Correção ortográfica de texto online, como funciona? Qual usar?
No software, um corretor ortográfico ou corretor gramatical é um recurso de software que verifica se há erros ortográficos em um texto. Os recursos de verificação ortográfica costumam ser incorporados a software ou serviços, como processador de texto, cliente de e-mail, dicionário eletrônico ou mecanismo de pesquisa. E saber fazer a correção ortográfica do texto é importante para produções de textos de melhor qualidade.
Correção ortográfica de texto: o que procurar?
Um bom verificador ortográfico básico realiza alguns processos essenciais. Você tem que garantir que estes processos são feitos pelo verificador de sua escolha para que seu texto fique bem avaliado.
Leia também
Um bom verificador começa fazendo a varredura do texto e extrai as palavras contidas nele. Em seguida, compara cada palavra com uma lista conhecida de palavras com ortografia correta (ou seja, um dicionário). Ele pode conter apenas uma lista de palavras ou também pode conter informações adicionais, como pontos de hifenização ou atributos lexicais e gramaticais.
Uma etapa adicional é um algoritmo dependente do idioma para lidar com a morfologia. Mesmo para um idioma com flexão leve como o inglês, o corretor ortográfico precisará considerar diferentes formas da mesma palavra, como plurais, formas verbais, contrações e possessivos. Para muitas outras línguas, como aquelas que apresentam aglutinação e declinação e conjugação mais complexas, esta parte do processo é mais complicada.
Não está claro se a análise morfológica – permitindo muitas formas diferentes de uma palavra dependendo de seu papel gramatical – fornece um benefício significativo para o português.
Como um complemento a esses componentes, a interface do usuário do programa permitirá que os usuários aprovem ou rejeitem substituições e modifiquem a operação do programa.
Um tipo alternativo de verificador ortográfico usa somente informações estatísticas para reconhecer erros em vez de palavras digitadas corretamente. Essa abordagem geralmente requer muito esforço para obter informações estatísticas suficientes. As principais vantagens incluem a necessidade de menos armazenamento em tempo de execução e a capacidade de corrigir erros em palavras que não estão incluídas em um dicionário.
Em alguns casos, os verificadores ortográficos usam uma lista fixa de erros ortográficos e sugestões para esses erros; esta abordagem menos flexível é freqüentemente usada em métodos de correção baseados em papel, como ver também entradas de enciclopédias.
Algoritmos de agrupamento também foram usados para verificação ortográfica combinada com informações fonéticas.
Corretor ortográfico de texto x Corretor de gramática
Os primeiros corretores ortográficos eram “verificadores” em vez de “corretores”. Eles não ofereceram sugestões para palavras soletradas incorretamente. Isso era útil para erros de digitação, mas não era tão útil para erros lógicos ou fonéticos. O desafio que os desenvolvedores enfrentaram foi a dificuldade em oferecer sugestões úteis para palavras com erros ortográficos. Isso requer a redução das palavras a uma forma esquelética e a aplicação de algoritmos de correspondência de padrões.
O corretor ortográfico vai corrigir erros de palavras, geralmente de digitação. O corretor de gramática vai corrigir não apenas palavras, mas também erros contextuais, de concordância, entre outros.
Corretores ortográficos sensíveis ao contexto
Tem havido pesquisas sobre o desenvolvimento de algoritmos que são capazes de reconhecer uma palavra incorreta, mesmo que a própria palavra esteja no vocabulário, com base no contexto das palavras ao redor. Isso não apenas permite que palavras como as do poema acima sejam capturadas, mas também atenua o efeito prejudicial de ampliar os dicionários, permitindo que mais palavras sejam reconhecidas.
Qual corretor gramatical escolher?
O corretor gramatical de programas como Word, Google Docs, e LibreOffice podem fazer já um bom trabalho de correção de texto e gramática. Porém, há sites e programas que podem realizar correções mais profundas. Alguns são gratuitos, enquanto outros podem cobrar taxas pelo uso do programa.
Você pode testar diferentes aplicativos e sites para ver qual o melhor para suas necessidades, pois nem todos são feitos iguais. Na maioria das vezes, os programas padrões já terão uma correção boa o suficiente para seus textos.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como digitar em braille: teclado para deficiente visual!
Como usar o comando chkdsk?
O que é nome de usuário?
10 coisas que você não deve fazer com o seu roteador WiFi