Cooler líquido (water cooler) para computador? Como funciona?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

 

O water coooler, cooler de água, ou arrefecimento de água de um computador refere-se ao processo usado para diminuir as temperaturas dos componentes de um computador usando um sistema fechado de troca de calor que envolve um radiador, ventoinhas, e uma tubulação com um líquido de arrefecimento. Não é exatamente água que é usado, mas o termo é mais fácil de ser compreendido.

Como surgiram os water coolers para PC?

As velocidades dos processadores , placas de vídeo, memórias, e diversos componentes de computadores tem aumentado drasticamente nos últimos anos, assim como o calor gerado por eles. Enquanto as ventoinhas de uma CPU podem fazer um decente no resfriamento de um PC, elas podem não ser a solução ideal para ter deixar o computador em uma temperatura ideal.

Leia também

O que é o water cooler?

Você tem um radiador, formado por vários pequenos filamentos de metal, que permitem que pequenas quantidades de líquido passem por eles, permitindo a troca de calor com o ambiente. Fixado ao radiador estará uma ou mais ventoinhas, soprando ou puxando ar para o radiador, otimizando essa troca de calor. Conectados nas extremidades do radiador, estão tubos que se conectam ao processador, memória, placa de vídeo, etc, em “bombas” que fazem o líquido de arrefecimento circular no sistema. O calor das partes do computador passa para o líquido, que vai para o radiador, troca esse calor com o ar, e volta frio para receber calor de novo, em um ciclo que mantém seu computador fresquinho.

Sistema de water cooler

Um kit de water cooler completo para processador, incluindo a bomba de água, radiador, e o reservatório do líquido de arrefecimento. (Foto: www.custombuildcomputers.com)

Vantagens do water cooler

Um water cooler pode remover o calor aproximadamente mais rápido do que uma ventoinha. Um sistema de arrefecimento a água poderoso também permite que o sistema trabalhe em uma maior velocidade e reduza o ruído de todo o seu PC. Isso é bom porque permite uma maior margem para o overclock, por exemplo, para quem gosta ou precisa fazer esse tipo de trabalho no computador. Como já existem muitas empresas que fazem sistemas de arrefecimento líquido vendidos prontos, é pouca ou quase nula a chance de vazamentos, o preço é mais acessível, e a instalação é fácil. A maior vantagem de todas é que um sistema de water cooler fechado, pronto, tem uma manutenção quase nula, baseada na limpeza das ventoinhas e do radiador, que é facilitada.

Desvantagens do water cooler

Infelizmente, um sistema refrigerado a água pode sair mais caro, mas já há soluções de arrefecimento a água que compensam o preço. Sistemas personalizados, no entanto, além de saírem caros, podem começar a vazar, e líquidos não combinam bem com eletrônicos. Você tem que saber o que faz. O custo, mesmo dos sistemas prontos para uso, ainda é maior do que as ventoinhas a ar, mas não é uma grande desvantagem em si. Se o seu kit for caseiro, você ainda terá que adicionar o custo de manutenção do líquido de arrefecimento, que inclui a troca do líquido e limpeza da tubulação.

Visual do líquido de arrefecimento

Com os LED certos, saca só o visual que fica o PC com arrefecimento líquido! (Foto: www.youtube.com)

Water cooler: como funciona?

Explicamos acima o funcionamento do water cooler, mas vamos aprofundar um pouco mais. Temos os seguintes componentes, com suas seguintes funções:

A água (entenda como líquido de arrefecimento) começa o circuito no radiador ou reservatório, resfriada. No meio desse sistema, geralmente, há uma bomba de água (normalmente conectada ao componente do PC). No componente, geralmente há uma placa de metal grande conectada diretamente à parte ou às partes que mais geram calor. A água passa diretamente “atrás” dessas placas de metais, trocando o calor com o componente do PC de forma indireta (o metal conduz o calor até a água). A água, que está sendo bombeada no circuito, é levada de volta até o radiador, que então resfria o líquido novamente e retoma o ciclo.

Se o sistema tiver algum mau funcionamento, ou se o water cooler não estiver resfriando bem algum dos componentes, geralmente o computador dará alguns avisos, como sinais sonoros, travamentos, ou até mesmo sinais visuais. Quase todos os componentes modernos de computadores já vem com monitores de temperatura, e verificar isso é fácil.

Water cooler é para você?

Definitivamente, o water cooler é a melhor opção para o PC Gamer, ou para aqueles que precisam de um maior desempenho do computador. Mesmo quem precisa economizar no PC pode investir em um water cooler que não vai se decepcionar.

Para um PC de escritório ou para uso casual (vídeos, internet, etc), um water cooler é um luxo opcional, desnecessário, que só adiciona o conforto de fazer menos barulho que uma ventoinha tradicional.

Um fator interessante dos water coolers é que se você é uma pessoa que quer aprender novas habilidades, principalmente aprender a montar um computador, fazer um water cooler é um desafio que vai te ensinar ótimas habilidades de montagem de computador, desde o planejamento, questões de restrição orçamentária, e manutenção de um sistema de water cooler.

Além de tudo isso, visualmente, líquidos de arrefecimento de diferentes cores ficam muito legais em computadores, bem mais legal do que uma ventoinha. girando.

E aí, qual vai ser? Acha que o water cooler é uma boa compra para seu computador ou um exagero? Você já tem ou já teve um water cooler? Quais marcas recomenda e por que?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário