O que é Cloudflare?
Três coisas são cruciais quando você está hospedando um negócio online: ter um site rápido, ficar seguro de atacantes, dimensionado junto com o seu tráfego. O Cloudflare pode ajudar com todos os três. Mas o que exatamente é o CloudFlue e como pode ajudar um site? Vamos explicar um pouco mais sobre esta ferramenta da internet.
O que é o Cloudflare?
No núcleo, a CloudFlare é uma rede de entrega de conteúdo composta por centenas de data centers localizadas em mais de 100 países. Fundada por Matthew Prince em 2009, a CloudFlare cresceu para lidar com cinco a dez por cento do tráfego global da Internet, tornando a Cloudflare um dos maiores CDNs do mundo.
Leia também
Como funciona o Cloudflare: DNS e outros serviços
Alguns dos servisços do Cloudflare são descritos abaixo:
1. Cache do Cloudflare
Um CDN como Cloudflare faz uso de um processo chamado cache. Um cache é um lugar onde os dados visualizados são armazenados para torná-lo mais rápido para recuperar.
Pense em verificar o tempo – se alguém lhe perguntar a que horas é, ele levará algum esforço para tirar o telefone do seu bolso e verificar. No entanto, se alguém lhe perguntar sobre isso alguns segundos depois, você pode apenas dizer o tempo que você se lembra de ver. Nesse caso, o tempo que você lembra é o cache. Claro, depois do tempo passa este cache não será mais preciso, então é importante atualizá-lo conforme necessário.
O CloudFlare verificará seu site (também conhecido como a origem) de vez em frente para manter seu cache atualizado. O CDN do Cloudflare servirá então esse cache para quaisquer visitantes solicitando seu site. O principal benefício de usar o Cloudflare é que os visitantes em todo o mundo vão baixar seu site de um local que é fisicamente mais próximo deles, dando-lhes tempos de carregamento mais rápidos. No entanto, também significa que, uma vez que algumas das solicitações são tratadas completamente pelo CDN, seu servidor experimentará uma carga menor, e mais visitantes poderão analisar o seu site ao mesmo tempo.
2. Filtro do tráfego recebido pelo Cloudflare
Outra capacidade de que as redes de entrega de conteúdo oferecem estão filtragem de tráfego recebido. Isso atua como outra camada de proteção para ameaças externas, juntamente com seu firewall e outras medidas de segurança que você pode ter implementado. A CloudFlare é conhecida por implementar algumas das técnicas mais poderosas de filtragem em sua rede, que seu site pode aproveitar.
3. Rede DNS do Cloudflare
O CloudFlare não é apenas um CDN – eles também operam a rede de nomes de domínio de alta desempenho do mundo (DNS).
O sistema DNS é o que traduz seu nome de domínio em um endereço IP que um computador pode entender e usar para falar com um servidor. Seu Registrador de Domínio especifica primeiro um servidor de nome autoritativo (geralmente chamado de nomeserver), que armazena todos os registros de DNS relevantes.
O processo de resolução DNS acontece antes que uma conexão possa ser estabelecida, por isso é outro fator importante na velocidade de carregamento do seu site.
Na configuração padrão, a CloudFlare é configurada como nome de nomes do seu domínio, para que seus visitantes apreciarão a resolução rápida da DNS fornecida pela rede CloudFlare.
Quais são os benefícios do Cloudflare?
Cloudflare tem um plano gratuito que permite experimentar muitos de seus benefícios sem um compromisso inicial. A única alteração que você precisa para começar é mudar seus nomes de nomes para apontar para o CloudFlare, que lhes permite fornecer sua resolução rápida de DNS e procurar seu tráfego da Web através de sua rede. Mesmo na camada livre, a Cloudflare oferece melhorias valiosas para o desempenho e segurança.
Aqui estão quatro principais benefícios de usar o CloudFlare:
1. Proteção contra tráfego malicioso
Como todo o tráfego para o seu site passa pela rede CloudFlare, o tráfego malicioso, como ataques de DDoS, spam de comentário ou raspagem de conteúdo pode ser detectado e filtrado ou redirecionado sem nunca atingir seu servidor em primeiro lugar.
Os agentes maliciosos são detectados usando uma variedade de identificadores, incluindo endereços IP maliciosos conhecidos anteriores, o tipo de solicitações feitas, quaisquer cargas de pagamento maliciosas que podem ser incluídas na solicitação, ou até mesmo o tempo e a frequência de suas conexões. Isso é pesado contra o nível de segurança em que você configurou em seu site para determinar se um visitante é permitido, se for necessário uma verificação adicional no navegador do visitante, ou se a visita for bloqueada inteiramente.
