Core i5 e placa de vídeo
O processador Intel Core i5 é de umas das mais recentes famílias dos processadores Intel. Recentemente adquiri um Core i5 650 com o objetivo de rodar várias máquinas virtuais Linux dentro do Windows 7. Só tenho a dizer que foi uma excelente o escolha. Outro recurso que me chamou a atenção é a placa de vídeo integrada do Core i5.
Usando a placa mãe adequada (eu uso a Asus P7H55M\BR) você não precisa ter uma placa de vídeo dedicada, pois será possível usar o processador de vídeo interno do Core i5 (Integrated Graphics). Observe a numeração do processador que irá adquirir pois não são todos os i5 que tem o vídeo integrado. Escolha o soquete correto na placa mãe e o processador apropriado para o soquete. Por exemplo, eu uso em outro computador um Core i7, mas ele tem uma placa de vídeo dedicada, usando dois monitores para o trabalho.
Leia também
Para rodar máquinas virtuais é excelente, graças ao vários núcleos (cores) e também ao recurso de aceleração de máquinas virtuais (Intel® Virtualization Technology for Directed I/O -VT-d) presente desde as últimas versões do Pentium 4. O processador anterior que eu utilizava, um Pentium 4 HT, não tinha esta tecnologia ainda. Neste i5, você mal percebe que está rodando uma máquina virtual quando maximiza o sistema operacional convidado. É um ganho de desempenho que, no fim do dia, pode se somar em bons minutos de trabalho.
Outra vantagem que percebi é que vídeos no formato H.264 e mkv para Blu Ray. Esses arquivos são decodificados via hardware, e rodam sem problema e sem pesar a máquina.
Mas como nem tudo é perfeito e já era o esperado, a placa de vídeo integrada do processador Core i5 é bem fraquinha, não sendo adequada para os jogos de última geração. Mal roudou o GTA San Andreas em 1024×768, e sequer habilitou a opção anti-alias. Se for para jogar de verdade, aí sim é necessária uma placa de vídeo dedicada, ou montar um computador para jogos adequado.
Para escolher o seu processador, utilize os comparativos de processadores que existem no site da Intel que aliás, é muito bem feito!
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também
A placa de vídeo GeForce GTS 450 é boa?
Meu PC não liga, o que fazer?
Principais componentes internos de um PC e periféricos! Hardware e software!
Computador para Autocad, qual o ideal?
Um comentário para: “Core i5 e placa de vídeo”
Nathanael
Otimo comentario, fiquei em duvida quanto a isso