Qual a diferença entre home theater e sound bar? Qual escolher?
Se você deseja atualizar o som da sua TV, a grande escolha é entre a conveniência e a acessibilidade de uma soundbar, ou a qualidade do som superior-e o custo extra-de um sistema dedicado ao redor. Ambos permitirão que você experimente um som de melhor qualidade, incluindo Dolby Atmos, para seus filmes e programas de TV.
Ambos também podem oferecer música de streaming via Bluetooth ou Wi-Fi do seu telefone ou ativar o controle por meio de um assistente de voz como Alexa ou Google Assistant. Soundbars e sistemas de alto -falantes têm seus prós e contras, então por onde você começa?
Leia também
Primeiro, você precisará decidir quanto deseja gastar e quanto do seu espaço está disposto a dedicar para o aparelho. As soundbars requerem menos dinheiro e espaço, enquanto as configurações de AV em surround levam mais de ambos.
Quanto você quer gastar na soundbar ou home theater?
Uma das principais vantagens de um sistema de soundbar é que você não precisa colocar tanto dinheiro. Excelentes soundbars podem ser adquiridas por valores mais acessíveis, e gastar o dobro do que você gastaria em um modelo básico ou mais lhe dará algo ótimo. Se você está gastando entre 1 e 2 salários mínimos na soundbar, é hora de pensar separadamente.
Pode levar mais tempo e dinheiro para montar um sistema de alto-falantes separado, mas o esforço vale a pena. Para isso, você precisará de pelo menos um par de alto-falantes estéreo um receptor AV que custará mais do que as próprias caixas. A vantagem para tudo isso é que você terá uma plataforma que poderá desenvolver e crescer conforme suas finanças permitirem.
Comprar um conjunto completo de alto-falantes de 5,1 ou mais mais pode ser ainda mais caro no começo, mas fornecerá som surround completo (com alto-falantes traseiros, um alto-falante central para diálogo e um subwoofer para baixo), e seu desempenho será muito mais rico .
Um resumo rápido:
Tem menos de 1 salário mínimo para gastar? Uma soundbar é a sua melhor aposta. Mais de um salário mínimo? Obtenha um receptor AV e alto-falantes estéreo decentes e você pode atualizar com o tempo.
Soundbar: o que é?
Se você está apenas começando, a melhor maneira de atualizar seu som de TV é com uma soundbar. É simples, tudo o que você precisa está incluído na caixa e é fácil de configurar. Existem apenas alguns cabos para se conectar e eles não precisam de vários alto-falantes na sala.
Existem dois tipos principais: soundbars que geralmente são acompanhadas por um subwoofer sem fio e bases de som. Para a maioria das pessoas, uma soundbar é a melhor opção, e os recursos a serem procurados são Bluetooth e uma conexão óptica ou HDMI.
Vantagens da Soundbar:
- Preços acessíveis
- Fácil de configurar
- Parece muito melhor do que os alto-falantes de TV
- Independente, então não precisa de uma caixa separada para fazê-la funcionar
- Alguns modelos incluem recursos avançados, como a compatibilidade Dolby Atmos ou os alto-falantes surround (ou a capacidade de adicioná-los mais tarde)
Desvantagens de uma soundbar:
- Não pareça tão bom ou toque tão alto quanto um sistema de som surround completo, especialmente em salas grandes
- Geralmente não pode atualizar componentes individuais ou adicionar novos formatos surround
- Recursos limitados em comparação com um receptor
- Gastar mais não melhorará necessariamente a qualidade do som. (As soundbars só podem ser tão grandes sem bloquear a TV)
Sistema home theater: o que é?
Existem muitas marcas diferentes de receptores e home theaters que pode ser difícil saber por onde começar.
Primeiro, escolha seus alto-falantes e adicione um receptor.
Se você é um fã de assistir cinema em casa, um sistema de som surround é provavelmente o que você procura. Ter uma configuração 2.1, 5.1 ou Atmos 5.1.4 de canal oferece uma experiência de áudio que não pode ser batida por uma soundbar a qualquer preço. O som é maior e mais fascinante, uma vantagem particularmente importante em salas grandes.
No mínimo, você precisará de um par de alto-falantes estéreo e um receptor ou amplificador integrado. Você também pode adicionar alto-falantes surround, Atmos Heights e um subwoofer para o som que rivaliza com o cinema local.
Embora a complexidade aumente em uma soundbar, adicionar um controle remoto universal ajudará a tornar o sistema mais fácil de usar para os menos técnicos de seus amigos e familiares. Se você quiser saber mais, consulte o nosso guia de compra de receptor, que pode ser resumido como abaixo.
Vantagens do sistema home theater:
- Melhor qualidade de som, incluindo efeitos surround verdadeiros com alto-falantes traseiros
- Você não está mais vinculado pelo fabricante e pode misturar e combinar como quiser
- Adicionar altura ou arredores não significa necessariamente comprar um sistema totalmente novo
- Muito flexível, como você pode atualizar o receptor ou os alto -falantes posteriormente.
Desvantagens do sistema home theater:
- Custa mais do que uma soundbar
- Ocupa mais espaço
- Mais complexo
- Fios e mais fios
Outras alternativas ao sistema de soundbar ou home theater
Alto -falantes alimentados: Há um número crescente de alto -falantes alimentados projetados para preencher a lacuna entre soundbars e sistemas surround. Estes podem ser sistemas diretos, ou ofertas mais especializadas, como os alto-falantes sem fio.
Fones de ouvido: algumas TVs oferecem fones de ouvido ou saídas Bluetooth que permitem conectar um par de fones de ouvido. Há uma grande variedade de modelos disponíveis para cada preço. Esta opção é particularmente útil para uso em ambientes em que você não deseja perturbar os outros.
Devo comprar uma soundbar ou um home theater?
Se você está procurando a solução mais simples possível para melhorar o som da TV, obtenha uma soundbar ou talvez um par de alto-falantes acionados primeiro. Existem muitas opções acessíveis disponíveis e você não precisa sacrificar o estilo para o desempenho. O ponto ideal para uma soundbar é entre um e dois salários mínimos, pois gastar mais do que isso não garante som melhorado.
Se você está falando sério sobre a qualidade do som, os home theaters são o único caminho a percorrer. Você pode misturar e combinar de acordo com suas necessidades, e é mais fácil atualizar quando os novos formatos entrarem – você não precisará substituir tudo se quiser adicionar 8K de capacidade de vídeo, por exemplo.
Qualquer que seja a opção que você escolher, você nunca mais conseguirá voltar aos pequenos alto-falantes de TV.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Modelos de fone de ouvido, como escolher o melhor para você?
O que são os fones True Wireless (TWS)?
Aparelho digital para parabólica: como escolher?
Como atualizar a Netflix na TV?