Locação de computadores – Vantagens
Empresas que oferecem o serviço de locação de computadores tem os mais variados planos para todo tipo de cliente. Em geral o aluguel de computadores é proporcionalmente caro em relação ao valor do computador em si, mas não é apenas o valor do equipamento que deve ser levado em consideração ao avaliar se compensa alugar um computador.
Aqui são listadas algumas vantagens, mas existem algumas das desvantagens em se alugar computadores também.
Leia também
- Quais os tipos de software existentes?
- O que é TI – Tecnologia da Informação? Conceito, definição e exemplos!
A principal vantagem de alugar ao invés de comprar um computador é que você não precisa disponibilizar muito dinheiro de uma só vez. Isto vale especialmente para empresas que precisam de várias máquinas, quando o custo de aquisição pode ser muito alto. Usando a locação de computadores, não é necessário separar um grande capital, e a diferença pode ser usada como capital de giro na empresa.
Outra vantagem da locação de computadores tem relação ao aspecto tecnológico. Os computadores alugados são sempre máquinas atuais e contam com planos de assistência técnica permanente durante a vigência do contrato, o que evita gastos com peças de reposição e dispensa a necessidade de manter uma equipe técnica de manutenção. A maior parte das empresas de locação garante em contrato a substituição dos equipamentos em prazos que variam de 8 a 24 horas comerciais.
Há inclusive planos que disponibilizam técnicos para atendimento imediato e acompanhamento da planta de equipamentos locados. Dependendo do caso, podem até ser mantidos computadores reserva para substituir algum que apresente problemas. Isto diminui a perda de produtividade com funcionários ociosos em caso de parada de algum dos equipamentos locados.
Em relação ao software utilizados nos computadores locados, eles também costumam vir pré-instalados com as licenças das empresas que alugam os computadores, o que é uma preocupação a menos para você. O uso de software livre também é bastante difundido neste caso, e pode tornar todo o procedimento ainda menos oneroso.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também
Como se tornar um técnico de hardware?
O que é um HUB de computador?
5 razões para usar o computador pessoal no trabalho!
Quais as diferenças entre Mac e Windows?