2. Latência reduzida
Como os dados do seu site são armazenados em cache em cache na rede CloudFlare, os visitantes do site carregarão seu site de seu centro de dados CloudFlare mais próximo, o que reduzirá a latência, em vez de ter que carregá-lo diretamente do seu servidor.
3. Carga de servidor reduzida
Outro benefício do cache é que seu servidor não precisará lidar com todo o seu tráfego da Web. Em vez disso, fornece a rede CloudFlare com uma cópia atualizada do site conforme necessário, o que é, por sua vez, serviu para seus visitantes.
4. Certificado SSL universal
Configurar uma SSL (camada de soquetes seguras) pode ser trivial, ou pode ser um pouco de trabalho; Dependendo do seu servidor web e sua configuração de domínio. A CloudFlare fornece automaticamente um certificado SSL em qualquer domínio proxied, para que seus visitantes possam desfrutar de uma conexão segura mesmo se o SSL não estiver configurado no seu servidor. Você também pode configurar uma configuração SSL flexível, portanto, um certificado auto-assinado ainda pode proteger seu site, além do que o CloudFlare for fornece.
Problemas e erros do CloudFlare
Um dos recursos mais úteis que o CloudFlare tem é o modo de ataque sob o modo, que pode ser ativado quando necessário através do painel de controle do CloudFlare. Isso é projetado para ser usado apenas quando seu site estiver sob um ataque do DDoS ativo, e dá a todos os visitantes um desafio de JavaScript que seu navegador deve ser concluído antes de poderem continuar ao seu site. E quando você recebe um erro do CloudFlare, geralmente é essa a causa.
Felizmente, todo esse processo acontece em poucos segundos sem a intervenção do usuário, minimizar o impacto sobre os visitantes genuínos, enquanto ainda param o maior número possível de bots automatizados.
O CloudFlare tem cinco níveis de segurança que você pode definir em seu site, com os outros quatro estarem desligados, baixos, médios e altos. Esta granularidade é útil para mitigar qualquer problema que seu site possa ter com o tráfego de bot, mesmo que não chegue ao ponto de um ataque de DDOS. Você também pode definir níveis de segurança personalizados para páginas individuais usando as regras da página.
Planos do CloudFlare para negócios e empreendimentos
Alterar seus servidores de nomes pode não ser ideal se você já tiver uma configuração de DNS personalizada, como para um trocador de correio externo. Se você estiver usando uma configuração DNS personalizada, poderá usar os planos de negócios ou corporativos para configurar seus servidores de nomes personalizados enquanto ainda aproveitam a CDN CloudFlare. Além de servidores de nomes personalizados, existem outros recursos especializados fornecidos pelos planos de negócios e empresariais, como regras adicionais de página por página e certificados SSL personalizados.
Quais são as limitações do Cloudflare?
Redes de entrega de conteúdo, como CloudFlare, não são uma varinha mágica, e estar ciente de suas limitações pode ajudá-lo a fazer uso mais eficaz deles. Aqui estão dois casos quando você não quer que o CloudFlare seja ativado:
1. Durante o desenvolvimento do site
Uma das principais características do CloudFlare está em cache seus dados do site para permitir um carregamento mais rápido. Isso, por sua vez, significa que as alterações feitas no seu site podem não aparecer imediatamente. Felizmente, o CloudFlare tem a opção de desativar o cache para qualquer domínio quando necessário. Tenha em mente que isso afetará todos os visitantes do seu site. Uma opção para contornar isso sem ter que desativar completamente o cache é usar o arquivo de hosts do DNS para acessar diretamente o IP do seu servidor, em vez de passar pela rede CloudFlare.
2. Para dados em tempo real
Assim como antes, o cache pode funcionar contra você se os dados do seu site mudarem continuamente, e você gostaria de evitar que seus visitantes vejam dados obsoletos. Em vez de ter que desativar o CloudFlare para todo o seu site, você pode usar diretivas de controle de cache para contar a CloudFlare por quanto tempo manter os recursos do seu site.
Como faço para começar com o Cloudflare?
Configurar uma conta CloudFlare é gratuita e fácil de fazer. O único requisito para adicionar um domínio a essa conta é ser capaz de alterar os servidores de nomes configurados em seu registrador de domínio. Isso garante que qualquer pessoa passando pelo seu site passe pela rede CloudFlare, em vez de ir ao servidor diretamente.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
5 dicas para escolher o melhor domínio para um negócio
Monitoramento de rede
O que é um servidor de internet?
Qual é o DNS do Google?