Como ligar e configurar um notebook pela primeira vez?
Você tira seu computador novo da embalagem e o conecta pela primeira vez. Então você passa pela primeira configuração do Windows, e você já pode usar o computador, certo? Na verdade não. Seu laptop não está realmente pronto até fazer alguns ajustes. Vamos te ensinar como ligar e usar o seu notebook pela primeira vez como um profissional.
O que fazer quando comprar um notebook novo?
Remova todos os plásticos de proteção do notebook. Muita gente mantém esses plásticos para “proteger” o notebook mas, na verdade, podem estar prejudicando seu funcionamento. Se você quer proteger o notebook, compre uma capinha apropriada para isso.
Leia também
Depois, coloque a bateria no notebook corretamente, e ligue o notebook na tomada. Nada de deixar o notebook sem bateria, pois usar o notebook com bateria e ligado na tomada não vai “viciar” o notebook. Também, você não precisa deixar o notebook carregando por X horas. É só ligar na tomada e começar a usar.
- Ligando o notebook, tenha em mãos o seguinte:
- Senha da internet WiFi ou cabo de Ethernet para conectar ao notebook
- Seu email e senha da Microsoft (se você tiver), ou pelo menos uma ideia de email e senha seguros para criar no momento do primeiro login no computador
Ligue o computador e siga às instruções na tela, até chegar na tela principal do Windows. Demora um máximo de 30 minutos para chegar na tela principal. E é aí que você tem que começar a fazer algumas configurações no seu computador novo.
Como configurar um notebook novo: atualizações do Windows
O seu computador provavelmente irá baixar uma série de atualizações do Windows 10 por conta própria, mas você pode fazer isso manualmente. Digite “atualizações” na caixa de pesquisa e clique em “Verificar atualizações”. O Windows começará a procurar e fazer o download de atualizações, mas você não precisa esperar para que este processo seja concluído antes de passar para a próxima tarefa.
Ajustando a tela do seu computador e o desempenho
Hoje, muitos laptops vem com monitores de alta resolução que são nítidos e coloridos, mas tem tantos pixels que seus ícones e fontes podem parecer pequenos demais fora da caixa. Por outro lado, seu laptop pode ter ícones e fontes que são maiores do que você precisa, potencialmente desperdiçando espaço na tela. Você pode controlar o tamanho dos objetos de mesa usando um recurso do Windows para melhorar isso. Se o conteúdo na tela for muito pequeno para você, você pode aumentar a escala até 125 ou até 150%. No entanto, se você quiser encaixar mais na tela de uma só vez, você pode baixar esse número para 100 por cento. Para isso, clique com o botão direito do mouse em sua área de trabalho e selecione configurações de exibição. Mova o controle deslizante para “alterar o tamanho do texto, aplicativos…” para a esquerda ou para a direita. Mover para a esquerda diminui a porcentagem de escala para que você tenha objetos menores enquanto deslizar para a direita aumenta tudo. Você não pode obter menos de 100%. Você notará uma mudança imediata no tamanho de alguns menus. Reinicie o computador.
Na barra de pesquisa, digite “Opções de Energia”. Na tela que se abre, você terá algumas opções de economia de energia para o laptop conectado a uma fonte de energia ou só ligado na bateria. Nós recomendamos que você sempre deixe o computador na configuração de alto desempenho, e pelo menos na configuração equilibrado quando ele estiver na bateria. Se você precisar usar o computador por muitas horas longe de uma fonte de energia, o modo economia de energia é o que você precisa.
Desocultando os arquivos
Por padrão, o Windows 10 esconde as extensões dos arquivos (ex: .docx, .xls, .jpg) e torna os arquivos do sistema completamente invisíveis. Mas ver as extensões de arquivos de três ou quatro letras é particularmente importante porque eles permitem que você saiba exatamente qual o tipo de arquivo que você está procurando. Para configurar isso, abra o explorador de arquivos do Windows, clicando no ícone de uma pasta amarela na barra de tarefas. Clique na guia “Exibir” na parte superior da janela. Vá em “Extensões de nome de arquivo” e “Itens ocultos”. Marque para poder ver os arquivos.
Configurando a Cortana
O assistente digital incorporado da Microsoft oferece uma série de recursos básicos, como a capacidade de configurar lembretes, encontrar arquivos por pesquisa, responder perguntas usando a base de conhecimento do Bing, executar alguns comandos de voz e dar-lhe alertas para coisas como o clima e os resultados esportivos. Se a ideia de ter um assistente digital é atraente para você, você precisa ativar a Cortana e lhe fornecer algumas informações sobre você. Caso contrário, você pode desligá-la completamente.
Para ativar a Cortana, clique na caixa de pesquisa e no ícone de uma engrenagem ao lado da caixa de pesquisa, ou clique em avançar. Clique em “usar Cortana” e configure a linguagem da cortana. Se você não estiver logado em uma conta da Microsoft, você será solicitado a fazer login, mas você já deve estar logado no Windows 10 com essa conta. Basta seguir às instruções na tela, e será simples configurar. Se você não quiser usar Cortana, você pode simplesmente evitar configurar o serviço.
Notebook novo: o que instalar?
Usando o Microsoft Edge, você pode escolher outros navegadores para instalar no seu computador, tais como o Chrome, Firefox ou Opera. Depois, você vai querer instalar um pacote de codecs de áudio e vídeo, fáceis de achar em sites de download confiáveis, juntamente com um bom antivírus. Em seguida, é bom instalar o pacote Office ou uma versão gratuita de editores de texto, planilhas, e outros documentos, como o LibreOffice ou OpenOffice. Se você tem algum serviço de backup na nuvem, vá até o site do serviço e instale a versão de computador para sincronizar seus arquivos. Serviços de armazenamento na nuvem incluem DropBox, Google Drive, OneDrive, Box, Google Photos, entre outros. Configure a sincronização para ter sempre um backup de seus arquivos em mãos.
O que desinstalar do notebook novo?
A maioria dos fornecedores de PCs colocam muitos softwares pré-carregados de terceiros em seu computador, indo desde testes de 30 dias gratuitos de antivírus até programas que você nunca vai usar. Para desinstalar esses programas, vá até Configurações, e selecione Sistema. No menu à esquerda, selecione Aplicativos e recursos. Selecione o programa que deseja desinstalar. Espere acabar e vá até o próximo programa. Há vários sites com listas completas de programas inúteis para seu computador. Siga esses sites para não desinstalar um bom programa sem querer.
Configurações finais do notebook
Com o resto pronto, é hora de finalizar as configurações do notebook, personalizando-o do seu jeito. Você pode configurar o papel de parede e o tema do notebook, clicando com o botão direito na tela do laptop e clicando em “Personalizar”. Dá pra editar a cor, o papel de parede, e até o tema do notebook. Dá pra baixar vários temas online também.
Pode parecer demorado, mas é melhor configurar seu notebook logo no começo do que ter que fazer isso mais na frente, não acha?
Como você configura seu novo notebook? Quais etapas acha importantes nessa configuração?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Bateria extra para celular e notebook: como escolher?
Notebook não liga ou não inicia? 6 coisas que você pode fazer!
Como ligar o notebook na TV? Resolvido!
Não use seu computador em cima da cama! Veja por que!