Como escolher os programas que iniciam com o Windows?
Primeiro, note que você deve se preocupar com todos os programas que iniciam automaticamente, e não apenas com aqueles que vão para a bandeja do sistema. Nem todos programas que se iniciam automaticamente se manifestam por um ícone na bandeja de seu computador. É fácil fazer com que eles deixem de iniciar automaticamente.
Configurando pelos próprios programas
Em cada programa que você não deseja iniciar automaticamente, verifique as opções para ver se ele tem a opção de não iniciar junto ao Windows (certifique-se que você realmente escolher o opção de não executá-lo ao iniciar o Windows, e não apenas uma opção “não mostrar ícone”). Muitos podem facilmente serem interrompidos dessa maneira.
Leia também
Vale também clicar com o botão direito no ícone do programa na bandeja (canto inferior direito, por padrão) e buscar pelas configurações e/ou preferências para o que falamos acima.
Configurando pelo MSCONFIG
Se isso não funcionar, execute MSCONFIG a partir do botão Iniciar -> Executar -> msconfig.exe . Vai aparecer uma janela com abas. Na aba Inicialização de Programas, desmarque os programas que você não deseja iniciar automaticamente com o Windows.
Cuidados com os programas que você não quer que iniciem com o Windows
No entanto, se eu fosse você, eu não faria isso apenas com a finalidade de executar o número mínimo de programas. Apesar do que muitas pessoas dizem, você deve estar preocupado não com quantos desses programas que você executa, mas quais. Alguns deles podem prejudicar o desempenho severamente, mas outros não têm efeito sobre o desempenho.
Não basta parar a execução de programas à toa. O que você deve fazer é determinar o que cada programa é, o seu valor é para você, e qual o custo no desempenho é de sua execução o tempo todo. Você pode tentar pesquisas do Google e perguntar sobre detalhes em nosso espaço de comentários ou em fóruns de tecnologia.
Uma vez que você tiver essa informação, você pode fazer uma escolha informada inteligente decisão sobre o que você deseja manter e que você quer se livrar.
Uma dica para automatização da inicialização e melhoria de performance do seu computador: Soluto
Basicamente, o Soluto é um programa que vai monitorar o seu computador. Ele vai te dizer quais programas são seguros de retirar da inicialização do Windows, quanto tempo a retirada de cada um vai te poupar, quais deles você pode retirar, quais programas precisam de atualização em seu computador e muito mais. Ele é um otimizador do uso do PC, além de uma ferramenta de apoio fenomenal para quem precisa de um suporte técnico automático. Vale a pena usar e usufruir dos benefícios deste programa, que ocupa muito pouco espaço e tem vários e bons benefícios.
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Otimizador para jogos, como funciona? Vale a pena?
Gerenciador de tarefas – Download do melhor
Como escolher a versão do Windows que você precisa?
Meu PC trava do nada, o que fazer?