Pode quebrar o terceiro pino da tomada? Para que ele serve?
Todo mundo já fez isso ou conhece alguém que quebrou o terceiro pino da tomada, seja ela de um modelo mais antigo ou do modelo que atende às novas normas da ABNT. Porém, ninguém sabe responder se isso oferece algum risco para o equipamento ou se é certo quebrar esse pino. Vamos entender os riscos que você pode correr ao quebrar o terceiro pino de um equipamento.
Como quebrar o terceiro pino da tomada pode prejudicar seu equipamento?
Algumas casas só vêm equipadas com tomadas de 2 pinos. Isso apresenta um problema para os proprietários de dispositivos elétricos que usam cabos elétricos pesados que incluem um terceiro pino para o terra. Embora não seja muito sábio, muitas pessoas optam por quebrar o terceiro pino e usar o equipamento em uma tomada de 2 pinos. Embora seja verdade que muitos aparelhos, dispositivos e equipamentos elétricos funcionarão sem o plugue de aterramento, também é verdade que eles são muito mais suscetíveis a surtos ou a outros problemas. O vídeo abaixo explica muito bem a função de cada um dos pinos da tomada.
Leia também
- O que é TI – Tecnologia da Informação? Conceito, definição e exemplos!
- Como deixar a internet mais rápida?
Os fabricantes de equipamentos que usam plugues 3 pinos escolhem esse tipo de conexão por um motivo muito bom: proteger o equipamento. Por exemplo, se você conectar equipamentos baratos ou equipamentos de áudio/visual em uma tomada de 2 pinos, o equipamento essencialmente não possui proteção por aterramento. Então, se a tomada tiver um aumento repentino de carga, há uma boa chance de que o equipamento possa ser danificado. Quebrar o terceiro pino significa limitar a capacidade de seu equipamento de ser protegido contra surtos elétricos. E em muitas vezes, as empresas até tiram a garantia do seu produto se você quebrar o terceiro pino.
Tomada de 3 pinos: fase, neutro, e terra devem ser respeitados
Se sua casa ainda não tem aterramento, você precisa contratar um eletricista para aterrar sua rede elétrica e trazer mais segurança para seu circuito. Pode sair um pouco caro, mas assim é que você vai conseguir a segurança necessária para seus aparelhos elétricos. Outra opção é comprar protetores contra surtos, ou até nobreaks, mas mesmo para esses dispositivos, você precisará manter os 3 pinos no plugue. Em última instância, se você não tem proteção contra surtos nem aterramento, compre um adaptador para sua tomada de 3 pinos. Não é a melhor solução e não nos responsabilizamos pelos riscos que seu equipamento vai correr. Mas repetimos: os 3 pinos são mais seguros se combinados com uma rede elétrica atualizada com aterramento.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos responder o quanto antes!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
O que é uma fonte modular? Como escolher?
Tomada inteligente: quais modelos? Como escolher? Como instalar?
Meu PC não liga, o que fazer?
Quanto custa a instalação de um sistema de segurança na sua casa?