Como formatar um PC?

Em Manutenção de computadores por André M. Coelho

A maioria dos computadores fornece discos de CD ou DVD, ou possui um processo de restauração embutido no disco rígido, para redefinir o computador de volta ao software original com o qual foi comprado. Redefinir ou restaurar um computador pode ajudar a eliminar problemas com o software do computador, incluindo arquivos de programas corrompidos e infecções por vírus. As instruções sobre como formatar o computador de volta ao software original são fornecidas abaixo.

Como formatar o PC: avisos importantes

A restauração do seu computador apagará todas as informações do disco rígido e o tornará novo. Depois que as etapas abaixo tiverem sido concluídas, você não poderá reverter as etapas se desejar recuperar possíveis dados perdidos. Você deve fazer backup de todos os arquivos pessoais que não deseja perder antes de prosseguir com o processo de restauração. Use um programa de armazenamento na nuvem, HD externo, pen drive ou um gravador de mídias em disco para formatar seu PC.

Leia também

Passo a passo sobre como formatar um PC

Se você tiver um computador de alguma marca específica, é provável que você tenha uma partição de recuperação oculta do sistema e não precise usar nenhuma mídia para restaurar o computador. Para outros casos, você precisará de um disco de recuperação, seja ele um DVD, CD< Blu-Ray ou pen drive. O passo a passo para as diferentes versões do Windows são bem semelhantes.

Windows 10

Abra o menu Iniciar. Selecione a opção Configurações (parece uma engrenagem). Na janela Configurações, selecione a opção Atualizar e segurança. Selecione a opção Recuperação no painel de navegação esquerdo. Clique no botão Inicia na seção “Redefinir este PC”. Escolha a opção Manter meus arquivos ou Remover tudo, dependendo se você quiser preservar seus arquivos pessoais ou excluir tudo e começar de novo. Siga as instruções para iniciar o processo de recuperação. O Windows será redefinido, mantendo seus arquivos pessoais intactos ou apagando tudo, dependendo da opção selecionada.

Windows 8

Pressione a tecla Windows mais a tecla “C” para abrir o menu Charms. Selecione a opção Pesquisar e digite reinstalar no campo de texto Pesquisar (não pressione Enter). Selecione a opção Configurações. No lado esquerdo da tela, selecione Remover tudo e reinstalar o Windows. Na tela “Redefinir seu PC”, clique em Avançar. Na tela “Deseja limpar completamente sua unidade”, selecione Apenas remover meus arquivos para fazer uma exclusão rápida ou selecione Limpar totalmente a unidade para que todos os arquivos sejam apagados. Na tela “Pronto para redefinir o seu PC”, clique em Redefinir. O disco rígido será apagado e o Windows 8 será reinstalado.

Windows 7 e Vista

Para restaurar um computador com Windows 7 ou Vista, você deve ter um conjunto de discos de restauração para o computador ou um disco de instalação original do Windows 7 ou Vista. Se você não tiver um conjunto de discos de restauração, precisará entrar em contato com o fabricante do computador para solicitar um novo conjunto ou restaurar discos. Antes de seguir as etapas abaixo, verifique se o computador está configurado para inicializar a partir da unidade de pen drive ou CD-ROM. Insira o CD de instalação do Windows 7 / Vista na unidade de CD-ROM e reinicie o computador. Quando você vir a mensagem “Pressione qualquer tecla para inicializar a partir do CD”, pressione uma tecla no teclado. Pressione a tecla Enter na tela de boas-vindas da Instalação do Windows. Quando solicitado, pressione qualquer tecla no teclado.

Na página “Instalar o Windows”, selecione seu idioma preferido e outras preferências e clique em Avançar. Na página Contrato de Licença, aceite os termos e acordos e clique em Avançar. Na tela Tipo de instalação, escolha a opção Personalizada. Selecione a opção Opções de unidade (avançado). Para o disco 0, exclua todas as partições. Quando todas as partições tiverem sido excluídas, você verá uma única entrada chamada “Espaço não alocado”. Clique no disco 0 e selecione Avançar. O processo de instalação do Windows começará criando uma nova partição, formatando a partição e instalando o Windows no disco rígido. O processo de formatação apagará o disco rígido antes de instalar o Windows.

Formatar HD

Formate seu HD para recuperar um melhor desempenho do seu dispositivo. (Foto: sempreupdate.com.br)

Como formatar meu computador No Windows?

Abra o Gerenciamento de Disco, o gerenciador de disco rígido incluído em todas as versões do Windows. No Windows 10 e no Windows 8, o menu Poferece o acesso mais rápido ao gerenciamento de disco. Você também pode abrir o Gerenciamento de Disco no Prompt de Comando em qualquer versão do Windows, mas abri-lo via Gerenciamento do Computador é provavelmente mais fácil, a menos que você seja realmente rápido com os comandos. Basta clicar no botão de pesquisa e pesquisar pelo gerenciador de disco rídico.

