Como fazer um cronograma pessoal?
Os hábitos são poderosos, mas não são fáceis de formar – particularmente bons hábitos. Criar um cronograma para suas tarefas diárias e atividades que você pode cumprir ajudará você a formar bons hábitos e a quebrar bons hábitos para uma vida mais produtiva e feliz.
Estabelecer uma rotina diária sólida é um pouco de arte e um pouco de ciência. A ciência é descobrir o que você precisa fazer, enquanto a arte é descobrir quando fazê-lo.
Faça uma lista para a definição de um cronograma
Primeiro, escreva tudo o que você precisa para fazer diariamente, tanto em sua vida como no trabalho. Não se preocupe em como você organiza essa lista. isso é um despejo cerebral, não uma lista de tarefas. Leve 30 minutos com um caderno para anotar tudo o que você faz todos os dias, assim como tudo que você deve fazer.
Leia também
Se você acha que é muito difícil lembrar de todas as tarefas de uma só vez, carregue um caderno e faça anotações durante o dia. No começo, nenhuma tarefa é muito pequena – se você quiser “escovar os dentes” em sua rotina, coloque-a na lista.
Como organizar sua agenda?
Os madrugadores fazem as coisas com mais eficiência antes do almoço, enquanto os noctívagos tendem a ter sua explosão criativa de energia à noite. Pense em quando você trabalha melhor e agrupe suas tarefas na hora do dia que faz mais sentido para quando você as concluirá da melhor forma.
Manhãs
As manhãs costumam ser dinâmicas, o que pode ser seu próprio desafio. Agrupe todas as suas tarefas iniciais aqui, como alimentar e passear com animais de estimação, descarregar a primeira carga de pratos para o dia e colocar o o almoço no fogão lento. Quando a corrida da manhã acabar, reserve as manhãs para as tarefas que exigem o pensamento mais crítico e a solução de problemas. Você deve realizar a tarefa que você menos quer fazer na primeira hora do dia, para cortar logo o tédio que ela pode causar.
Meio-dia
Esta é uma hora complicada porque seus níveis de energia – e talvez a cafeína do café da manhã – provavelmente se dissiparam. No entanto, isso significa que você pode estar preparado para fazer as coisas realmente chatas e rotineiras que não exigem muita energia cerebral. Use esse tempo para tarefas como responder a emails, definir compromissos e executar tarefas pequenas. Se você estiver em casa durante o dia, use esse tempo para limpeza de rotina, como esvaziar a máquina de lavar louça e esfregar os banheiros.
Noite
As noites funcionam melhor quando são reservadas para planejamento e preparação para o dia seguinte. Coloque suas roupas, faça as refeições e organize os quartos onde os itens tendem a se acumular, como a cozinha. Se você seguir uma rotina de organização semanal, você estará pegando um cômodo por dia durante 15 a 20 minutos.
Seja específico (se você quiser)
Dentro desses contornos soltos de cada parte do seu dia, você pode obter o mais específico que quiser. Por exemplo, você pode escrever uma rotina para sua manhã que se pareça com isso:
- 6:00 – Acordar, escovar os dentes e tomar banho
- 6:30 – Café da manhã
- 7:00 – Sair de casa
- 7:15 – Deixar as crianças na escola
- 7:30 – Chegue ao escritório
Essa é uma programação muito detalhada, mas algumas pessoas podem se sentir mais confortáveis com isso – pelo menos até você pegar o jeito da rotina.
Faça um cronograma de flexibilização
A vida fica no caminho até mesmo das rotinas mais detalhadas. O objetivo é aproveitar seus tempos mais produtivos para usar em suas tarefas mais desafiadoras e seus tempos menos produtivos para realizar as tarefas mais comuns. Pode haver momentos em que você precisa ir a uma consulta médica durante as horas que costuma reservar para o trabalho, ou a sua noite é tomada por uma reunião social – a vida fica no caminho, mas uma rotina diária manterá as coisas fluindo suavemente, apesar dos pequenos percalços.
Teste sua nova rotina
Leve sua nova rotina para um test drive por 30 dias. Como é? Você agendou suas tarefas em atividades em horários que fazem sentido? Você precisa ajustar as coisas? Ajuste qualquer coisa que não esteja funcionando caso a caso, e faça uma avaliação após 30 dias para ver como sua nova rotina está funcionando para você. E se precisar de ajuda, venha nos comentários abaixo e nós te ajudaremos!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Aplicativos para organizar rotina: os 10 melhores
10 dicas sobre como parar de procrastinar
Gerenciador de tarefas – Download do melhor
Rotina infantil: 5 dicas para te ajudar a cuidar das crianças!