Quais são as 7 ferramentas da qualidade?

Em Trabalho e produtividade por André M. Coelho

As sete ferramentas de qualidade foram primeiro conceituadas por Kaoru Ishikawa, professor de engenharia da Universidade de Tóquio. Eles podem ser usados para controlar e gerenciar a qualidade em qualquer organização.

As 7 ferramentas básicas da qualidade são, essencialmente, técnicas gráficas usadas para identificar e corrigir problemas relacionados à qualidade do produto ou processo.

7 ferramentas de qualidade: fluxogramas

Os fluxogramas são uma das melhores ferramentas de melhoria de processo que você pode usar para analisar uma série de eventos. Eles mapeiam esses eventos para ilustrar um processo complexo, a fim de encontrar quaisquer pontos em comum entre os eventos. Eles também são um dos métodos mais comuns de criar um diagrama de fluxo de trabalho.

Leia também

Os fluxogramas podem ser usados ??em qualquer campo para decompor processos complexos de uma maneira fácil de entender. Em seguida, você pode percorrer os processos de negócios, um por um, identificando áreas de melhoria.

7 ferramentas de qualidade: histograma

Um histograma é um gráfico com colunas diferentes. Essas colunas representam a distribuição pela média. Se o histograma for normal, o gráfico terá uma curva em forma de sino.

Se for anormal, pode assumir diferentes formas com base nas condições da distribuição. Os histogramas são usados ??para medir uma coisa contra a outra e devem sempre ter no mínimo duas variáveis.

7 ferramentas de qualidade: diagrama de causa e efeito (também conhecido como diagrama espinha de peixe)

Os diagramas de causa e efeito podem ser usados para entender as causas principais dos problemas de negócios. Como as empresas enfrentam problemas diariamente, é necessário entender a raiz do problema para que você possa resolvê-lo efetivamente. Contribui muito para análises rápidas e soluções certeiras.

Ferramentas de qualidade de empresa

As ferramentas de qualidade contribuem para uma empresa com melhor desempenho, e uma análise de dados mais direta e eficiente. (Foto: Etech Global Services)

7 ferramentas de qualidade: planilha de verificação

Uma folha de verificação é uma ferramenta básica que reúne e organiza dados para avaliar a qualidade. Isso pode ser feito com uma planilha do Excel para que você possa analisar as informações reunidas em um gráfico. É uma ótima ferramenta e contribui consideravelmente para uma análise de resultados.

7 ferramentas de qualidade: diagrama de dispersão

Os diagramas de dispersão são a melhor maneira de representar o valor de duas variáveis diferentes. Eles apresentam a relação entre as diferentes variáveis e ilustram os resultados em um plano cartesiano. Em seguida, análises adicionais podem ser feitas sobre os valores, auxiliando a direcionar melhor os recursos da empresa.

7 ferramentas de qualidade: gráficos de controle

Um gráfico de controle é uma boa ferramenta para monitorar o desempenho e pode ser usado para monitorar qualquer processo relacionado à função de uma organização. Esses gráficos permitem identificar a estabilidade e a previsibilidade do processo e identificar causas comuns de variação.

7 ferramentas de qualidade: gráficos de Pareto

Os gráficos de Pareto são gráficos que contêm barras e um gráfico de linhas. Os valores são mostrados em ordem decrescente por barras e o total é representado pela linha. Eles podem ser usados para identificar um conjunto de prioridades, para que você possa determinar quais parâmetros têm maior impacto na área específica de preocupação.

https://youtu.be/nbDQmK9GHCI

Quais dessas ferramentas vocês mais usam? Quais acham mais eficientes?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário