O que é e como funciona o fax?
Quando Alexander Graham Bell (1847-1922) falou as palavras imortais “Sr. Watson! Venha aquii! Eu quero ver você!” Em seu telefone primitivo, em março de 1876, ele se tornou um dos fundadores da era moderna das telecomunicações. Mas suponha que, por um momento, quisesse enviar ao colega uma foto em vez de palavras faladas: como exatamente ele teria feito isso? A maioria das pessoas supõe que as máquinas de fax (que enviam documentos pelas linhas telefônicas) são mais recentes que as linhas telefônicas que usam, mas o primeiro fax (“telégrafo químico” de Alexander Bain) foi patenteado décadas antes do telefone na década de 1840. Hoje, a Internet tornou o envio de fax obsoleto, mas muitas empresas ainda confiam na antiga tecnologia de fax. Vamos dar uma olhada em como esse sistema funciona.
Leia também
O que é o fax?.
Suponha que você tenha um contrato urgente que quer que eu assine um contrato e você precisa mandar o mais rápido possível. Você poderia enviá-lo, é claro, mas isso levará pelo menos um dia para chegar a mim e outro dia para eu devolvê-lo. Você poderia usar um mensageiro, mas, a menos que moremos perto um do outro, ainda estamos falando de um tempo de resposta de horas. Ou você poderia enviar o contrato pelo telefone com uma máquina de fax em um minuto ou mais.
Vamos imaginar por um momento que os aparelhos de fax não foram inventados, mas você ainda quer usar o telefone. Suponha que você precise transmitir um documento de uma página para mim. O que você pode fazer? Vamos tornar o problema realmente fácil. Digamos que o documento pode ser uma página totalmente preta ou totalmente branca. Agora, transmitir o documento é realmente fácil. Você simplesmente pega seu telefone, disca meu número, espera que eu responda e depois diz “preto” ou “branco”.
Ok, vamos tornar o problema um pouco mais difícil. Suponha que o documento seja uma única página dividida em quatro quadrados e cada uma das quatro áreas possa ser preta ou branca. Mais uma vez, é relativamente fácil para você transmitir este documento. Você me liga e diz apenas “Preto Preto BRanco Preto”, “Branco preto branco e branco” ou o que quer que seja, e eu posso recriar instantaneamente o documento em minha mente do outro lado.
Agora vamos tornar o problema muito mais difícil. Você tem que me enviar uma página inteira coberta de palavras impressas em preto e branco. Na verdade, esse problema não é tão difícil quanto parece. Tudo o que você precisa fazer é dividir a página em milhares de quadrados de grade e depois ler, da esquerda para a direita e de cima para baixo, se cada quadrado é preto ou branco. Suponha que eu esteja sentado do outro lado do telefone com um pedaço de papel com uma grade idêntica de quadrados. Como você leu “preto”, “branco”, “branco”, “preto”, eu só preciso sombrear em todos os quadrados pretos com um lápis e ignorar os brancos. Quando você chegar ao final da página, minha página sombreada ficará parecida com a sua. Se nós fizermos os quadrados pequenos o suficiente, então cada um é um pouco maior que uma cabeça de alfinete, eu magicamente acabarei com uma cópia exata e legível da sua página. Simplesmente falando, é assim que é uma máquina de fax.
Como funciona o fax?
Um aparelho de fax é projetado para enviar e receber documentos, de modo que tenha uma peça de envio e uma parte de recebimento. A parte de envio é um pouco como um scanner de computador com um componente que digitaliza apenas uma linha de um documento de cada vez e apenas em preto e branco. Grosseiramente simplificado, ele olha para cada linha separadamente, detecta as áreas pretas e as áreas brancas, e transmite um tipo de pulso elétrico na linha telefônica para representar preto e outro para representar branco (como dizer “preto” e “branco”, de fato). A linha telefônica transmite essas informações quase instantaneamente para uma máquina de fax na outra ponta. Ela recebe os pulsos elétricos e os usa para controlar uma impressora. Se o fax de recepção ouvir “preto”, ele desenha um pequeno ponto preto na página; se ouve branco, ele se move ligeiramente, deixando um espaço em branco. Demora aproximadamente um minuto para transmitir uma única página de escrita (ou um desenho complexo) dessa forma desajeitada, mas muito sistemática.
O que acontece dentro de um aparelho de fax?
Você já se perguntou o que acontece dentro de sua máquina quando você envia ou recebe um fax?
Para enviar um fax, você alimenta a página no slot de entrada e é puxada entre vários pares de rolos. As máquinas de fax maiores possuem alimentadores de documentos internos que alimentam automaticamente várias páginas de uma pilha, para que você não precise ficar na máquina alimentando as páginas uma de cada vez.
