O que é firewall
Firewall é um software que verifica cada pacote recebido em uma rede de dados e decide se o mesmo pode ser enviado ao destino ou se deve ser barrado.
O firewall pode ser um software específico no computador, um script no servidor ou até mesmo executado pelo firmware (programa interno) do roteador. Este último, por se tratar de um ambiente com limitações de processamento, em geral não tem tantas opções de personalização e funcionalidades quanto aqueles que rodam no computador.
O objetivo do firewall é impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso a recursos de uma rede ou de um computador. Basicamente, um firewall pode bloquear portas específicas, endereços IP, sites, ou mesmo pacotes de tipos ou conteúdo específicos. Toda rede deveria ter um firewall instalado e bem configurado. Porém isto não é a realidade no Brasil, e talvez em nenhum lugar do mundo.
Leia também
Na maioria das vezes, especialmente em pequenas redes, o firewall não é utilizado. Isto se deve à necessidade de um profissional de TI para configurar e acompanhar o funcionamento do firewall, criando exceções quando necessário. Nem sempre as empresas podem contar com este profissional para se responsabilizar pelas redes e neste caso acabam não tendo tais ferramentas de segurança devidamente ativas. Da mesma forma como ocorre na configuração do redirecionamento de portas, a configuração do firewall não pode ser feita sem as senhas e informações específicas de cada rede, logo é um assunto que precisa de um profissional capacitado para que seja realizada. Além disso, falhas nesta configuração podem causar sérios prejuízos advindos da indisponibilidade da conexão à Internet ou de serviços específicos providos pela rede.
Qual o melhor firewall? Não existe resposta correta a esta pergunta. Há vários tipos de firewall, desde os pessoais até os mais complexos firewalls utilizados por grandes empresas. Especialmente para o mercado domésticos, existem muitas opções de firewalls gratuitos. Como tais softwares mudam a cada ano, com novas versões que nem sempre são melhores que as anteriores, não é possível indicar qual o melhor em cada momento. Mas uma regra continua válida: utilizes ferramentas conhecidas e mantenha sempre as versões atualizadas. Como é uma ferramenta de segurança, os invasores sempre irão se aproveitar das falhas para invadir a sua rede. Não deixe que tais falhas sejam evidentes utilizando versões obsoletas de software.
Algumas das marcas mais utilizadas no momento, no mercado doméstico de firewall são: ZoneAlarm, AShampoo, Avast, Jetico, dentre outras. Todas estas empresas tem algum software de firewall gratuito (Jan 2010) para uso doméstico.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também
O que é DHCP e para que serve?
Como escolher antivírus gratuito?
Como rotear a internet?
10 coisas que você não deve fazer com o seu roteador WiFi