Cursos gratuito online, onde fazer?
É realmente importante encontrar o curso online certo para você. Ao iniciar um curso que não lhe convém, você pode rapidamente adiar o aprendizado e perder a confiança. Mas quando existem milhares de cursos online, como você pode escolher apenas um? Aqui estão alguns conselhos simples que você pode seguir para encontrar o curso mais adequado para você.
Decida seus próprios critérios para a escolha do curso gratuito online
O primeiro passo é decidir o que você quer de um curso. Você quer um curso para melhorar suas habilidades para o trabalho? Ou um curso que é endossado por um órgão profissional? Ou talvez um curso apenas para passar o tempo? Talvez você saiba qual tópico deseja estudar ou talvez não.
Leia também
- Qual a diferença entre técnico em informática, engenheiro de computação, ciências da computação e sistemas de informação?
- Criador de jogos, o que faz? Como se tornar um?
Antes de começar a procurar um curso, tente estabelecer exatamente o que você quer ou precisa dele. Tente e responda a estas perguntas:
Você está aprendendo por trabalho ou por diversão?
Quanto tempo você pode gastar aprendendo por semana?
Você está procurando desenvolver uma habilidade específica? Em caso afirmativo, qual é?
Em quais tópicos você está especialmente interessado?
Passe algum tempo explorando cursos online de graça
Agora você tem uma ideia mais clara do que precisa de um curso, gaste algum tempo navegando nos cursos. Em vários sites e por aplicativos, você pode procurar nas páginas de categorias ou, se souber o tópico ou a área em que está interessado, poderá pesquisar diretamente. Escolha cursos que correspondam ao maior número possível de critérios que você recebeu acima.
Se você encontrar vários cursos que atendem aos seus critérios, não se preocupe. Abra cada página do curso e siga com os passos abaixo.
Leia as descrições do curso completamente
Este passo é um dos mais importantes. Reserve um tempo para ler todas as descrições do curso, certificando-se de entender o que é o curso, o que há no plano de estudos e o que você aprenderá até o final do curso.
Neste momento, também é importante descobrir exatamente para quem é o curso, para garantir que seja o nível certo para você. Todos os sites e apps tem uma ampla variedade de cursos, desde aqueles para pessoas sem experiência em um assunto até aqueles para pessoas que já estão trabalhando no campo. Você não deseja terminar um curso que não corresponde à sua experiência.
Como escolher um curso para fazer: suas necessidades!
Depois de familiarizar-se com o que os cursos cobrem e para quem eles são necessários, você deve compará-los com os critérios definidos na etapa um. Qual curso melhor atende às suas necessidades?
Se você achar que tem alguns cursos que atendem aos critérios, será necessário avaliar se você tem tempo para ingressar e acompanhar todos eles. Se você acha que não pode, pode sempre marcar como favorito para começar mais tarde (a maioria dos cursos de sites e apps acontece várias vezes ao ano) ou atualizar um curso para obter acesso contínuo a ele.
Comece a aprender
Você navegou, leu as letras pequenas, verificou os critérios e, se tudo correu como planejado, deveria ter um curso alinhado. A única coisa que resta a fazer é começar.
Se o curso não começar por um tempo, adicione um lembrete ao seu calendário ou faça uma anotação em seu diário para estar pronto quando ele começar. Se ele começar imediatamente, coloque uma programação no seu dia a dia para fazer o curso todos os dias.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder.
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como se tornar um técnico de hardware?
Como a internet lhe faz poupar dinheiro?
Como se tornar um desenvolvedor de software? Passo a passo!
Vale a pena um curso de manutenção de computadores?