Enquanto o papel se move para baixo, uma luz brilhante brilha nele. As áreas brancas da página refletem muita luz; áreas negras refletem pouco ou nada.
A luz reflete a página em um CCD de detecção de luz. O CCD transforma o padrão analógico de áreas pretas e brancas na página em um padrão numérico (digital) de zeros e números binários e passa as informações para um circuito eletrônico.
O circuito envia as informações digitais pela linha telefônica para o aparelho de fax no terminal receptor.
Quando você recebe um fax, o mesmo circuito recebe informações digitais recebidas da linha telefônica e as encaminha para uma impressora incorporada.
Em um aparelho de fax pessoal típico, o papel é puxado de um rolo grande dentro da máquina. (Em uma máquina de fax de escritório maior, ela geralmente vem de um alimentador de papel comum, semelhante ao de uma impressora a laser.)
A impressora térmica (baseada em calor), operada pelo circuito, reproduz o fax recebido no papel conforme ele passa.
Uma lâmina automática corta a página e o fax impresso surge do ponto de saída.
Você pode ver que existem duas máquinas separadas em uma: um remetente de fax e um receptor de fax. Quando você usa um aparelho de fax para fazer “fotocópias” rápidas de documentos, as duas máquinas se conectam: em vez de enviar um fax pela linha telefônica, o circuito redireciona os dados digitalizados diretamente para a impressora, para obter uma cópia do original documento.
Grupos de aparelho de fax
As máquinas de fax vêm em três tipos básicos chamados grupo 1, grupo 2 e grupo 3. O número do grupo é, em termos gerais, uma medida de quão rápido a máquina pode enviar e receber: uma máquina do grupo 1 envia e recebe na velocidade mais lenta (cerca de seis minutos por página), o grupo 2 pode gerenciar uma página em cerca de três minutos e o grupo 3 fecha em um minuto ou menos por página. Quando um aparelho de fax disca pela primeira vez para outro aparelho de fax, há um curto período (normalmente de 15 a 30 segundos) de conexão em que as máquinas concordam com a velocidade que usarão para a transmissão. É sempre a máquina mais lenta que governa a velocidade, portanto, mesmo se você tiver uma máquina do grupo 3 rápido, ela ainda funcionará na velocidade mais lenta possível se você estiver enviando fax para (ou recebendo fax de) uma máquina do grupo 1 na outra fim da linha.
Prós e contras de aparelhos de fax
O melhor de fax é que é muito simples: basta colocar o documento na máquina, discar o número, esperar que a outra máquina responda e apertar o botão START. Receber um fax é ainda mais fácil: supondo que sua máquina esteja configurada para AUTO, você não precisa fazer nada. Mas também há algumas desvantagens. A maioria das máquinas de fax usa impressoras térmicas de baixo custo que gravam imagens em papel sensível ao calor (máquinas de fax como essa normalmente usam rolos de papel apertados em vez de folhas). O papel é muito caro de usar, desbota muito rapidamente e não pode ser reciclado da maneira usual. Também demora muito para enviar um fax: se levar um minuto por página, um documento de 30 páginas levará mais de meia hora para ser transmitido.
Outra desvantagem é a qualidade dos documentos enviados por fax. Um aparelho de fax detecta áreas em preto e branco, iluminando a página que está transmitindo e usando fotocélulas (componentes eletrônicos sensíveis à luz) para medir a luz refletida novamente. As fotocélulas transmitem quando vêem áreas brancas e não transmitem quando vêem preto. Em outras palavras, eles não conseguem distinguir tons de cinza (ou quais impressoras chamam de “meio-tons”). Isso significa que uma fotografia ou uma obra de arte enviada por fax perderá muito de seus detalhes e pode até se tornar completamente irreconhecível na outra ponta.
Por todas essas razões, muitas pessoas agora preferem enviar documentos como anexos de e-mail. Eles são mais rápidos e mais convenientes, você pode imprimi-los (ou não, como quiser) em papel decente, e você pode enviar e receber coisas em cores e tons de cinza.
Algumas empresas de telefonia também oferecem serviços de fax para e-mail, nos quais você recebe um número de telefone exclusivo. Se alguém enviar um fax para esse número, a empresa recebe o fax para você em um computador central, converte-o em um arquivo de imagem (como JPG ou TIFF) ou PDF e, em seguida, encaminha-o para você por email
Da mesma maneira, a maioria dos computadores que tem um modem também podem enviar faxes para as pessoas com muita facilidade, sem equipamentos extras. Então, por mais datada que seja, a tecnologia de fax provavelmente está aqui para ficar ainda por mais alguns anos.
Você já usou um fax? Quando? Como foi usar o aparelho?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Impressora não imprime, o que fazer?
Como escanear um documento? Apps e dicas!
Vale a pena comprar uma impressora?
Monitorar alteração em páginas – F5 automático