IX35 da Hyundai: tecnologia para deixar qualquer um de queixo caído!
Muitas vezes você vai falar bem de uma marca ou um produto e fica parecendo muito parcial, ou parece que você esquece dos concorrentes de uma dada marca ou produto específico. Porém, nesse tempo que nosso blog já escreve sobre tecnologia, adquirimos experiência suficiente para falar com propriedade sobre alguns temas, com importantes destaques. Tecnologia é, com certeza, um desses temas, esteja ela onde estiver, seja ela usada como for.
Tecnologia em carros
Temos o orgulho de conhecer bem a tecnologia embarcada nos carros e veículos que rodam pelas ruas, avenidas, e estradas brasileiras. Temos propriedade em dizer que as melhores tecnologias estão embarcadas nos carros orientais, algo que os norte americanos já descobriram muito bem, deixando os carros orientais no topo da lista de mais comprados.
Leia também
Vendo a lista dos carros mais vendidos lá, e fazendo algumas comparações interessantes com o mercado brasileiro, encontramos alguns interessantes dados sobre a Hyundai, uma das orientais que fazem sucesso aqui no ocidente, e seu SUV ix35. E é lógico que nós pesquisamos sobre a tecnologia embarcada nesse carro para falar um pouco aos nossos leitores.
Preparados?
Hyundai ix35 sistema eletrônico de direção
As marcas orientais, principalmente, estão tornando o sistema eletrônico de direção algo padrão em seus veículos. O sistema eletrônico da Hyundai merece um destaque por distribuir a tração entre as rodas do veículo, de acordo com as condições de condução, oferecendo estabilidade, dirigibilidade, e tração. Parece frase recortada de propaganda da marca, mas os carros da empresa estão sempre entre os primeiros colocados em testes de segurança, principalmente na dirigibilidade e tração das rodas.
Cancelamento de ruído ativo no ix35
O ix35 da Hyundai possui um sistema que minimiza os ruídos na cabine e, ativamente, cancela ruídos externos. É uma combinação entre tecnologia de cancelamento ativo de ruídos e o bom e velho tratamento acústico no interior do veículo. Isso é algo que muitas outras marcas poderiam copiar, já que em SUVs a vibração causada pelo vento, estrada, ou pelo próprio motor, podem se tornar bem incômodas em velocidades mais altas.
Sistemas de segurança ativos, não apenas para a frenagem do veículo
Os carros brasileiros vão mal em testes de segurança básicos. Isso tem mudado nos últimos anos. O interessante é ver que a Hyundai sai desse padrão, sempre prezando pela segurança.
O sistema de frenagem do ix35 usa sensores ao redor do veículo, além dos sensores nas rodas, para ajudar nas frenagens. Digamos que o motorista à sua frente fez uma frenagem de emergência: o sistema do Hyundai ix35 vai dosar a força da sua frenagem, automaticamente, para não travar suas rodas. E em situações de emergências, até frear o carro por você, quando não percebe a iminência do acidente.
Ainda, o sistema do veículo inclui sensores que detectam quando o carro está saindo da faixa sem sinalizar antes, orientando o veículo automaticamente para voltar à faixa. Isso é bom quando o motorista está ficando com sono e acaba saindo da pista, ou quando está desatento, e vai mudando de faixa sem sinalizar antes.
Sensores por todos os lados
As marcas orientais de veículos já são bem conhecidas por uma mecânica de baixo custo e muita confiabilidade. Mais recentemente, porém, elas estão ficando mais conhecidas pela quantidade de sensores que instalam nos carros. Peguemos o exemplo da Hyundai.
Há sensores instalados que medem a distância do carro da frente e ajustam automaticamente a velocidade para manter uma distância segura, sem ter que aplicar os freios manualmente.
Um sensor de detecção de ponto cego nos lados esquerdo e direito do pára-choque traseiro detectam obstáculos e veículos que estão entrando na sua zona cega. O sistema envia sinais de alerta para o motorista, evitando acidentes.
Um sensor de ultra-som na parte traseira do veículo detecta o espaço de estacionamento e o sistema controla a direção, ajudando motoristas estacionar com confiança.
Enquanto os carros autônomos não chegam em definitivo, essas tecnologias nos levam mais perto deles.
https://youtu.be/lRNGPVXSTOc
Estrutura do chassi do ix35
“Mas chassi não tem nada de tecnologia”, você deve estar pensando. Você sabia que o mesmo carro fabricado no Brasil e na Europa pode ter menos da metade das soldas em suas partes? E que isso afeta, diretamente, na integridade estrutural do veículo? No chassi do ix35 não temos esse problema.
Além de respeitar o reforço nas soldas, o chassi da Hyundai usa um tipo de aço de alta resistência que é mais leve do que o aço regular e duas vezes mais forte. Ou seja: mais segurança e mais dirigibilidade para o veículo.
Tecnologia só é boa quando é acessível
Você não vai encontrar toda essa tecnologia na versão de entrada do ix35. Mas a Hyundai tem um histórico de fornecer o melhor de seus veículos a um preço muito mais acessível do que as concorrentes (já viu as promoções do ix35?). Essas tecnologias aqui citadas você pode não ver apenas nos carros mais topo de linha da Hyundai, mas pode encontrar também nos carros mais baratos da marca.
Dê uma olhada também nas concorrentes orientais, para não ficar parecendo que estamos puxando só sardinha para a Hyundai. Usamos a marca como base porque ela tem renovado muito o mercado brasileiro. Com os preços de manutenção, peças, e dos carros, ela merece ainda mais ser o tema principal desse nosso artigo.
O que vocês acham dos carros da Hyundai? E da tecnologia embarcada nesses veículos? Já tiveram a chance de dirigir um ix35?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Comprar computador usado, vale a pena?
Como criar um robô?
Qual a melhor marca de eletrodomésticos?
O que é TI – Tecnologia da Informação? Conceito, definição e exemplos!