Qual a diferença entre um filme filmado em 3D e um convertido para 3D?
Aqueles que frequentam o cinema devem já ter percebido uma grande diferença entre alguns filmes 3D. Quem assistiu Avatar sabe muito bem do que estou falando. Avatar foi um filme completamente filmado em 3D e com toda sua fotografia direcionada para maximizar o uso da tecnologia, assim como foi também Tron: O Legado. Agora filmes como Thor e Os Vingadores tinham algumas imagens confusas e até desfocadas no 3D, porque utilizaram da conversão para 3D após as filmagens. Mas qual a diferença que isso faz afinal? É realmente diferente ou é só uma reclamação qualquer?
Leia também
Um filme filmado em 3D cria a possibilidade para o diretor ver e trabalhar a cena, tirando o máximo do efeito, no momento em que ela é filmada. As câmeras 3D tem duas lentes que filmam a mesma cena de ângulos um pouco diferentes e quando a filmagem é unida, forma o efeito 3D tão desejado. Os diretores de fotografia, ou seja, aqueles responsáveis pelo enquadramento, iluminação e tudo mais relacionado ao processo técnico de uma filmagem. Isso possibilita que ele trabalhe elementos em uma cena que tornarão o 3D mais imersivo e uma experiência de entretenimento muito mais completa.
Já um filme que foi convertido para o 3D, apenas utilizará de um software para renderizar as cenas para dar um efeito de profundidade. O diretor de fotografia não necessariamente trabalhou cada uma delas durante as filmagens para tirar o maior proveito do efeito, nem o diretor do filme fez o mesmo. Isso resulta em uma experiência menos imersiva e que muitas vezes tem um 3D que acaba prejudicando cenas com movimentos mais rápidos, principalmente em filmes de ação.
Filmes que são convertidos para 3D normalmente são feitos para tirar mais dinheiro do público, que paga mais pelo ingresso nos cinemas. Antes de ir assistir um filme, veja na internet como ele foi filmado. Se ele foi convertido apenas, tenha praticamente 100% de certeza de que vale mais a pena assisti-lo em 2D.
Com animações e desenhos animados, o caso é um pouco diferente. Como o processo de “filmagem” é feito todo por computadores, o diretor tem como trabalhar todas as cenas para otimizar a imersão e obter um 3D realmente impressionante apenas com softwares de renderização. Um exemplo é o excelente Monstros Vs. Alienígenas, que tem um 3D tão bom que é inclusive utilizado em lojas para demonstrar televisores 3D.
Esperamos tê-lo ajudado a escapar de armadilhas do 3D, principalmente quando for pagar mais caro por um Blu-Ray para seu centro de entretenimento ou pelo ingresso do cinema.
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Computador para Autocad, qual o ideal?
Reconhecimento facial, como funciona?
Google Maps em 3D, como abrir?
Locadora de filmes online – Como é isto?