Contagem de caracteres, como funciona?
A contagem de caracteres pode ser necessária para conseguir encaixar uma certa quantidade de caracteres em algum lugar ou respeitar os critérios de um processo seletivo, ou até uma prova. Mas como fazer a contagem de caracteres? Temos 3 opções: contar caracteres no Word, Excel e em programas semelhantes; e através de programas para contar caracteres.
Como contar os caracteres no Word?
Como seria de esperar, o Microsoft Word inclui um recurso para contar as palavras em um documento. Também inclui a capacidade de contar os caracteres. Saber a contagem de caracteres de um documento é importante para qualquer proprietário de negócios.
Leia também
Por exemplo, como escritor freelancer, seu cliente pode ter contagens de caracteres específicas que eles querem que você tenha. Para outros empresários, talvez o formulário de contato para seu cliente seja específico na contagem de caracteres. Quando você precisa verificar a contagem de caracteres no Microsoft Word, você pode fazer isso da mesma maneira que você verifica a contagem de palavras.
Passo 1: Abra o documento no Word que você deseja contar os caracteres.
Passo 2: Clique na guia Review/Revisão.
Passo 3: Clique em “Contagem de palavras” na seção de prova de prova. A janela de contagem de palavras é aberta e exibe os números de caracteres no documento com e sem espaços.
Passo 4: Clique em “Fechar” para fechar a janela Contagem de palavra.
Como contar caracteres no Excel?
Fórmula genérica
= LEN (A1) -LEN (SUBSTITUTE(A1, “A”, “”))
Para contar quantas vezes um caractere específico aparece em uma célula, você pode usar uma fórmula com base nas funções Substitute e Len. Na forma genérica da fórmula acima, A1 representa o endereço celular e “A” representa o caractere que você deseja contar.
Esta fórmula funciona usando o substituto para primeiro remover todos os caracteres que estão sendo contados no texto da origem. Em seguida, o comprimento do texto (com o caractere removido) é subtraído do comprimento do texto original. O resultado é o número de caracteres que foram removidos com substituto, o que é igual à contagem desses caracteres.
Substitute é uma função sensível a maiúsculas e minúsculas, portanto, ele corresponderá ao maiúsculo ao executar uma substituição. Se você precisar contar as ocorrências maiúsculas e minúsculas de um caractere específico, use a função superior dentro do substituto para converter o texto em maiúsculas antes de executar a substituição. Em seguida, forneça um caractere maiúsculo como o texto que está sendo substituído assim:
= LEN (A1) -LEN (SUBSTITUTE(UPPER(A1), “A”, “”))
Fácil essa fórmula do Excel, não é? Quando você precisa contar os caracteres nas células, use a função LEN. A função conta letras, números, caracteres e todos os espaços. Vamos aos passos para a contagem:
Passo 1: Para usar a função, digite = lEN (célula) na barra de fórmula e pressione ENTER. Nestes exemplos, a célula é a célula que você deseja contar, como B1.
Passo 2: Para contar os caracteres em mais de uma célula, insira a fórmula e copie e cole a fórmula para outras células.
Passo 3: Para contar um número total de caracteres em várias células, use as funções da soma junto com o Len. Por exemplo, = soma ((Len (Celúla1), Len (Celúla2), (Len (Celúla3)))). Neste exemplo, a função LEN conta os caracteres em cada célula e a função de soma adiciona as contagens.
Passo 4: Para contar certos, caracteres específicos dentro das células, use a função LEN com a função Substitute. Por exemplo, se você queria saber quantas minúsculas zs estavam dentro de uma célula você usaria esta fórmula:
= len (cell1) -len (substitute (cell1, “z”, “” “)
Contador de caracteres online
Você pode fazer a contagem de caracteres usando um site para realizar a contagem para você. Existem diversas opções de sites que podem dar as informações que você precise. Digite “contador de caracteres” no Google, e várias opções irão aparecer. Basta copiar e colar o texto que deseja contar os caracteres e pronto.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Teclado gamer bom e barato, como escolher?
Como descobrir conta fake?
Como criar conta no Gmail?
Como criar uma boa senha? Com exemplos!