Projeto em 3D, como fazer?

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Em gráficos 3D de computador, modelagem 3D (ou modelagem tridimensional) é o processo de desenvolvimento de uma representação matemática de qualquer superfície tridimensional ou objeto (inanimado ou vivo) usando software especializado. O produto é chamado de modelo 3D. Pode ser exibido como uma imagem bidimensional através de um processo chamado renderização 3D ou usado em uma simulação de computador de fenômenos físicos. O modelo também pode ser fisicamente criado com dispositivos de impressão 3D. Modelos podem ser criados automaticamente ou manualmente. O processo de modelagem manual de preparar dados geométricos para gráficos de computador 3D é semelhante às artes plásticas de escultura.

Leia também

O que é  um projeto 3D: tipos de modelos

Vamos começar este guia de design 3D com representação. Quase todos os modelos 3D podem ser divididos em duas categorias:

Sólido

Esses modelos definem o volume do objeto que representam (como uma rocha). Estes são mais realistas, mas mais difíceis de construir. Modelos sólidos são usados principalmente para simulações visuais, como as dos campos médicos e de engenharia. Eles também são usados para aplicações visuais especializadas, como rastreamento de raios e geometria sólida construtiva.

Shell / Limite

Esses modelos representam a superfície – o limite do objeto – não seu volume (como uma casca de ovo infinitesimalmente fina). Estes são mais fáceis de trabalhar do que modelos sólidos. Quase todos os modelos visuais usados em filmes e videogames são modelos de shell.

Programas para montar projeto 3D

Em seguida, no nosso guia é o software que ajuda você a projetar. O software 3D permite que engenheiros e arquitetos projetem, inspecionem e gerenciem projetos de engenharia dentro de uma interface gráfica integrada do usuário (GUI) em um sistema de computador pessoal. A maioria dos aplicativos suporta modelagem sólida com representação de limites.

Alguns softwares úteis de design 3D estão listados abaixo.

O Sketchup é o melhor software para iniciantes. As ferramentas são fáceis de entender e usar, e a comunidade do programa ajuda muito às pessoas.

Projeto 3D na prática

Faça seus projetos em 3D mesmo sabendo muito pouco. (Imagem: 3D rendering services)

Como fazer um projeto 3D?

Muitas vezes há uma pequena diferença entre o que é real e o que é imaginário. Com modelagem 3D, isso também é o caso, já que as cenas agora podem ganhar viva e ser reproduzidas de maneiras altamente realistas. Seja para desenvolver uma animação, criar um modelo para um site ou videogames, os básicos da criação 3D permanecem os mesmos.

Antes de embarcar na modelagem visual, nos concentramos em projetar um storyboard que servirá para estabelecer as diretrizes do projeto e destacar a atmosfera geral do Visual que será criada.

Etapa 1: blocagem

Durante o primeiro passo, o artista faz modelos aproximados dos objetos 3D e os organiza para formar uma cena. Ele se concentra na casca e limites do objeto. Esta etapa exibe as teclas poses e colocações dos objetos ou caracteres que serão criados.

Etapa 2: detalhamento

Nesta fase, o artista adiciona detalhes aos blocos de modelo 3D iniciais. Modelos parecem mais suaves e mais detalhados; eles estão perto de sua forma final. Alguns artistas também definem a iluminação e as colocações da câmera nesta etapa, a fim de preparar a cena para texturização.

Etapa 3: texturização

Agora, vamos para a textura! A texturização permite que o artista faça o modelo parecer mais realista adicionando cores, desenhos e texturas. Em outras palavras, representa a arte de dar roupas para modelos 3D. Nesse estágio, você precisa entender o mapeamento UV e como as texturas são usadas em diferentes aplicativos.

Etapa 4: renderização

Progressivamente, como a cena começa a se tornar mais detalhada e precisa, nos aproximamos do resultado final. Agora que a textura e a iluminação são concluídas, o artista prossegue para tornar a cena. Os erros geralmente são revelados durante este processo e o artista ajusta seu trabalho de acordo. As imperfeições fazem parte do mundo real, e é por isso que uma grande parte dos esforços da equipe 3D será para adicionar algumas falhas para fazer o modelo 3D parecer mais vivo.

Passo 5: pós-processamento

O estágio final de todas as cenas renderizadas é o processo pós. É quando o artista usa um software de pós-processamento para ajustar ainda mais a renderização final para trazer ainda mais detalhes. A renderização geralmente recebe um tratamento de cores, e alguns artistas ainda adicionam efeitos e usam filtros de fotos para tornar a cena mais atraente. A iluminação também é essencial neste momento para fazer o modelo 3D parecer mais realista possível. De fato, iluminação trabalhada tem o potencial de criar cenas mais convincentes. Pós-processamento em um modelo 3D é geralmente demorado e requer muita concentração para atingir o resultado desejado.

Quando a cena estiver concluída, é hora do enquadramento! Este último deve ser bem pensado porque influenciará a atmosfera que daremos ao nosso visual. Com a ajuda de nossos softwares de modelagem 3D, podemos ampliar todos os detalhes e mudar ângulos como queremos para escolher o ponto de vista perfeito.

Uma vez que este último passo for concluído, chegamos a um objeto 3D detalhado e realista. Caso tenha alguma dúvida ou ainda esteja começando, não tenha vergonha de perguntar pois estaremos respondendo às suas dúvidas nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário