Um vazamento pode ser o fim de seu computador. Teste o sistema com a mão no plugue da tomada: ao menor sinal de vazamento, desligue tudo para evitar um curto circuito.
Após confirmar que não há nenhum vazamento, ligue o computador. Vá para a configuração do computador e verifique a temperatura do processador e da placa de vídeo, caso tenha usado a refrigeração nela. Se a temperatura é alta, verifique se a bomba está funcionando corretamente.
Quanto custa um sistema de refrigeração com água em seu computador?
Kits prontos e de bom desempenho não saem por menos de R$200,00. Kits caseiros, que você pode montar em casa, podem sair mais baratos, mas irão exigir maior conhecimento de sua parte. Se você quer um kit que também resfrie sua placa de vídeo, o preço também é mais caro.
Quem precisa de um sistema de refrigeração com água no computador?
A refrigeração com água serve para aqueles que usam o computador para jogos, design ou renderização 3D. Quem tem um uso “normal” do computador, ou seja, apenas vídeos e internet, pode usar um sistema de refrigeração normal e optar pelo resfriamento com água quando achar que o computador não tem um desempenho satisfatório e precisa de um overclock, que normalmente aumenta a temperatura do sistema e requer um melhor resfriamento.
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Comprar computador usado, vale a pena?
O que fazer se seu computador parar de funcionar?
Meu PC não liga, o que fazer?
Principais componentes internos de um PC e periféricos! Hardware e software!