Core i5 e placa de vídeo

Em Softwares, apps e produtos por Alex Benfica

O processador Intel Core i5 é de umas das mais recentes famílias dos processadores Intel. Recentemente adquiri um Core i5 650 com o objetivo de rodar várias máquinas virtuais Linux dentro do Windows 7. Só tenho a dizer que foi uma excelente o escolha. Outro recurso que me chamou a atenção é a placa de vídeo integrada do Core i5.

Usando a placa mãe adequada (eu uso a Asus P7H55M\BR) você não precisa ter uma placa de vídeo dedicada, pois será possível usar o processador de vídeo interno do Core i5 (Integrated Graphics). Observe a numeração do processador que irá adquirir pois não são todos os i5 que tem o vídeo integrado. Escolha o soquete correto na placa mãe e o processador apropriado para o soquete. Por exemplo, eu uso em outro computador um Core i7, mas ele tem uma placa de vídeo dedicada, usando dois monitores para o trabalho.

Leia também

Utilidade do intel core i5

Usar um processador Intel Core i5 com placa de vídeo pode ser tudo que você precisa para um computador com bom desempenho em várias tarefas. (Foto: www.guru3d.com)

Para rodar máquinas virtuais é excelente, graças ao vários núcleos (cores) e também ao recurso de aceleração de máquinas virtuais (Intel® Virtualization Technology for Directed I/O -VT-d) presente desde as últimas versões do Pentium 4. O processador anterior que eu utilizava, um Pentium 4 HT,  não tinha esta tecnologia ainda. Neste i5, você mal percebe que está rodando uma máquina virtual quando maximiza o sistema operacional convidado. É um ganho de desempenho que, no fim do dia, pode se somar em bons minutos de trabalho.

Outra vantagem que percebi é que vídeos no formato H.264 e mkv para Blu Ray. Esses arquivos são decodificados via hardware, e rodam sem problema e sem pesar a máquina.

Mas como nem tudo é perfeito e já era o esperado, a placa de vídeo integrada do processador Core i5 é bem fraquinha, não sendo adequada para os jogos de última geração. Mal roudou o GTA San Andreas em 1024×768, e sequer habilitou a opção anti-alias. Se for para jogar de verdade, aí sim é necessária uma placa de vídeo dedicada, ou montar um computador para jogos adequado.

Para escolher o seu processador, utilize os comparativos de processadores que existem no site da Intel que aliás, é muito bem feito!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

Um comentário para: “Core i5 e placa de vídeo”

  • Nathanael

    Otimo comentario, fiquei em duvida quanto a isso

    Responder

Deixe um comentário