Como fazer um óculos de realidade virtual?

Em Desenvolvimento e TI por André M. Coelho

O Google Cardboard é uma das maneiras mais fáceis de experimentar a realidade virtual em casa. É basicamente um óculos de realidade virtual caseiro.

Usando este tutorial, você será capaz de fazer um para si mesmo a zero custo se tiver algum papelão, plástico e ímãs leves em sua casa. A lente é uma das partes mais difíceis de construir este fone de ouvido VR, já que não está disponível em qualquer lugar e também é muito cara.

Então eu fiz a lente usando plástico leve e é assim que este projeto começou. Então, apenas siga este tutorial para construir seu próprio óculos de realidade virtual de papelão do Google DIY em casa.

Leia também

Como funciona o óculos de realidade virtual caseiro?

Neste tutorial, vamos primeiro fazer a lente caseira para o Google Cardboard ou Headset de realidade virtual. E mais tarde você terá que fazer a parte de papelão para o nosso o óculos de realidade virtual usando os modelos imprimíveis fornecidos aqui. A lente usada nesses fones de ouvido VR ajuda a reduzir a menor distância da visão distinta (LDDV) e nos permite ver a tela do nosso smartphone claramente a alguns cm do nosso rosto.

1 modelo de papelão do Google

Tesoura

1 faca estilete

Cola

Epóxi l´[iquido seca rápido

1 garrafa plástica clara feita de PET

1 seringa com agulha

Velcro ou elástico

1 bastão e pistola de cola quente

1 ímã de neodímio

1 smartphone

Aqui, estaremos fazendo uma lente biconvex usando garrafas plásticas claras e um pouco de água. Confira o resto do tutorial para ver como vamos fazer isso.

Como usar o óculos de realidade virtual: lente para o cardboard

Então, vamos começar primeiro com a lente, depois seguido pelo gabinete do Cartão VR. Se você já tem a lente para construir nosso headset de VR caseiro, você pode pular para o passo 2. Siga estas instruções passo a passo:

1. Encontre uma garrafa clara vazia com uma boa “curvatura”.

2. Em seguida, faça um modelo circular (25mm de diâmetro) em uma folha de papelão / papel.

3. Usando o modelo circular, corte as peças circulares da garrafa de plástico usando uma tesoura. Faça e corte pelo menos 4 peças disso, porque você precisará de 2 peças juntas para criar uma única lente biconvexa.

4. Combine 2 peças do plástico transparente juntas para criar uma lente de forma Biconvexa, conforme mostrado abaixo:

5. Sele cuidadosamente todos os lados da circunferência do plástico da forma Biconvexa que você acabou de se juntar usando epóxi seco rápido.

6. Em seguida, preencha sua seringa com água clara e injetá-la cuidadosamente dentro da forma Biconvexa até que você preencha. Para remover bolhas, basta apertar ou apertar suavemente a lente para remover lentamente todas as grandes bolhas.

7. Depois de remover com sucesso as bolhas, preencha-a com água e sele-a novamente. Além disso, sele o buraco que você acabou de fazer com a agulha da seringa.

8. Deixe secar por alguns minutos. Teste se sua lente é capaz de ampliar as coisas. Experimente com pequenas coisas como letras impressas.

9. Agora, repita o procedimento para sua segunda e última lente Biconvexa.

Se você for capaz de construir seu par de lente com sucesso, Parabéns! Você é bom para construir seu próprio headset VR do Google.

Nota: Por favor, tenha em mente, como o tamanho da lente (diâmetro) da lente da lupa aumenta, a potência de ampliação da lupa diminui. Como o tamanho da lente da lente da lupa diminui, o poder de ampliação da lupa aumenta. Isso é resultado da quantidade de curvatura na lupa (lente). O poder de ampliação é resultado da quantidade de curvatura na lente da lupa. À medida que o tamanho da lente aumenta, a quantidade de curvatura na lente diminui, resultando em menor potência de ampliação da lente. À medida que o tamanho da lente diminui, a quantidade de curvatura na lente aumenta, resultando em maior potência de ampliação da lente. É por isso que as lentes de maior ampliação são geralmente menores em tamanho do que as lentes de ampliação inferiores.

Fazendo óculos VR caseiro

Caso queira experimentar a realidade virtual, um óculos caseiro vai te ajudar a visitar essa realidade. (Imagem: YouTube)

Fazendo o óculos de realidade virtual do Google

Agora vamos começar a fazer o recinto para o nosso headest VR Google Cardboard. Siga estas instruções para fazer isso:

1. Baixe os modelos diretamente do Google Drive e imprima no papel de ligação longo no modo paisagem.

2. Recorte o modelo usando uma tesoura.

3. Anexe os modelos no papelão usando cola.

4. Corte o papelão com base no modelo colado. Depois de cortar todas as três partes do modelo, você tem que montar isso. As marcações nos modelos irão guiá-lo onde você pode dobrar.

5. Coloque o par de lentes que você fez mais cedo no slot ocular do fone de ouvido do Google Cardboard montado. Você pode usar os slots na proteção de papelão para colocá-lo firmemente no fone de ouvido VR.

Testando o aplicativo do Google Cardboard

Agora podemos testar a execução de alguns aplicativos VR no smartphone. Dependendo de qual smartphone você tem (Android / iOS), baixe qualquer aplicativo VR ou o aplicativo do Google Cardboard e carregue em seu telefone. Agora coloque dentro do headset e tente visualizá-lo. Um aplicativo VR de amostra é o Rollercoaster VR.

CUIDADO Ao usar ímãs: bagunçar com ímãs poderosos perto do seu smartphone pode alterar a calibração do sensor!

Nós experimentamos um número de ímãs poderosos perto do telefone. Enquanto a bússola pode se re-calibrar, é possível atrapalhar. No nosso caso, parece que podemos ter um componente ligeiramente magnetizado perto do telefone.

Enquanto a bússola ainda parece funcionar razoavelmente bem, não mostra a mesma força geral do campo quando torcemos o telefone em direções diferentes. Há um número de escudos de aço inoxidável dentro de um iPhone que pode ter sido muito levemente magnetizado pelos ímãs de passagem. Espero que eles se desmagnetize ao longo do tempo.

Evite obter ímãs poderosos muito perto do seu smartphone, ou arriscar a confusão com sua própria calibração da bússola.

E aí, como ficou o Google Cardboard de vocês? Compartilhem conosco como foram seus experimentos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário