5 cuidados ao escolher um VPN gratuito
Uma VPN é uma maneira inestimável de proteger sua privacidade, mas escolher um provedor VPN é um exercício de confiança. Você está entregando o acesso a muitos dos seus dados on-line para um terceiro, então você precisa ter certeza de que eles vão proteger seus dados e não abusarem disso. Para pessoas que são novas para usar uma VPN, pode ser difícil saber quais provedores são respeitáveis.
Felizmente, existem etapas que você pode tomar para verificar um provedor de VPN, gratuito ou não, antes de fazer um compromisso. Nós vamos falar com você através de como avaliar um provedor VPN para que você possa ver por si mesmo se são dignos da sua confiança e seu dinheiro.
Leia também
- Como desativar a localização no Google Maps? E a linha do tempo?
- Como recuperar o acesso a uma conta de rede social hackeada?
1. Verifique a política de log da VPN grátis
A questão mais importante a considerar ao olhar para um provedor VPN é sua política de log. Isso lhe dirá quais informações de que a empresa VPN armazenará sobre suas atividades na Internet, por isso é vital verificar isso para proteger sua privacidade. Você quer um provedor com uma “nenhuma política de log”, o que significa que eles não salvarão informações sobre os sites que você visitar ou os arquivos que você baixar.
Para ver a política de log do provedor em potencial, vá para o site deles e pesquise sua política de privacidade. A linguagem nas páginas pode parecer bastante técnica, mas não se preocupe, você pode encontrar as informações necessárias.
Procure uma seção na política de privacidade que declare o tipo de informação que eles coletam ou quais dados eles processam. Um bom provedor VPN coletará apenas informações básicas, como:
O endereço de e-mail ou nome de usuário que você usa para se inscrever e fazer login na sua conta
Informações de pagamento para que você possa pagar pelo serviço (às vezes você pode pagar com o Bitcoin se quiser ficar mais anônimo)
Informações de diagnóstico opcionais Se o seu software falhar (você pode optar por enviar essas informações para maior privacidade)
Se o provedor que você está considerando coleta apenas esta informação, então você está bem.
No entanto, se eles coletarem outras informações, então você deve ser cauteloso. Alguns exemplos de informações que um provedor de VPN não deve ser necessário manter logs de incluem:
Seu nome (a menos que seja necessário para pagamento)
Seu endereço IP real
Onde você está situado (sua localização atual)
Informações sobre o seu dispositivo, como seu sistema operacional
Timestamps de conexão (estes podem ser usados ??para fins de diagnóstico, mas é melhor se o seu provedor não os coletar)
Cuidado, como às vezes, os provedores VPN se anunciarão como “sem log”, mas realmente coletará logs de quando você usar o serviço ou qual dispositivo você usá-lo, minando sua privacidade. Leia atentamente a política de privacidade antes de decidir sobre um provedor.
Principalmente em VPNs gratuitas, você poderá acabar tendo de entregar mais dados para conseguir a gratuidade.
2. Verifique o nível de criptografia da VPN
Outro fator a considerar na escolha de uma VPN é o quão forte é a criptografia. A criptografia mais forte é mais difícil de quebrar e oferece melhor segurança. A criptografia de 256 bits é padrão na indústria VPN, embora alguns provedores ofereçam criptografia menos segura de 128 bits.
Verifique o site do provedor sob a seção “Recursos” e eles devem anunciar qual nível de criptografia que eles usam.
3. Descubra quantos servidores de VPN estão disponíveis
Por conveniência, você quer um provedor VPN com muitos servidores para você se conectar. Para ver quantos estão oferecidos, procure uma seção no site do provedor intitulado “Lista de servidores” ou similar. Isso deve mostrar a você uma lista completa de todos os servidores que estão disponíveis e seus locais.
De um modo geral, mais servidores é melhor, pois proporciona mais opções para encontrar um servidor rápido e confiável quando você se conecta. Na prática, no entanto, não há muita diferença na experiência entre um provedor com 1.000 servidores e um com 2.000 servidores. Basta procurar por um provedor com pelo menos 500 servidores que devem ser mais do que suficientes para a maioria das pessoas.
Você também vai querer verificar quantos servidores de países estão disponíveis. Você pode usar uma VPN para contornar restrições regionais, desde que seu provedor tenha um servidor no país que deseja acessar a Internet. Certifique-se de que o provedor que você escolher tenha servidores nos países onde deseja acessar o conteúdo.
4. Saiba quais velocidades de VPN você receberá
Uma desvantagem para usar uma VPN é que ela pode diminuir a sua conexão com a Internet devido ao passo extra de criptografia que os dados passam. Para minimizar essa desaceleração, você vai querer uma VPN que tenha servidores rápidos.
Pode ser difícil saber o quão rápido uma VPN será, no entanto. A maioria dos provedores anuncia que oferecem boas velocidades, mas é difícil verificar isso como um cliente em potencial.
Você pode procurar comentários VPN que geralmente incluem um teste de velocidade, mas lembre-se de que sua experiência será diferente do de outra pessoa. Isso ocorre porque a velocidade da sua conexão dependerá de ambos onde você está localizado e onde o servidor que você está conectando está localizado. Alguém baseado no Brasil que está conectado a um servidor no Japão terá velocidades diferentes do que alguém baseado na França que está conectado a um servidor na Alemanha.
A única maneira de ter certeza de que velocidades você terá com uma VPN é experimentar por si mesmo. Muitos provedores de VPN oferecem uma avaliação gratuita ou uma garantia de devolução do dinheiro para que você possa experimentar seus servidores por alguns dias e ver se você está feliz com as velocidades antes de se comprometer com um provedor.
5. Veja quais recursos opcionais estão disponíveis
Antes de tomar sua decisão final, você também pode verificar quais recursos opcionais um provedor VPN oferece verificando seu site. Alguns recursos opcionais que são bons:
Escolha entre provedores de VPN que permitem usar torrent.
Software que inclui um interruptor de matar (útil para usuários de torrent)
Um serviço que você pode usar na China (a maioria das VPNs não funciona na China devido ao software de bloqueio de VPN no país)
A capacidade de instalar a VPN no seu roteador
Escolha entre provedores de VPN que trabalham com o Netflix
Agora você pode ficar seguro on-line usando sua VPN
Agora você verificou esses itens, você verá que os serviços oferecidos por diferentes provedores podem ser bastante variados.
Aproveite o tempo para encontrar o VPN certo para você, e se tiver dúvidas deixe nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
O que é VPN? Como criar um?
Como ver itens salvos no Google e proteger sua privacidade?
Internet cai e só volta quando reinicia o modem: o que pode ser?
O que é um servidor de internet?