O que é TI – Tecnologia da Informação? Conceito, definição e exemplos!
Tecnologia da Informação oi TI é uma das indústrias que mais crescem na economia instável de hoje. Várias pesquisas mostram que as pessoas relacionadas à indústria de TI são pagas mais altas em comparação com outros campos. Por quê? Porque muitas empresas, organizações governamentais, indústrias querem automatizar seus negócios e processos do dia-a-dia. O termo Tecnologia da Informação é quase sempre referenciado a computadores e redes de computadores, mas também inclui telefonia, televisão, indústria de telecomunicações e até pessoas que trabalham nessas indústrias.
Leia também
O que é a tecnologia da informação?
Podemos simplesmente definir a Tecnologia da Informação como “qualquer tecnologia através da qual obtemos informação é chamada tecnologia da informação”.
Muitas vezes, o termo TI é aplicado a computadores e sistemas baseados em computadores. No entanto, as raízes da palavra tecnologia sugerem que é um “meio” para um fim “. Por exemplo, usar um livro de correspondências é um meio de criar um incêndio. O fim é o fogo em si. Uma bicicleta é um meio de transporte. O objetivo da bicicleta é chegar a um destino e, talvez, também fazer algum exercício necessário.
Consequentemente, quando falamos sobre o uso da tecnologia, devemos sempre lembrar que é um meio, não um fim em si mesmo. A tecnologia, no sentido mais amplo, é a aplicação das modernas tecnologias de comunicação e computação à criação, gerenciamento e uso do conhecimento.
Geralmente, a TI se refere a equipamentos como computadores, dispositivos de armazenamento de dados, redes e também dispositivos de comunicação.
Tecnologia da Informação significa o uso de hardware, software, serviços e infraestrutura de suporte para gerenciar e fornecer informações usando vozes, dados e vídeo.
Para definir melhor a tecnologia da informação e o que deve ser incluído no orçamento de TI, as seguintes informações são fornecidas.
Elementos da tecnologia da informação
Tecnologia da informação inclui:
- Todos os computadores com uma interface humana.
- Todos os periféricos de computador que não funcionam, a menos que estejam conectados a um computador ou rede.
- Todas as redes de voz, vídeo e dados e os equipamentos, funcionários e serviços adquiridos necessários para operá-los.
- Todos os salários e benefícios para o pessoal cujas descrições de funções incluem especificamente funções de tecnologia, ou seja, serviços de rede, desenvolvimento de aplicativos, administração de sistemas.
- Todos os serviços de tecnologia fornecidos por fornecedores ou contratados.
- Custos operacionais associados ao fornecimento de tecnologia da informação.
- Todos os custos associados ao desenvolvimento, compra, licenciamento ou manutenção de software.
As empresas podem querer incluir outros custos a seu critério. Por exemplo, uma empresa pode querer incluir câmeras digitais em seu orçamento de TI, mesmo que elas possam ser operadas de maneira independente. O pessoal de entrada de dados pode ser incluído se for considerado parte da equipe de tecnologia. Os custos excluídos podem ser incluídos se forem parte integrante de um aplicativo de computador ou se forem difíceis de serem eliminados, pois os custos são incluídos em outros custos de tecnologia da informação.
Funções e exemplos da tecnologia da informação
Algumas das funções da tecnologia da informação incluem:
- Gerenciar uma rede de computadores.
- Criar páginas da web originais.
- Produzir vídeos digitalmente.
- Projetar sistemas de computador como consultor.
- Fornecedores que vendem produtos na internet.
- Criar obras de arte em 3D.
- Administrar banco de dados de uma empresa.
- Software de codificação.
- Fornecer suporte técnico.
- Gerenciar projetos e orçamentos.
- Escrever documentação técnica.
Exemplos de tecnologia da informação são
- Equipamento telefônico e de rádio e comutadores utilizados para comunicações de voz.
- Aplicativos de computador tradicionais que incluem armazenamento de dados e programas para entrada, processamento e saída de dados.
- Software e suporte para sistemas de automação de escritório, como processamento de texto e planilhas, bem como o computador para executá-los.
Usuário, PCs e software. - Redes de dados e todos os equipamentos de comunicação associados, como servidores, pontes, roteadores, hubs e fiação.
- Periféricos diretamente conectados aos sistemas de informações do computador usados ??para coletar ou transmitir informações de áudio, vídeo ou gráficos, como scanners e digitalizadores.
- Sistemas de resposta de voz que interagem com um banco de dados ou aplicativo de computador.
- Equipamento de videoconferência.
- A rede de comunicação de rádio
- Computadores e sistemas de rede usados por professores, treinadores e estudantes para fins educacionais.
- Sistemas de computadores “abertos” que monitoram ou automatizam processos mecânicos ou químicos e também armazenam informações usadas por aplicativos de computador para análise e tomada de decisões.
Todos os custos operacionais, equipamentos e tempo de equipe associados ao suporte à infraestrutura de tecnologia da empresa, possivelmente incluindo itens excluídos acima, como equipamentos de vídeo usados para treinamento de tecnologia que estão incluídos no centro de custos de sistemas de informações.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Programador: quanto ganha e o que faz?
Como trabalhar com suporte em TI?
Quais os tipos de software existentes?
5 razões para usar o computador pessoal no trabalho!