Redirecionar portas no roteador
Os pacotes de dados transmitidos através de uma rede TCP IP tem sempre um endereço IP de origem, um endereço de destino e uma porta de destino.
Quando um pacote é recebido por um roteador, ele deve ser informado para qual IP e porta direcionar aquele pacote em uma rede interna.
O redirecionamento de portas é exatamente o processo de definir no roteador para qual porta e IP da rede local devem ser enviados pacotes recebidos da Internet em uma determinada porta de entrada.
Leia também
Várias regras de redirecionamento de portas podem ser criadas no roteador, desde que não sejam conflitantes entre si. A configuração de redirecionamento de portas é um procedimento relativamente simples, mas deve ser feito apenas pelo técnico responsável pela rede, visto que pequenos erros nesta configuração podem afetar o funcionamento e a estabilidade da rede e da comunicação através da internet. Além disso, em locais onde as configurações de rede seguem rígidos padrões de segurança, haverá senhas e várias outras verificações de segurança antes que esta configuração possa ser modificada.
Vários jogos também exigem a configuração do redirecionamento de portas, também conhecido como “port fowarding“. Outra situação em que é comum a necessidade de redirecionar portas no modem ou roteador é quando se deseja criar um sistema de acesso remoto. Tais sistemas são úteis para a prestação de serviços de suporte técnico em software, por exemplo.
Simplificando: veja abaixo um mini tutorial de redirecionamento de portas, siga os passos:
- Descubra qual o roteador ou gateway deve ser configurado. Dependendo da complexidade da rede em questão, este passo pode não ser muito simples.
- Saiba qual a porta de entrada, vinda da internet deve ser redirecionada.
- Informe-se sobre o IP e porta na rede interna para o qual deve ser feito o redirecionamento.
- Certifique-se de conhecer as senhas necessárias para a configuração.
- Avise aos usuários da necessidade (muito provável) de ter que reiniciar o roteador ou o serviço no gateway. Isto irá gerar algum transtorno, pois a comunicação de rede será interrompida.
- Antes de confirmar qualquer alteração, revise atentamente outras regras existentes para se certificar de que não existem conflitos.
Para testar, siga os passos abaixo:
- Coloquem um programa em modo listning (ouvindo) na porta escolhida, na máquina para o qual foi feito o redirecionamento.
- Acesse o site GRC e utilize o Shields Up para testar ( a partir da internet ) se a porta está corretamente direcionada.
Pronto. Seguindo os passo acima a configuração e teste do redirecionamento de portas poderá ser feita sem maiores problemas. Como cada equipamento ou software de roteamento é diferente, não entrei em detalhes sobre as interfaces de configuração dos mesmos. Apesar de nem sempre intuitivas, eles são bem parecidas pois realizam a mesma tarefa.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também
O que é DHCP e para que serve?
Luz vermelha no roteador: problemas e soluções
Como rotear a internet?
Internet cai e só volta quando reinicia o modem: o que pode ser?
2 comentários para: “Redirecionar portas no roteador”
Bruno Nagib
Tenho um molden thonpson e um roteador, preciso redirecionar a porta 9090 para dvr stand alone?
Silvio
Sou recém formado em técnico de informática e iniciante no ramo de seguranca eletrônica, tem muitas dúvidas com relação ao redirecionamento de portas, eu faço o seguinte, onde tem um modem e um roteador eu pego o IP wan do roteador e coloco no dmz do modem gostaria de alguém pudesse mim informar se é a maneira correta ou tem outras maneiras.