Quais os tipos de calculadoras?

Em Dicionário técnico por André M. Coelho

Uma calculadora é uma ferramenta de economia de tempo que, dependendo da sua função, pode ajudar a executar muitos tipos diferentes de tarefas matemáticas. Uma vez que existem diferentes tipos de calculadoras disponíveis, é útil observar suas diferenças para escolher o modelo correto para o trabalho em questão. É fácil entender os benefícios das calculadoras na escola, uma vez que a dificuldade da tarefa de matemática aumenta à medida que os alunos progridem nas aulas. Os cálculos algébricos simples que levariam páginas para resolver podem ser feitos com facilidade com a ajuda de uma calculadora e, à medida que a dificuldade da matemática aumenta, a funcionalidade da calculadora também melhora.

Leia também

Uma vez que a calculadora tornou-se uma ferramenta universal para muitas pessoas, diferentes modelos agora incluem funções adaptadas a grupos específicos. Calculadoras de função simples podem ser encontradas na maioria das casas e são tecnologia padrão em celulares. Estas são úteis ao fazer matemática elementar ou determinar porcentagens. No entanto, existem calculadoras mais poderosas disponíveis para estudantes em aulas de matemática e engenharia, bem como calculadoras projetadas para preencher uma necessidade em muitas profissões (por exemplo, engenharia ou economia). Com tantos tipos de calculadoras disponíveis, é importante entender suas diferenças para escolher a certa para a tarefa.

Tipos de calculadoras: calculadoras portáteis

A calculadora portátil é a calculadora mais básica do mercado hoje. Na sua forma mais simples, a calculadora portátil é de bolso, e é usada apenas para problemas básicos de matemática. Essas calculadoras geralmente vêm com designs elegantes e legais com muitas opções de cores.

Modelo Básico

As calculadoras mais básicas têm poucas funções e exibem os resultados em uma tela LED de uma linha. Esses modelos são chamados de calculadoras de “quatro funções”, uma vez que apenas adicionam, subtraem, multiplicam e dividem. Existem algumas variações da calculadora básica que possuem uma tela grande, fácil de ler e uma bateria, além de um pequeno painel para uso da energia solar. Algumas podem fazer funções básicas como cálculos de tempo, impostos, valores de desconto e raízes quadradas. Este tipo de calculadora é ótimo para o estudante de matemática elementar ou para uso doméstico ao calcular um orçamento familiar.

Tela dupla

A calculadora de tela dupla geralmente possui todos os recursos da calculadora básica, mas também está equipada com dois monitores LCD para uma operação mais fácil. Os valores podem ser copiados entre os monitores principais e secundários ou cálculos independentes podem ser realizados ao mesmo tempo. Alguns dos principais usos para uma calculadora de tela dupla são para cálculos de negócios como impostos, conversão de moeda ou cálculos de custo, venda, ou margem de lucro.

Tela de três linhas

Outra calculadora comum vista nos negócios é a calculadora de exibição de três linhas, um dispositivo básico com uma tela LCD ampla que permite até três linhas de cálculos. A exibição de três linhas permite ao usuário ver a entrada original, cálculo e o total final de uma vez. Essas calculadoras são freqüentemente usadas em operações de câmbio, pois podem armazenar uma série de taxas de conversão na memória para recuperação instantânea. Elas também tem muitas vezes funções para calcular impostos, tempo e custo. Elas são freqüentemente usadas em restaurantes, lojas de varejo e escritórios de contabilidade.

Calculadoras diferentes

Diferentes calculadoras ajudam em diferentes funções, e são essenciais para um trabalho ser realizado com mais rapidez e eficiência. (Foto: Sketchup3DConstruction.com)

Tipos de calculadora: calculadoras de impressão

As calculadoras de impressão foram freqüentemente usadas antes que os computadores se tornassem comuns para manter o total de números durante um período de tempo. As calculadoras de impressão alimentam um rolo de fita de papel através de uma impressora interna para fornecer uma gravação escrita de todos os cálculos que estão sendo feitos. Dependendo do modelo, as calculadoras de impressão podem imprimir em duas cores (geralmente vermelho e preto) para identificação de valores positivo e negativo, e eles imprimem o suficiente para acompanhar mesmo os que digitam muito rápido.

Compacta

A calculadora de impressão compacta é semelhante a um modelo portátil, mas permite aos usuários imprimir resultados. Eles geralmente apresentam grandes leitores fáceis de ler e uma relação de impressão rápida por segundo. As versões mais avançadas também executam funções fiscais e cambiais, bem como porcentagens e cálculos simplificados de custo e lucro. Uma vez que elas fornecem uma maneira acessível de calcular as funções básicas de varejo com um relatório físico, muitas vezes são vistas em lojas do varejo, escritórios de contabilidade e restaurantes.

