O que é Wireless?
Wireless significa sem fio. Wire = fio. Less = menos, sem. Qualquer dispositivo que realize comunicação utilizando antenas (sejam internas ou externas) é um dispositivo Wireless. Um mesmo dispositivo pode prover comunicação com fio e sem fio. Por exemplo, é possível realizar essa comunicação através de um dos vários roteadores Wireless existentes no mercado. A utilização de dispositivos sem fio tem a vantagem óbvia de não exigir a utilização de muitos cabos, mas, em contrapartida, apresenta restrições de velocidade, confiabilidade e alcance do sinal.
Leia também
Segurança de redes sem fio: um desafio
Além disso, convém ressaltar que redes sem fio são naturalmente mais vulneráveis a falhas de segurança, visto que o possível invasor não precisa de acesso físico à rede para realizar uma invasão. Obviamente, há maneiras de configurar tais dispositivos sem fio para que sejam seguros, mas nem sempre tais configurações são realizadas de maneira efetiva. Muitos usuários ou administradores de rede negligenciam a necessidade de utilização de senhas fortes ou de instalação de sistemas de proteção. Tal negligência, juntamente com a facilidade de captação dos sinais de rádio, é o que justifica a suposta maior vulnerabilidade de sistemas Wireless.
Uma solução simples é ativar o firewall do seu roteador e do seu sistema operacional. Assim, é possível bloquear parte das possíveis invasões que um terceiro possa tentar realizar em seu computador.
Flexibilidade através das redes sem fio
De qualquer forma, as vantagens dos dispositivos Wireless são bem atraentes e, em muitos casos estes são a única opção possível para interligação de certos dispositivos. A tendência ao que tudo indica é que todas as comunicações de redes domésticas e de pequenas empresas serão Wireless, pois tais dispositivos tem se tornado baratos em relação ao cabeamento comum. Na área central de qualquer grande cidade do país, é comum centenas de redes sem fio estarem ao alcance de todos os aparelhos da localidade.
Com a popularização de notebooks, tablets e telefones celulares com comunicação WiFi, a utilização de redes wireless parecer mesmo estar se tornando preferencial. Espero ter contribuído para tirar suas dúvidas a este respeito.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também
O que são os fones True Wireless (TWS)?
Wi-Fi 802.11 a/b/e/g/n/r/ac/ad. Afinal, o que significa isso?
O que é TI – Tecnologia da Informação? Conceito, definição e exemplos!
10 coisas que você não deve fazer com o seu roteador WiFi