Como gerenciar uma página no Facebook?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Pensando em começar uma página de Facebook para o seu negócio ou suas ideias? Quer saber o que o fazer e não fazer na gestão de uma página? Não tenha medo, temos esboçados alguns passos importantes que qualquer um pode tomar para garantir que eles usam seu tempo com sabedoria quando fazem o marketing no Facebook.

Todo mundo está no Facebook, certo?

Não é verdade. Algumas pequenas empresas e marcas ainda têm de saltar no movimento com medo de que eles não têm o tempo ou recursos para gerenciar com sucesso uma página. Mas não há nenhuma razão para ter medo! Facebook baixou quase todas as barreiras à entrada e tornou ainda mais fácil nos últimos meses para que as empresas entrem, construam um público base e encontrem o sucesso. Mas, para simplificar esta entrada, precisamos resumir os passos mais importantes que podem ser tomados para obter uma página negócio instalada e funcionando no Facebook. Aos nossos olhos, há alguns pontos-chave que se devem ter em mente ao criar uma página. Vamos dar uma olhada no básico e o que fazer ou não fazer na gestão de uma página no Facebook para o seu negócio.

Leia também

Escolha um nome de página e endereço válido

Embora isso possa parecer óbvio, este é o passo mais importante na criação de uma nova página, já que vai deixar uma impressão duradoura sobre a forma como você transmite a sua marca na rede social. Facebook resume a importância de um nome muito bem em seus documentos de ajuda:

O que fazer? Escolher um nome semelhante ao seu endereço de site para que você mantenha coerência com a marca.

O que não fazer? Escolher um nome excessivamente longo ou confuso. Lembre-se, você tem que pedir para mudar o nome da página se você decidir por um nome que descobrir ruim depois.

Preencha a seção “Sobre Nós”/”Informações”

Novamente, isso pode parecer óbvio, mas eu já vi muitas páginas bastante medíocres na seção de informações. Quando eu clico nessa seção, eu quero ter uma visão rápida da empresa, onde ela está localizado, o que faz, horários de funcionamento e como contatá-los. Como regra geral, isso deve ser visto como o seu espaço para atrair clientes no Facebook. Os motores de busca vão puxar da seção de informações em sua página, revelando resultados quando as pessoas procuram pelo seu negócio.

O que fazer?Incluir o endereço do site na seção SOBRE de seu perfil. Mesmo que haja um lugar específico para endereço da web mais para baixo, isso vai garantir que os usuários vejam o seu site na primeira página de sua linha do tempo!

O que não fazer? Deixas todas as seções em branco. Cada pouco mais de informações sobre a sua empresa que você pode fornecer, melhor. Dê um sentimento pessoal de se conectar com os visitantes ao invés de uma tela vazia em branco.

Planeje suas mensagens

O que poderia ser pior do que não ter uma página no Facebook? Ter uma página no Facebook com nenhum conteúdo! Não seja vítima de sua própria iniciativa, criando uma página só para tê-la sentada lá. Planeje sua estratégia de postagem e verifique se você tem uma ideia do possível conteúdo para postar. Pense no seu tom, sua personalidade da marca e sua política de comentar. Todos estes devem ser definidos como os aspectos de sua página de negócios para que os fãs recebam atenção consistente e interações.

O que fazer? Criar um calendário de conteúdo. Basta preencher um calendário com pequenas sinopses sobre o que você quer falar por uma determinada semana. Para pontos de bônus, compartilhe uma agenda do Google entre seus colegas para que todos saibam o tema da postagem para a semana!

O que não fazer? Deixar uma página em branco. Nada parece pior do que uma página de Facebook inativa. Lembre-se de verificar o seu feed de notícias para as mensagens interessantes que são relevantes para a sua marca e poste em conformidade!

Gerenciando bem uma página do Facebook

Não basta que sua página tenha umas curtidas: você tem que se dedicar e gerenciar bem a página para realmente fazer a diferença ao seu negócio. (Foto: www.entrepreneur.com)

Adicionar imagens e vídeos

Além de um nome, as imagens que são usadas em sua página de Facebook da marca tem o maior impacto sobre a sua marca e seu público potencial. Facebook deu aos usuários uma tela bonita para preencher com imagens originais, interessantes. Certifique-se de adicionar uma foto da capa, que é representante de sua personalidade da marca. Em seguida, adicione uma foto de perfil que simplesmente é o logotipo da marca, clara e fácil de ler, mesmo quando escalada para um tamanho pequeno. Visualize quaisquer mudanças visuais antes de confirmar e deixar a imagem escolhida.