Agora, com o Gerenciamento de Disco aberto, localize a unidade que deseja formatar na lista na parte superior. A unidade que você deseja formatar não está listada ou aparece uma janela Inicializar Disco ou Assistente de Inicialização e Conversão de disco? Se assim for, isso significa que você ainda precisa particionar a unidade. Um programa como o MiniTool Partition Wizard pode te ajudar nisso.

Vale lembrar que esse guia vale tanto para o gerenciador de discos do Windows quanto para os programas de gerenciamento de discos e partições.

A formatação da unidade C, ou qualquer outra letra que identifique a unidade em que o Windows está instalado não pode ser feita a partir do Gerenciamento de disco e nem a partir de um programa de gerenciamento de partições, ou de qualquer outro local no Windows. V

Uma vez localizado, clique com o botão direito do mouse ou toque e segure na unidade e escolha Formatar. Uma janela “Formatar [letra da unidade]:” deve aparecer.

Obviamente, é muito importante escolher a unidade correta para formatar. Uma vez iniciado, você não pode parar uma formatação sem causar problemas. Assim… Se você estiver formatando uma unidade que contenha dados, verifique se ela é a unidade correta, observando a letra da unidade e, em seguida, verificando no Explorer se ela é, na verdade, a unidade correta.

Se você estiver formatando uma nova unidade, a letra da unidade atribuída não será familiar para você e o sistema de arquivos provavelmente será listado como RAW.

Na etiqueta do volume: caixa de texto, forneça um nome à unidade ou deixe o nome como está. Se esta for uma nova unidade, o Windows atribuirá o rótulo de volume Novo volume.

Recomendo dar um nome à unidade para facilitar a identificação no futuro. Por exemplo, se você estiver planejando usar essa unidade para armazenar filmes, nomeie o volume como Filmes.

Para sistema de arquivos: escolha NTFS, a menos que você tenha uma necessidade específica de escolher outro sistema de arquivos.

O NTFS é sempre a melhor opção de sistema de arquivos para usar no Windows, a menos que você tenha uma necessidade específica de escolher o FAT32. Outros sistemas de arquivos FAT estão disponíveis apenas como opções em unidades de 2 GB ou menores.

Defina o tamanho da unidade de alocação: como Padrão, a menos que haja uma necessidade específica de personalizá-lo. Existem muito poucas razões para mudar isso.

No Windows 10, 8 e 7, a opção Executar uma formatação rápida é marcada por padrão, mas eu recomendo desmarcar a caixa para que uma formatação “completa” seja feita. Uma formatação rápida formata o disco rígido consideravelmente mais rápido do que a formatação padrão, mas os benefícios geralmente superam o custo de curto prazo (seu tempo) da formatação completa.

Windows 10, 8, 7, Vista

Em uma formatação padrão, cada setor no disco rígido é verificado quanto a erros (ótimo para unidades novas e antigas) e um zero também é gravado (excelente para unidades usadas anteriormente). Uma formatação rápida ignora a pesquisa do setor defeituoso e a limpeza básica de dados. A opção Ativar compactação de arquivos e pastas está desmarcada por padrão e recomendamos mantê-lo dessa maneira. A compactação de arquivos e pastas pode ser ativada para economizar espaço em disco e você pode ativá-la se achar que pode se beneficiar dela. No entanto, a maioria dos drives é tão grande hoje que a compensação entre o espaço salvo e o desempenho inferior da unidade provavelmente não vale a pena. Toque ou clique em OK na mensagem de “Formatar este volume irá apagar todos os dados nele. Faça backup de todos os dados que você deseja manter antes de formatar. Deseja continuar?”.

A formatação do disco rígido será iniciada. Você pode acompanhar o procedimento pela barra de evolução. A formatação de um disco rígido no Windows pode levar muito tempo se a unidade for grande e/ou lenta.

Para particionar, não se esqueça de criar as partições logo após a formatação. Em programas de formatação e gerenciamento de partições, é possível solicitar a formatação e, ao mesmo tempo, aplicar o particionamento. Depois, é só clicar em aplicar as modificações para que todo o processo seja feito automaticamente.

A formatação exclui dados, mas nem sempre os apaga

Quando você formata uma unidade no Windows, os dados podem ou não ser realmente apagados. Dependendo da sua versão do Windows e do tipo de formatação, é possível que os dados ainda estejam lá, ocultos do Windows e de outros sistemas operacionais, mas ainda acessíveis em determinadas situações. Por isso, um programa de formatação pode ser melhor na tarefa.

Se o disco rígido que você está reformatando não precisar mais ser usado novamente, você pode pular a formatação e a limpeza, e fisicamente ou magneticamente destruí-lo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário