Ponto de restauração do Windows, como ativar?
No Windows 10, a Restauração do sistema é um recurso projetado para criar uma imagem do estado de trabalho atual do dispositivo como um “ponto de restauração” quando as alterações do sistema são detectadas. Se ocorrer um problema crítico após a instalação de uma atualização do sistema, driver de dispositivo, aplicativo ou após a modificação de configurações do sistema incorretamente usando o registro ou outra ferramenta, poderá usar um dos pontos de restauração disponíveis para reverter o computador para um ponto anterior para resolver o problema sem perder seus arquivos.
Leia também
Embora esta seja uma ferramenta de recuperação útil, por algum motivo estranho, a restauração do sistema vem desativada por padrão, o que significa que você deve ativá-lo antes que o Windows 10 possa criar pontos de restauração automaticamente ou manualmente.
Neste guia do Windows 10, caminhamos através das etapas para configurar a restauração do sistema, bem como as etapas para recuperar de problemas que podem estar afetando a operação normal do seu computador.
Como ativar o ponto de restauração do Windows?
No Windows 10, o recurso de restauração do sistema não é ativado por padrão, e você deve ativá-lo usando manualmente o painel de controle.
Para ativar a restauração do sistema, use estas etapas:
Abra a barra de início do Windows
Procure por “criar um ponto de restauração” e clique no resultado superior para abrir a página Propriedades do sistema.
Sob a seção “Configurações de proteção”, selecione a unidade principal “Sistema”
Clique no botão Configurar.
Selecione a opção Ativar proteção do sistema. O Windows 10 pode gerenciar automaticamente o espaço, e você também pode usar o controle deslizante para especificar o valor de armazenamento para reservar para o recurso de recuperação. Você também encontrará um botão de exclusão, que você pode usar para remover todos os pontos de restauração, que podem ser úteis para liberar espaço ou quando quiser começar com o recurso.
Clique no botão Aplicar.
Clique no botão OK.
Depois de concluir as etapas, o Windows 10 criará automaticamente um ponto de restauração ao aplicar uma nova atualização ou quando as alterações específicas do sistema forem feitas.
Restauração do sistema não é um recurso que você pode habilitar globalmente. Se você tiver unidades adicionais, deseja proteger com a Restauração do sistema, você deve repetir as etapas em todos os dispositivos de armazenamento. No entanto, lembre-se de que esse recurso está disponível para desfazer as alterações de configurações. Não é uma substituição da solução de backup.
Como criar um ponto de restauração no Windows 10?
Se ativada, a Restauração do sistema criará um ponto de verificação quando detectar alterações do sistema automaticamente. No entanto, se você modificar a configuração do sistema, sempre quiser criar um ponto de restauração manualmente.
Para criar um ponto de restauração no Windows 10 manualmente, use estas etapas:
Abra a barra de início do Windows
Procure por “criar um ponto de restauração” e clique no resultado superior para abrir a página Propriedades do sistema.
Na seção “Configurações de proteção”, clique no botão Criar.
Digite um nome descritivo para o ponto de restauração – por exemplo, antes de modificar as configurações do Registro.
Clique no botão Criar.
Clique no botão Fechar.
Clique no botão OK.
Clique no botão Fechar.
Depois de concluir as etapas, você terá uma maneira de desfazer mudanças no caso de algo dar errado ao instalar um novo driver de dispositivo, app ou depois de modificar o registro.
Como recuperar o sistema usando a restauração do sistema no Windows 10?
Quando algo acontece depois de modificar as configurações do sistema no Windows 10, você pode desfazer as alterações aplicando um ponto de restauração anterior. Você pode concluir esta tarefa na área de trabalho ou nas configurações avançadas de inicialização se o sistema não inicializar.
Se você ainda tiver acesso à área de trabalho, poderá reverter alterações com a restauração do sistema usando estas etapas:
Abra a barra de início
Procure por criar um ponto de restauração e clique no resultado superior para abrir a página Propriedades do sistema.
Clique no botão Restauração do sistema. Se a opção estiver esmaecida, ela significa que o sistema não tem nenhum ponto de restauração disponível.
Clique no botão Avançar.
Selecione o ponto de restauração para reverter as alterações.
Clique no botão SCAN para programas afetados para confirmar os aplicativos que serão removidos porque foram adicionados após a criação do ponto de restauração.
Clique no botão Fechar.
Clique no botão Avançar.
Clique no botão Concluir.
Depois de concluir as etapas, a Restauração do sistema retornará o dispositivo para o bom estado de trabalho anterior.
Desfazer alterações do sistema da inicialização avançada
Se o computador não inicializar para acessar a área de trabalho, poderá usar configurações avançadas de inicialização para usar o recurso Recuperação do sistema para desfazer as alterações do sistema.
Acessar a inicialização avançada
Para acessar o Ambiente de Inicialização Avançada para usar a Restauração do Sistema, use estas etapas:
Poder no dispositivo.
Assim que o logotipo do Windows aparecer na tela, pressione o botão liga / desliga para interromper a sequência de inicialização.
Repita as etapas nº 1 e 2 mais duas vezes. Ou até que o dispositivo seja inicializado na experiência de recuperação.
Depois de concluir as etapas, você pode usar as etapas descritas abaixo para reverter alterações do sistema com a restauração do sistema.
Alternativamente, se você não puder acessar o ambiente de recuperação com as etapas acima, poderá iniciar o dispositivo com uma mídia de instalação do Windows 10 e, enquanto estiver na experiência “Configuração do Windows”, clique no botão Próximo, clique no botão Reparar seu computador a partir da parte inferior -left canto e, em seguida, use os passos abaixo.
Desfazer alterações com a restauração do sistema
Para usar a restauração do sistema no ambiente de inicialização avançada, use estas etapas:
Clique no botão Opções avançadas.
Clique na solução de problemas.
Clique em Opções Avançadas.
Clique na restauração do sistema.
Selecione sua conta do Windows 10.
Confirme a senha da conta.
Clique no botão Continuar.
Clique no botão Avançar.
Selecione o ponto de restauração para reverter as alterações.
Clique no botão SCAN para programas afetados para confirmar os aplicativos que serão removidos porque foram adicionados após a criação do ponto de restauração.
Clique no botão Fechar.
Clique no botão Avançar.
Clique no botão Concluir.
Depois de concluir as etapas, as alterações que fazem o problema serão removidas com a imagem anterior trazendo o dispositivo de volta a um bom estado de trabalho.
Embora a restauração do sistema seja um recurso conveniente para recuperar rapidamente os problemas de configuração, não é um recurso destinado a substituir uma solução de backup ou uma opção para redefinir o computador para as configurações padrão de fábrica.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como formatar um PC?
Windows 10, como baixar a ISO original?
Meu Windows não inicia, o que fazer?
Como escolher a versão do Windows que você precisa?