LED RGB: o que é? Como configurar?
Os LEDs são as fontes de luz duradouras, economizando energia e fria a execução que iluminam nosso mundo há muito tempo no futuro. Os LEDs podem não excitar o transeunte médio, mas os truques e o novo controle sobre esses minúsculos diodos emissores de luz certamente “uau”.
A iluminação RGB é um daqueles truques que estão tendendo para cima em uso para uma variedade de aplicações, desde a iluminação de destaque em gabinetes e até as luzes de jogos para PC.
Como você lerá com antecedência neste post, a infinidade de opções e recursos de cores no mercado pode ser um pouco esmagadora. Mas com os LEDs RGB, a mistura de cores permite que milhões de cores saquem de LEDs que começam com apenas as três cores primárias: vermelho, verde e azul.
Leia também
O que é um LED RGB?
Lembra -se da escola ao misturar a tinta azul e amarela no papel feita verde? Esse tipo de mistura de cores é conhecido como o modelo subtrativo no qual as cores primárias são vermelhas, azuis e amarelas, misturando -as a cores secundárias. No modelo subtrativo, a ausência de cor é branca.
A mistura de cores subtrativas envolve a criação de uma nova cor pela remoção de comprimentos de onda de uma luz com um amplo espectro de comprimentos de onda. A mistura de cores subtrativas ocorre quando misturamos tintas, corantes ou pigmentos … portanto, é grande em impressão, roupas moribundas, etc.
Este modelo é apenas um dos dois modelos que existem no mundo visível, o que prestaremos atenção à iluminação é o modelo aditivo. A mistura de cores aditivas envolve a criação de uma nova cor por um processo que adiciona um conjunto de comprimentos de onda a outro conjunto de comprimentos de onda.
É o que acontece quando as luzes de diferentes comprimentos de onda são misturadas. Quando todas as cores são adicionadas, vemos branco e não muitas cores individuais. Isso é chamado de aditivo porque todos os comprimentos de onda ainda atingem nossos olhos.
No modelo aditivo, a ausência de cor é preta e a fonte de cor são fótons leves usando diferentes ligas de metal. Os LEDs vermelhos e âmbar realmente usam um sistema de material feito de fosfato de gálio de índio de alumínio, enquanto o azul/verde/ciano usa um sistema de nitreto de gálio de índio.
Foi assim que o RGB surgiu, onde as cores primárias são vermelhas, verdes e azuis.
Como a mistura de cores se aplica aos LEDs e iluminação?
Um LED RGB é um módulo LED que pode produzir quase qualquer cor usando essas três cores aditivas primárias: vermelho, verde e azul. A versão mais simples de um LED RGB possui uma combinação de 3 diodos emissores de luz separados em um pacote, alojados sob uma lente de proteção clara. Este pacote LED terá 4 pinos, um para cada um dos três diodos coloridos e um ânodo comum (+) ou cátodo (-).
Os três LEDs de cores primários usam o diretor da mistura de cores aditivas sobre as quais conversamos acima para fazer mais cores do que podemos imaginar. Os LEDs são diminuídos por natureza, o que permite que cada cor vermelha, verde e azul produzisse todos os diferentes tons dessa cor.
Tecnicamente, cada LED colorido pode produzir 256 tons. É preciso um controlador DMX de alta qualidade e premium para realmente obter todos os tonalidades possíveis, mas examinaremos isso mais na seção de controladores. Por enquanto, você pode ver que os fabricantes de luzes combinam os três LEDs primários com seus 256 tons (256 x 256 x 256) para criar o slogan de 16,7 milhões de cores diferentes que tantas luzes RGB vêm.
Então, como um LED RGB cria as diferentes combinações de cores? É tão simples quanto ajustar o brilho de cada LED. Aumente o brilho dos LEDs vermelhos e azuis enquanto abaixa o de verde para tornar o roxo. Abaixe o LED azul e aumente os LEDs vermelhos e verdes para fazer amarelo. Você obtém o negócio … A roda de cores abaixo demonstra esse processo e é o que você pode esperar ver em muitos aplicativos de smartphone de controle RGB.
Então, o que é uma fita LED RGB?
Uma fita de LED RGB funciona com esse mesmo princípio. Numerosos LEDs RGB são montados na tira, geralmente com 4 traços de arame, 3 para cada cor e um para um ânodo comum. As tiras geralmente vêm com um conector padrão de 4 pinos na extremidade (tecnicamente chamado de conector C4P) que se conecta a um controlador de LED RGB … mais sobre os da próxima seção.
As tiras de LED RGB também podem criar um branco muito frio, girando todos os 3 LEDs com a maior potência, lembre -se de que esse branco tem um tom notável, mais de 6500k. Enquanto as tiras de luz LED RGB criam muitas cores, elas ainda têm algumas limitações. Por exemplo, eles não podem produzir marrom ou rosa suave. A precisão das cores depende da unidade do controlador que você está usando.
Como controlar um LED RGB?
Para criar cores precisas a partir da luz RGB, você precisará de um controlador LED RGB, às vezes elas são chamadas de controladores de 3 canais, pois basicamente controlam os 3 ‘canais’ da cor principal. Isso facilitará a ajuste automaticamente os 3-LEDs para tornar a luz que você deseja. Dê uma olhada em alguns tipos diferentes abaixo que normalmente usamos:
1. Controladores de LED RGB de zona única
Esses controladores são comumente usados ??para controlar as luzes da tira LED. Eles vêm com uma unidade de recebimento simples que entra entre suas tiras de potência e RGB com um controlador portátil que permite controlar a 20 a 30 metros de distância.
Você os encontrará com conexão de radiofrequência de RF ou linha de local de infravermelho. Esses controladores controlam facilmente todas as luzes LED conectadas a ele, a desvantagem é que você não pode controlar seções diferentes de forma independente.
2. Controlador WiFi / Bluetooth Multi-Zona Smart RGB
Esses controladores inteligentes se conectam aos seus dispositivos inteligentes por meio de um aplicativo de telefone incluído. Há também uma opção para incluir um controle remoto se você deseja que duas opções diminuam.
O suporte à zona múltipla permite que cada aplicativo RGB Remoto (ou de dispositivo inteligente) se conecte a vários receptores, permitindo que você controla várias zonas/quartos em sua casa. Controle facilmente seu escritório, sala de estar e quarto, todos do mesmo controlador RGB.
Esses controladores também permitem mais uma variedade de cores, pois você pode ajustar seus LEDs vermelhos, verdes e azuis manualmente de 0 a 256 no aplicativo de telefone, se desejar.
3. Controlador DMX para LEDs RGB
Um controlador DMX oferece escolhas ilimitadas para controlar a iluminação RGB e é sinceramente o que poderia lhe dar 16,7 milhões de cores diferentes. Os controladores DMX costumavam ser muito grandes e volumosos para serem viáveis em um pequeno aplicativo RGB. No entanto, com o aumento da tecnologia, hoje os controladores DMX podem ser pequenos painéis de toque, controladores de parede ou até aplicativos de telefone inteligente.
Os controladores DMX geralmente são usados para trabalhos maiores ou em qualquer lugar que sejam necessárias várias cores específicas. Escolhendo o controlador DMX para você acabará se resume a quantas tiras você está executando e quanto deseja gastar. Alguns controladores DMX podem gerenciar milhares de canais de uma só vez.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como escolher um controle de videogame para celular?
Tela OLED: é melhor? E QLED? Entenda!
Smart TV com tela verde: o que fazer?
Luz vermelha no roteador: problemas e soluções