Como escolher um curso superior?
Você já deve saber mais ou menos algo que deseja fazer. Mas existem milhares de estudantes que fazem a mesma pergunta: o que devo estudar? Abaixo estão alguns pontos a considerar antes de tomar essa decisão tão importante na sua vida e assim, definir uma carreira para seu futuro.
Encontre um curso que corresponda aos seus interesses, aspirações de carreira e talentos
Não há um curso que combina com todo mundo, por isso sabemos o quanto é importante encontrar o caminho certo para você. A melhor maneira de decidir o que você gostaria de estudar é perguntar a si mesmo as seguintes perguntas:
Leia também
- Como se tornar um desenvolvedor de software? Passo a passo!
- Como escolher um tablet para estudar? Qual o melhor?
- Quais assuntos me interessam?
- Quais são os meus talentos?
- O trabalho que eu gostaria de fazer depois de universidade ou faculdade?
- Quais as habilidades acadêmicas que eu gostaria de melhorar?
Tendo uma resposta a qualquer destas perguntas é um bom ponto de partida, mas não se preocupe se você não pode responder a todas elas. Algumas profissões irão exigir um maior esforço de sua parte, principalmente na hora de passar no vestibular. Mas se você sabe que carreira você gostaria de fazer no futuro, pesquise o trabalho em detalhes para ver se as qualificações são essenciais e crie uma motivação para os estudos do vestibular. Vale muito estudar o currículo do curso que você deseja para saber se as matérias realmente são de seu interesse. Lembre-se que normalmente os primeiros períodos são mais “parados”, com muito conteúdo e pouca prática.
Escolha uma qualificação que lhe convier
A maioria das pessoas acha que o ensino superior significa estudar para um diploma, mas há muito mais do que isso. Muitos chegam a optar por cursos mais “fáceis” apenas para ter um diploma e poder fazer concursos. O que eles esquecem é que passarão cerca de quatro anos estudando assuntos que não os interessam e a chance de desistirem é grande.
O caso pode ser parecido para estudantes que gosta mais de uma área do conhecimento. Mas estes podem ter uma solução mais fácil ao assistir matérias de outros cursos na universidade pública, sabendo assim direcionar melhor seus estudos. Combine os conhecimentos adquiridos para conseguir maximizar seu aprendizado.
Explore assuntos que te interessam para descobrir uma grande variedade de cursos
Depois de ter escolhido uma ou mais disciplinas que você consideraria a estudar, o próximo passo é escolher um curso que inclui esses assuntos. De nível superior, você pode estudar mais do que apenas temas centrais, como a matemática, inglês, química. Estes temas se ramificam em cursos mais criativos e variados.
Por exemplo, se você gosta de química, você pode estudar engenharia química, química ambiental ou ciência forense. Se preferir Inglês, você pode estudar literatura inglesa, editoração, tradução ou até cursos de licenciatura para se tornar um professor. Quanto mais assuntos que você gosta você explorar, mais oportunidades irão surgir
Aprenda uma língua e construa sua confiança, podendo até estudar no exterior
Ao se dedicar a aprender uma língua qualquer, você abre mais ainda o leque de pesquisas de locais para seu trabalho e também inspirações de carreira. Existe também a possibilidade de estudar fora do Brasil para aprender uma profissão, o que é extremamente positivo e produtivo. Abra sua mente para esta oportunidade e assim, tenha mais opções para sua carreira
Serviços especializados
Existem muitos profissionais que oferecem serviços especializados para te ajudar a decidir qual a área que mais combina com seu perfil. É uma boa escolha para te ajudar a ter uma ideia, mas não é uma escolha definitiva. Siga estes conselhos com calma e, caso não goste de sua primeira opção, parta para outra: é melhor perder alguns meses do que uma vida inteira arrependido de suas escolhas.
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Criador de jogos, o que faz? Como se tornar um?
Como se tornar um técnico de hardware?
Vale a pena um curso de manutenção de computadores?
Web Designer: o que faz, onde estudar e qual o salário?