O que fazer?Mudar sua foto da capa com freqüência para refletir as mudanças sazonais, marcos especiais ou mesmo para destacar fãs especiais no Facebook.

O que não fazer? Mudar a sua foto de perfil com frequência. Porque ela deve ser o logotipo da empresa, uma foto de perfil do Facebook da página deve permanecer consistente e reconhecível. Ninguém gosta de ser confundido com logotipos diferentes.

Promover a sua página

Sabemos que é triste ver míseras 1 ou 2 curtidas em sua página quando você começa, mas é aí que as conexões vêm a calhar.A etiqueta do Facebook dita que está tudo bem se você educadamente pedir aos seus próprios amigos pessoais para curtirem sua página de negócios. Mesmo se a mãe e o pai são os únicos que curtem a página já é um começo. Em seguida, busque pelo resto dos 900 milhões de usuários e comece a olhar para as páginas de tópicos ou categorias semelhantes à sua marca. Siga estas páginas, interaja com elas. Coloque sua marca para fora no Facebook naturalmente, envolvendo seus outros usuários. Demonstre que você é ativo no Facebook e os usuários serão atraídos para a sua página naturalmente, sem que você tenha que gastar um centavo nisso (apesar de você poder fazê-lo pelo Facebook e atrair mais curtidas e seguidores).

O que fazer? Convidar os contatos de e-mail, conhecidos interessados ??e amigos para curtir sua página e construir uma base de fãs inicial. Então, olhe para fora para páginas semelhantes e comece a interagir com elas.

O que não fazer? Aparentar como um comerciante desesperado. Facebook é construído com base nas interações sociais e não a terrivelmente artificial técnica de auto-promoção. Além disso, não compre curtidas no Facebook é também uma boa. Fazer isso só vai perder seu tempo e dinheiro, prejudicando a sua marca no longo prazo.

Use fotos

Sério, use fotos! Fotos geralmente ganham mais engajamento, o que por sua vez permite que elas aparecem nas linhas do tempo de fãs e seja alimentada com mais tráfego. As pessoas são atraídas para imagens naturalmente, assim que sua página se destacar por postar imagens únicas e relevantes.

O que fazer? Criar imagens únicas que seus fãs vão ser tentados a compartilhar. Cole seu logotipo no canto para que quando as imagens sejam compartilhadas seu nome permaneça ligado à imagem. Todos mundo hoje em dia tem uma câmera e um software de edição de fotos (se não tiver, existem centenas de opções gratuitas), basta fazer uso de seus recursos e não ter medo de compartilhar

O que não fazer?Publicar fotos sem atribuição. Mídia social é sobre o compartilhamento, crédito e agradecimento aos outros para a criação de conteúdo de qualidade. Não tome um grande conteúdo de outra pessoa sem uma marcação ou link da fonte.

Use a voz de sua marca para se envolver com os fãs

Depois de criar sua primeira página de negócios, você pode ser confundido quanto à forma de interagir com os fãs. No menu da página principal do Facebook, à direita de Página Inicial, você pode optar por “agir como” qualquer página que você criou ou gerencia. Faça isso para ter certeza de que você está agindo como sua marca através do Facebook. Isso garante que todas as curtidas ou comentários que você faz vem da marca não da sua conta pessoal .

O que fazer? Responder a comentários e perguntas usando a voz da marca nos fãs. Deixe-os saber que alguém que gere a página está prestando atenção aos comentários e disposto a ajudar, se necessário.

O que não fazer? Curtir suas próprias atualizações de status como uma página. Eu vejo isso acontecer tantas vezes com crescentes páginas do Facebook. O gerente vai postar uma atualização em sua página de negócios do Facebook, compartilhando-a com os seus fãs e, por sua vez, em seu próprio feed de notícias pessoal. Pensando que eles vão ajudar a um pontapé inicial nas curtidas, o gerente vai gostar do status quando o vêem no feed de notícias. NÃO FAÇA ISSO. Ele aparecerá como se a marca curtiu o próprio estado, confundindo os fãs e parecendo um ato egoísta de promoção. Em vez disso, administre a página com a conta profissional e depois, curta com sua conta pessoal se você realmente quer ajudar a aumentar a contagem de visualizações e alcance de uma postagem, ainda compartilhando o status.

Considerações Finais

Lembre-se , a gestão de uma página no Facebook leva tempo e alguma dedicação. Esperamos que, seguindo esses passos, você está armado com recursos suficientes e compreensão para criar e gerenciar uma página de negócios bem sucedida. Há uma abundância de recursos gratuitos e aplicativos disponíveis para o proprietário de empresas de pequeno porte afim de aproveitar o que está por aí e começar a comercializar o seu negócio no Facebook.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário