Recarregar toner de impressora compensa? Calculamos!

Em Softwares, apps e produtos por André M. Coelho

Muitos tem uma impressora em casa. Certamente, esses itens são usados para diversos fins, desde a impressão de documentos e convites, até impressão de fotos ricas em cores. Quanto mais usamos, mais rápido também acabam nossos cartuchos de tinta.

Podemos comprar um cartucho novo nas lojas, é claro. Ou podemos mandar recarregar o cartucho de tinta em uma loja ou empresa especializada. Em alguns casos, você mesmo pode recarregar o cartucho, seguindo instruções de vídeos e manuais disponíveis para os mais diversos tipos de modelos de impressoras.

A verdadeira questão, porém, é se esta prática realmente economiza dinheiro, ou se seria melhor investir em um cartucho novo, ou uma recarga feita por empresa especializada.

Leia também

Recarga de toner: o preço compensa?

Para recarregar um cartucho de impressora, você vai precisar de um kit básico, que inclui:

Um kit desses custa cerca de 6% do valor do salário mínimo vigente, dá para recarregar cerca de 60 cartuchos. Comparado com uma recarga única que pode custar cerca de 3% do valor do salário mínimo, ou um cartucho novo que pode custar 12% ou mais do valor do salário mínimo, parece ser um ótimo negócio essa recarga do toner.

Economizar na recarga de cartucho

A recarga do cartucho da impressora é uma boa forma de cortar custos. Porém, tem suas desvantagens, que devem ser consideradas antes da economia. (Foto: www.youtube.com)

Qualidade da impressão de cartucho recarregado pode piorar

Aprender a recarregar o cartucho não é difícil. Você pode também pagar uma empresa especializada e instalar um kit de fácil recarga, que custa entre 12% a 15% do salário mínimo vigente, e inclui pequenos toners ao lado da impressora conectados ao cartucho, que são fáceis de carregar e barateiam muito os custos de impressão. O problema não está nos toners em, ou no cartucho, mas na qualidade da impressão.

A tinta usada na recarga, muitas vezes, não é tão boa quanto a tinta usada em um cartucho original. Se você está apenas imprimindo páginas para leitura pessoal ou formulário para preenchimento, você provavelmente não terá problemas. No entanto, se você estiver imprimindo fotografias ou itens que deseja expor, a diferença de cor é muitas vezes perceptível. Uma solução para isso é mudar os seus cartuchos dependendo da utilização de impressão, mas que podem se transformar em um verdadeiro aborrecimento ao longo do tempo.

Outro fator em questão é a ponta de impressão do cartucho. Com o tempo, a ponta pode perder a precisão e/ou entupir, devido ao uso de diferentes tintas ou por causa do prazo de validade mesmo. É importante sempre acompanhar o desempenho da impressão para verificar os primeiros sinais de que a ponta do cartucho está nas últimas, e você precisará de um cartucho novo.

Recarregue seu cartucho para impressões baratas, use cartuchos novos para impressões de qualidade

É difícil hoje saber quem precisa de uma impressora em casa. Nosso conselho é que se você realmente precisa de uma impressora, e precisa apenas imprimir documentos que não precisam da melhor qualidade possível, a recarga é viável e vai cortar custos.

Se você precisa imprimir fotos, ou documentos com qualidade melhor, é bom ter cartuchos com a melhor qualidade de tinta e impressão possível. Talvez, ter um kit de cartuchos novos para fotos, e um kit de cartuchos recarregáveis, para ambas as situações. Bem melhor estar preparado para as duas situações, não acham?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.

Deixe um comentário