O que é servidor DNS

Em Dicionário técnico por Alex Benfica

O servidor de DNS é um computador que recebe um nome e o converte em um IP. Os pacotes de dados em uma rede TCP/IP, como por exemplo a internet, trafegam entre endereços IP de origem e destino. Porém, as pessoas não tem facilidade de lembrar os números de IP de cada site que precisam acessar, por isto utilizam um nome, como por exemplo www.google.com, que é muito mais fácil de se lembrar. Este nome é enviado a um servidor de DNS que irá retornar o IP.

O uso de um servidor DNS

Toda a troca de informações com o servidor do Google é feito através de endereços IP, mesmo que pareça ao usuário que o nome www.google.com seja o real endereço do site. A sigla DNS significa Domain Name System, ou “Sistema de Nomes de Domínios”. Para saber o IP de um site, até mesmo o comando de ping pode ser usado, visto que o DNS é  consultado pelo ping antes de enviar os pacotes.

Leia também

Exemplo para usar o servidor DNS

Experimente digitar no prompt de comando: ping www.google.com e terá o seguinte resultado na primeira linha: “Disparando contra www.l.google.com [64.233.169.105] com 32 bytes de dados:” O servidor de DNS decidiu (ver balanceamento de carga) que a sua localidade deverá acessar o subdomínio do Google www.l.google.com que está no IP 64.233.169.105.

Usando o DNS para nomes do site web

Através do Domain Name System, os números complicados da internet são traduzidos em nomes fáceis e práticos de digitar, agilizando na hora de encontrar os endereços da web. (Foto: www.bleepingtech.com)

A importância do DNS

Por toda a internet estão distribuídos milhares de servidores DNS primários e secundários. Há redundância e balanceamento de carga envolvidos, e todos os servidores DNS devem se comunicar diariamente para se atualizarem com os endereços de sites recém criados, modificados ou apagados. Como o DNS é essencial na sua conexão à internet, você precisa quase sempre configurar um servidor de DNS para conseguir acessar a internet, e passar a usar a rede mundial de computadores para os mais diversos fins. Muitas vezes basta configurar um gateway e este irá tratar das configurações de DNS.

Testando e configurando o DNS

Quando precisar configurar manualmente o endereço IP de um servidor DNS, utilize os super estáveis servidores DNS do Google. Os IP’s dos DNS do Google são 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Qualquer um dois 2 pode ser usado como primário e secundário para qualquer conexão á internet. Caso você tenha problema com o DNS do seu PC, ou na hora de se conectar à internet, esperamos poder ajudar nos comentários abaixo!

E então? Conseguiu tirar sua dúvida e resolver o seu problema?

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

Deixe um comentário