Como comparar placas de video?
Neste artigo nós vamos te ensinar como fazer uma comparação das placas de vídeo. Você vai aprender quais os componentes deverá analisar e qual a função de cada um na placa de vídeo. Na hora de fazer uma escolha de placa de vídeo a melhor opção é comparar bastante.
Para te ajudar a fazer um bom comparativo vamos deixar um link para o site da NVIDIA. Você certamente vai conseguir um comparativo de alto nível e vai ter um resultado bem concreto de todas as informações que você está buscando. Para acessar a página de comparação, basta você clicar AQUI.
Leia também
Chip ou GPU
Você deve ter em mente que muito mais importante do que quantidade de memória, velocidade de processamento ou o visual, é o chip. Ele certamente é o principal componente e vai determinar qual a capacidade desta placa de vídeo. A placa que conta com GPU integrado sempre terá vantagem para aquelas que não possuem.
Suporte a jogos
Sem exceções de modelos, todas as placas das novas séries de placas de vídeo NVIDIA e AMD contam com suporte ao DirectX 11. Ele é utilizado nos games mais modernos e sem ele certamente você não vai conseguir rodar o game no seu desempenho total.
Muito se fala da relação de importância entre um componente e outro, mas o certo é que uma boa placa de vídeo vai manter um equilíbrio entre os Bits, a velocidade da memória e o clock. Veja como escolher uma ótima placa de vídeo para rodar os melhores jogos. Agora você vai aprender a função de cada um deles, confira as informações detalhadas abaixo:
Core clock
- Você nem deve sonhar isso, mas todos os componentes das placas gráficas operam com freqüências diferentes. A função do core clock é indicar a freqüência de operação da GPU.
- Sendo assim, quanto maior for este clock, certamente muito maior será a velocidade de operação destas tarefas. Isso quer dizer que uma placa com clock maior vai trabalhar melhor do que uma de clock menor.
Memória
- O barramento da memória representa o tipo da memória que está instalada na placa de vídeo. As mais utilizadas atualmente são as a memória do tipo DDR3 ou a memória do tipo GDDR5.
- Vale lembrar que entre estas duas opções a GDDR5 é muito superior a memória DDR3.
Bits
- Nas placas de vídeos mais simples você tende a encontrar as combinações mais frequentes que são são: 16 bits, 24 bits e 32 bits por pixel. Atualmente você encontrar placas de vídeo superiores a 256 bits e elas certamente tem a capacidade de suportar qualquer configuração.
- Se a sua placa de vídeo estiver totalmente configurada, você vai poder escolher pelo sistema operacional, qual é a quantidade de cores desejada, mas tudo dentre o limite que a placa de vídeo consiga suportar.
Você certamente terá muitas dúvidas na hora de buscar uma boa placa de vídeo. A dica que podemos dar é que você faça um detalhado comparativo entre as opções que atenderem melhor as suas expectativas.
Mas os dois principais pontos destacados por grande parte dos usuários são:
- Jamais compre placas de 64 ou 128 bits para rodar jogos de última geração. Você deve dar sempre preferência para 256 bits ou superior.
- Na hora de escolher a placa você deve visar sempre as que tiverem pelo menos 1GB de memória e GDDR5.
Estamos encerrando aqui o nosso artigo e esperamos que todos consigam encontrar a melhor placa para sua necessidade e que vocês retornem em nosso site para elogiar, criticar ou até mesmo deixar uma sugestão sobre esta matéria. Desde já agradecemos e estamos esperando a sua opinião!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Crossfire x SLI! Quais as diferenças reais?
Ilha de edição, para quê serve? Como montar uma?
A placa de vídeo GeForce GTS 450 é boa?
Placas de vídeo para uso profissional!