De mesa

A versão de mesa da calculadora de impressão fornece a mesma funcionalidade da compacta, mas em um tamanho maior. Ele acomoda mais botões de função. O modelo de mesa também fornece uma relação de impressão de linha por segundo mais rápida do que o modelo compacto. Essas calculadoras também fornecem informações adicionais sobre a impressão e podem anotar números ao usar as funções internas para fornecer um registro mais claro de entradas e resultados.

Térmica

As calculadoras térmicas não são muito diferentes dos suas primas mecânicas na medida em que os recursos matemáticos e internos são os mesmos. No entanto, a impressão é feita através de um processo de impressão térmica onde o calor é aplicado a um papel especialmente projetado para reagir e trocar cores. Este processo de impressão não é mecânico, portanto, há menos partes móveis e a operação é mais silenciosa. A velocidade de impressão de linha por segundo também é mais do que o dobro dos modelos de impressão tradicionais. Deve ser considerado, no entanto, o custo da fita térmica, que é mais cara do que a fita de papel normal.

Tipos de calculadoras científicas

As calculadoras científicas fornecem uma ampla gama de conversões, estatísticas, análises e planejamento de dados científicos sofisticados. Essas calculadoras são, de longe, os modelos mais avançados, e fornecem uma variedade de funcionalidades para matemática geral, álgebra, engenharia e estatísticas. A maioria das calculadoras científicas usam um sistema de notação para calculadoras algébricas. Este sistema muda a forma como os problemas de matemática são escritos e exibidos na calculadora para estar mais em linha com outros programas de matemática e formatos de exibição internacionais. Aprender a usar o sistema e os inúmeros botões de função podem levar tempo, portanto, planeje um período de aprendizagem com qualquer calculadora científica nova.

Calculadoras científica padrão

Uma calculadora científica padrão contém uma variedade de funções de matemática que dão a estudantes, cientistas e engenheiros a capacidade de realizar tarefas algébricas complexas, como cálculos de fração, combinações, permutações e estatísticas. Essas calculadoras também podem armazenar dados variáveis na memória para recuperação por funções.

Alguns dos recursos disponíveis incluem o seguinte:

Calculadoras gráficas

As calculadoras gráficas são algumas das calculadoras científicas mais comuns e fornecem uma ampla gama (centenas ou mesmo milhares) de funções. Não só essas calculadoras podem executar qualquer cálculo que você faz como elas podem facilmente traçar coordenadas, resolver gráficos, esboçar e executar estatísticas complexas. Essas calculadoras executam tarefas suficientes para serem consideradas computadores em miniatura. As calculadoras gráficas geralmente possuem monitores LCD de alta resolução que permitem resultados nítidos e fáceis de ler e possuem CPUs de alta velocidade que executam cálculos e gráficos complexos. A memória flash integrada permite o armazenamento sem problemas de dados e aplicativos. A comunicação de dados está disponível via conexão USB para um computador para maior funcionalidade e a capacidade de mover dados dentro e fora da calculadora. Essas calculadoras são usadas em uma variedade de campos científicos, matemáticos e técnicos, e também são vistas em ambientes acadêmicos. Elas são necessárias para a maioria dos estudantes de engenharia e matemática. Muitos modelos vem com características que permitem que um professor inspecione seus próprios problemas para que os alunos trabalhem. Os modelos mais avançados de calculadoras gráficas agora usam telas com cores e contêm uma câmera para que você possa tirar fotos de itens, gráficos de plotagem em objetos reais e fazer links de cores para valores. A funcionalidade aumentada abre muitas oportunidades para o estudo de geometria, traçado de imagens, gráficos e regressão.

Calculadora científica programável

Os modelos programáveis de calculadoras gráficas geralmente contêm todas as funções encontradas em outras calculadoras gráficas, mas também permitem que o usuário programe funções, cálculos e aplicativos. Esta funcionalidade permite que uma grande quantidade de controle e lógica seja aplicada ao resolver cálculos complexos. Essas calculadoras podem armazenar grandes quantidades de dados para o armazenamento de programas e fórmulas.

Qual calculadora escolher?

Antes que as calculadoras fossem uma tecnologia predominante, a maioria das matemáticas era feita por lápis, papel e sua mente. Ao longo do tempo, a calculadora comum de quatro funções evoluiu para se tornar uma ferramenta sempre presente que está sempre disponível para atender às nossas necessidades.

Calculadoras mais poderosas foram introduzidas para preencher uma necessidade acadêmica e industrial e são projetadas para ter funções diferentes das calculadoras normais. Alguns modelos podem ser programados e alguns apresentam impressões instantâneas. Outros permitem que você baixe os dados da calculadora para um computador para armazenamento ou posterior análise de números. Algumas das calculadoras mais avançadas podem exigir treinamento (ou pelo menos algum estudo sério do manual do usuário) para aprender a usá-las corretamente. A chave para escolher a calculadora certa, com todas as variações das calculadoras disponíveis é entender as diferenças entre esses tipos e a funcionalidade disponível.

Qual calculadora é ideal para você? Como fez sua escolha?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário