Os perigos escondidos no Orkut

Em Como usar a Internet por Alex Benfica

Quais os riscos você corre ao participar do Orkut ou uma Rede Social? Como usar o Orkut/Rede Social sem expor tanto a sua pessoa? Quais informações você pode compartilhar? Como se proteger?

A popularidade das Redes Sociais

Com a inclusão digital ocorrendo cada vez mais rápido, todos os dias são criados milhares de perfis em várias redes sociais. Muitos destes novos usuários são os marinheiros de primeira viagem no oceano da internet. São pessoas que sequer fazem ideia do alcance de uma informação compartilhada em uma rede social e muito menos dos perigos a que estão sujeitos.

Leia também

Os perigos das Redes Sociais

Mas quais são os perigos do Orkut? Qual o perigo do Twitter? E do Facebook? Como em qualquer sociedade, é importante que você se proteja de pessoas que possam querer se aproveitar de você. Parte do que os criminosos precisam para se aproximar de uma pessoa são suas informações pessoais.

Por exemplo, se ao criar um perfil no Facebook você compartilha os locais em que frequenta, onde estuda, onde trabalha, seus horários, as fotos de sua família e muito mais, fica fácil para algum criminoso, com base nestas informações se preparar para lhe abordar. O mesmo vale quando você está gerenciando uma página no Facebook, ou uma conta no Twitter.

Cuidados com informações nas redes sociais

Ao compartilhar informações pelas Redes Sociais, você tem que tomar cuidado para não compartilhar demais e afetar sua segurança, de seus familiares, e amigos. (Foto: www.sfgate.com)

Cuidados especiais com crianças e adolescentes usando redes sociais!

Como em geral as crianças e jovens não tem discernimento para se preocuparem com este tipo de exposição, elas acabam sendo as principais vítimas dos aproveitadores. Pessoas com más intenções poderão perceber que uma suposta vítima tem uma posição social elevada, com grandes posses financeiras. Isto fica fácil perceber quando são compartilhadas fotos em casa, em viagens distantes e ao exterior, roupas de marca, carros caros e familiares da mesma classe social. Descobrir o endereço da residência ou o trajeto até a escola acaba sendo fácil e torna uma criança ou adolescente uma vítima fácil de sequestro ou algum outro tipo de abuso.

Portanto os pais devem vigiar e controlar onde e quando as crianças e adolescentes acessam a internet. Precisam saber com quem seus filhos se comunicam virtualmente e participar ativamente caso identifique algum tipo de ameaça. As ameaças são sutis mas não menos perigosas pelo fato de estarem aparentemente apenas na tela do computador.

Algumas dicas sobre perfis no Orkut e outras redes sociais:

Evite compartilhar fotos

Caso compartilhe, selecione com muito cuidado as pessoas que terão acesso às mesmas. Deixe apenas os amigos próximos verem suas fotografias. Fotos do hotel em que ficou na praia, das crianças, de parentes e amigos podem se tornar um problema enorme. Não coloque tais fotos online.

Não seja amigo de quem você não conhece

Pode parecer um conselho óbvio, mas é fácil se tornar amigo de desconhecidos nas redes sociais. Estes desconhecidos podem ser alguém mal intencionado.

Não coloque dados pessoas que possam lhe identificar

Não use seu nome completo. Basta o primeiro nome ou um apelido! Endereço, telefone, e-mail, números de documentos. NUNCA!

Cuidado com as comunidades, páginas e grupos das quais participa

Se você está na comunidade da escola, do clube, do trabalho e de todos os locais em que frequenta, você será facilmente encontrado! Além disso certas comunidade podem ser bem pejorativas no que diz respeito ao perfil profissional.

https://youtu.be/Yr0NgN8Mdto

Configure as opções de privacidade

De forma a restringir o acesso de pessoas que você não conhece. Só devem acessar o seu perfil aqueles que são realmente do seu círculo de amizades. As redes sociais se preocupam cada vez mais com a privacidade e oferecem dezenas de opções para proteção de seu perfil.

Espero que estas informações possam lhe ajudar a se resguardar e proteger quem você conheça. Evitei citar exemplos para não parecer despropositadamente sensacionalista, mas há muitos problemas que poderiam ter sido evitados se as pessoas se cuidassem mais de perto a gestão de privacidade de suas redes sociais.

Já sabia destas questões sobre segurança em redes sociais? O que achou do artigo? Se gostou, por favor divulgue para que mais pessoas tornem suas redes sociais mais seguras!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

Um comentário para: “Os perigos escondidos no Orkut”

  • Fernando

    Muito bem explicado.
    Maioria dos problemas hoje que acontece é por causa disso, tanto Orkut, como Twitter, Facebook, entre outras.

    Responder

Deixe um comentário