Como organizar os arquivos e pastas do seu computador?

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

Não é tão difícil organizar e manter seus arquivos no computador sob controle. Adicione uma pitada de bom senso, misture com uma pitada de autodisciplina, e repita essa fórmula. Não se preocupe, pois isso soa mais difícil do que é. Uma vez que você adquirir o hábito de fazer essas coisas, você não vai nem notar que está fazendo

Organizar arquivos digitais: delete arquivos desnecessários

É o mesmo processo que limpar seu quarto ou organizar seus arquivos físicos. Você passa por suas coisas, e quando se olha para um item, você decide: isso é relevante para algo importante? Se não for, você impiedosamente deve jogar fora. Isso é como você se mantém organizado: minimizando o número de coisas que você tem. Sem truques ou segredos.

Leia também

Este método não é diferente quando se trata de seus arquivos de computador. Ao passar por seus arquivos, decida-se se cada um ainda é relevante para algo importante. Se não for, delete. Você não vai precisar dele novamente, e ele só vai ocupar o espaço desnecessariamente. Normalmente, esses arquivos são arquivos de projeto antigos, como versões anteriores de trabalhos desatualizados.

Desorganização de arquivos de computador

Não dá pra deixar um computador com os arquivos de qualquer jeito. Tem que dar uma organizada para você conseguir encontrar os arquivos depois e as pastas com mais facilidade. (Foto: blog.elephantdrive.com)

Organizar arquivos em pastas automaticamente: organize os arquivos assim que você os cria, baixa, ou instala

Mantendo tudo organizado você evita que tenha que organizar tudo depois, o que vai gastar muito mais tempo depois. Faça o mesmo com os arquivos que já existem, se para cada um deles for demorar menos de 5 minutos para organizar e se livrar dele de uma vez por todas. Encontrou um texto inacabado? Termine e envie para o destinatário. Tem uma peça de código não terminado? Termine essa peça e salve na nuvem. Tem um grupo de arquivos antigos que não tem certeza se precisa mais? Passe por eles e exclua, se necessário.

Organize seus arquivos em poucas pastas

Crie apenas algumas pastas para o seu tipo de trabalho, e seja bem geral na criação da pasta. Ao invés de criar uma pasta com o título “Filmes” e depois outra pasta com o filme “comédias”, crie apenas a pasta com o nome “Filmes” e coloque o gênero do filme no título do arquivo. Assim, você tem uma tendência maior a não manter os arquivos desnecessários. Usando o exemplo, se o filme estivesse em uma pasta de comédia, para você “descobrir” que era um filme que você já assistiu ou que não vai assistir, você teria que abrir a pasta de filmes e depois abrir a pasta de comédia. Se estiver na pasta de filmes, a chance de você ver o filme ali e deletá-lo se julgar desnecessário é muito maior, tomando o controle muito mais facilmente. É a teoria das gavetas: quanto mais gavetas você tem para suas coisas, maior é a tendência de você perder seus pertences nelas e nunca mais os ver.

Programa para organizar arquivos e pastas: evite se você ainda não começou a organizar seus arquivos

Recursos de auto-organização são um grande inimigo para manter arquivos sob controle. Eles incentivam a preguiça na organização de arquivos. Isso não vai te incentivar a organizar seus arquivos, deletar seus arquivos desnecessários, renomear pastas, nem arquivos que você precisa para sua organização. Use um programa para organizar arquivos e pastas depois de você fazer uma organização inicial.

Consolide um ou mais arquivos em um só quando possível

Se você de alguma forma pode consolidar dois ou mais arquivos em um, então você vai naturalmente ter menos arquivos. E menos arquivos é igual a menos confusão. A outra vantagem de arquivos de consolidação é que se torna mais fácil encontrar o que você está procurando. Seus arquivos se torna mais organizados. Você vai naturalmente ter mais conteúdo relevante tudo em um arquivo e portanto, não há a necessidade de caçar vários arquivos que pertencem ao mesmo projeto. Mas como fazer isso?

Para textos de um mesmo assunto, copie e cole todos em um arquivo de texto principal, e salve em um arquivo único. Para designs visuais, você pode copiar e colar diferentes elementos e variações em um arquivo gráfico principal em camadas, ao invés de salvar vários arquivos diferentes.

Monitore sua organização semanalmente ou mensalmente

Depois de você usar essas estratégias de organização, é importante monitorar sua organização. Verifique semanalmente ou mensalmente como vai indo sua organização, e vá reorganizando e gerenciando seus arquivos para que eles não fiquem desorganizados novamente. Tome extremo cuidado, pois o mínimo descuido pode resultar em um computador com os arquivos todos espalhados em todos os cantos, em uma bola de neve de desorganização e caos. Não se esqueça de fazer um backup dos arquivos na nuvem para não perdê-los se seu HD der algum problema.

Como você faz para deixar seus arquivos e pastas do computador organizados? É difícil para você manter as pastas e arquivos de seu computador organizados ou você acha isso uma tarefa mais fácil?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário