Navegador seguro para bancos! Android e PC! Qual utilizar?
Os navegadores são onde suas informações estão mais expostas e fáceis de serem acessadas. Se um hacker malicioso consegue quebrar a segurança do seu navegador, ele pode descobrir qualquer coisa sobre você: tais como seu endereço, dados de cartão de crédito, emails, senhas, histórico de navegação, favoritos e, principalmente, informações sobre o seu internet banking.
Basicamente, seu navegador é a janela para a internet e também a primeira linha de defesa contra ameaças de vírus e malwares. Alguns pequenos ajustes nas configurações de segurança do navegador são tudo o que você precisa para fazer a sua navegação muito mais segura.
Leia também
Como acessar sites de bancos com segurança: escolha autenticação de dois fatores do seu banco
Tente obter uma conta bancária que ofereça alguma forma de autenticação de dois fatores para serviços bancários online. Hoje em dia muitos, mas não todos os bancos oferecem um pequeno dispositivo chamado token, que pode ser usado para gerar um código único a cada vez que você efetua o login. Esse código só é válido para um período muito curto de tempo e é necessário para qualquer transação online. Outras formas de autenticação de dois fatores são mensagens SMS para confirmar transações online, aplicativos móveis que enviam códigos token para sem smartphone ou tablet, ou cartões com códigos diferentes numerados, com o banco pedindo o código de um ou outro número de acordo. Você pode ativar essas formas de verificação diretamente com seu gerente ou através do primeiro acesso ao seu internet banking, na aba de segurança do internet banking. Pode ser necessário ativar o método de segurança indo até um caixa eletrônico e navegando no menu até a opção de segurança/internet e ative o método se segurança do seu banco.
Crie uma senha forte para seu internet banking
Se o seu banco exige uma senha gerada pelo usuário para acessar uma conta online, certifique-se de escolher uma que seja forte suficiente. A melhor maneira de conseguir isso é fazendo uma longa mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Sempre evite o uso de quaisquer palavras ou frases e nunca crie uma senha que contenha o seu nome, iniciais, endereço, a sua data de nascimento. Se o seu banco permitir, altere sua senha a cada poucos meses.
Proteja seu computador e mantenha ele atualizado
Software de segurança é essencial nos dias de hoje, independentemente dos usos que você dá para seu computador. Instale um antivírus e um software antimalware . Basta pesquisar online por esses tipos de aplicativo, e você vai encontrar um que se encaixa nas suas necessidades. Escaneie seu computador com esses aplicativos, abrindo o programa e fazendo um scan completo do seu PC. Com o seu computador limpo, você pode acessar o internet banking sem problemas.
Evite clicar em links de email
Nenhuma instituição financeira vai enviar-lhe um e-mail pedindo-lhe para fornecer qualquer um dos seus dados de login. Se você receber um email que parece ser do seu banco que pede tais detalhes, pode muito bem ser uma tentativa de phishing para enganar você entregar seus dados pessoais.
Da mesma forma, esteja ciente de que clicar em links de emails que parecem ser do seu banco. Este é um truque frequentemente utilizado pelos bandidos para chegar em um site que se parece com o seu banco. Quando você fazer login na ‘sua conta’ eles vão roubar seu nome de usuário, senha e, por último, o seu dinheiro.
É sempre mais seguro para acessar sua conta bancária online digitando o site do seu banco no seu navegador diretamente, e garantindo que na barra de navegação apareça um cadeado ou o início do endereço como “https” ao invés de “http” apenas.
Além disso, esteja também consciente sobre telefonemas não solicitados que pretendem ser do seu banco. Enquanto sua instituição financeira pode exigir que você responda a uma pergunta de segurança, eles nunca devem pedir senhas ou códigos. Eles podem pedir por determinadas informações pessoais para confirmar sua identidade, mas nunca sua senha ou qualquer lembrete do que seja sua senha.
Em caso de dúvida, não tenha medo de desligar o telefone e, em seguida, ligar para o seu banco através de um número de telefone que você tenha confirmado de forma independente como sendo mesmo do seu banco.
Acesse sua conta a partir de um local seguro
É sempre a melhor prática para se conectar ao seu banco usando computadores e redes de internet que você conhece e confia. Mas se você precisar acessar o seu banco online a partir de outro local, você precisa usar o modo de segurança do seu navegador. Basta clicar no menu de opções do seu navegador e clicar no a opção modo de navegação anônima ou privado. Ou clicar com o botão direito no ícone do navegador na barra de inicialização rápida e procurar pelo modo de navegação privado ou anônimo. Dessa forma, todos os plugins e addons de um navegador serão desativados, garantindo mais segurança na hora de acessar o banco online.
Sempre saia do seu internet banking após terminar o que você tiver que fazer
É uma boa prática deslogar de sua sessão sempre que terminar de usar seu banco online. Isso vai diminuir as chances de alguém usar sua conta enquanto você ainda estiver logado. Você também pode querer configurar a precaução extra de navegação privada no seu computador, e defina o seu navegador para limpar seu cache no final de cada sessão, ou vá nas opções do navegador, clique em histórico e limpar dados de navegação.
Configure notificações de conta (se disponível)
Alguns bancos oferecem uma facilidade para os clientes para configurar notificações de texto ou email alertando sobre determinadas atividades na sua conta. Por exemplo, se uma retirada é igual ou ultrapassa uma determinada quantidade ou o saldo da sua conta conta cair abaixo de um certo ponto, em seguida, a mensagem será enviada. Basta ir na aba de segurança do seu internet banking e optar por esses avisos de segurança.
Monitore suas contas regularmente
Não precisa dizer muito que você precisa fazer o acompanhamento do seu extrato do banco a cada mês é uma boa prática de quaisquer transações não autorizadas vai aparecer lá.
Ao acessar seu internet banking, olhe para cada transação desde a última sessão iniciada e, se você detectar eventuais diferenças, contacte o seu banco imediatamente.
Não se esqueça de instalar módulos de segurança e aplicativos que seu banco solicite instalar, como módulos de segurança. Só faça isso em um computador com bom processamento ou instale um programa que crie uma máquina virtual no seu computador, ou você sofrerá com efeitos de lentidão no uso normal do computador.
As dicas acima devem percorrer um longo caminho para garantir que você aproveite as vantagens oferecidas pelo banco online sem experimentar qualquer uma das armadilhas do mundo online.
Como você garante sua segurança online? Quais procedimentos segue para ter segurança no acesso do internet banking?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como escolher antivírus gratuito?
Como eu faço pra entrar no meu Facebook antigo?
Como recuperar o acesso a uma conta de rede social hackeada?
Como criar email para o Facebook?