Rotina Matinal: O que é? Para que serve? Funciona?
A sua rotina matinal atual consiste em pressionar o botão soneca quatro vezes e sair pela porta cinco minutos depois, quando você calça os sapatos e come uma barra de proteínas, enquanto verifica o e-mail no telefone? A partir desse momento, nosso dia inteiro pode parecer que estamos sempre tentando nos apressar e alcançar, nunca nos sentindo realmente no topo do jogo ou muito produtivos. Nós podemos fazer melhor!
Muitos de nós estão ocupados, têm muitas responsabilidades e obrigações, e geralmente se sentem perdidos por tempo. Ter uma ótima rotina matinal pode fazer toda a diferença em ser produtivo, alcançar objetivos, sentir-se organizado e fazer tudo isso com confiança.
Leia também
Porque se importar com minha rotina matinal?
É sabido que as rotinas matinais podem ser um fator decisivo para as pessoas que passam dias ótimos e produtivos. Particularmente nas áreas profissionais de vendas e liderança, o desenvolvimento de uma rotina matinal sólida pode ser um fator decisivo em termos de produtividade e sucesso.
Embora nem todos estejam em vendas ou em uma posição de liderança no trabalho, todos somos projetados para ser líderes de nossas próprias vidas. Isso inclui nos dar a melhor oportunidade para nos sentirmos confiantes e produtivos a cada dia.
Os profissionais de produtividade sugerem que os hábitos diários podem ser um indicador de aumento de produtividade e conquista. Embora os treinadores tenham idéias variadas sobre os tipos de hábitos diários a serem incluídos, a maioria concorda que a maneira como começamos o dia tem um tremendo impacto sobre a aparência do resto do dia.
Criar uma rotina matinal não é focado em quem pode realizar o máximo ou marcar mais caixas do que todos os outros, é sobre permitir-se começar o dia com confiança, paz e uma atitude positiva. Começar o dia dessa maneira pode nos permitir efetivamente executar tarefas e lidar com as coisas que surgem em nosso caminho sem nos sentirmos estressados ou sobrecarregados constantemente.
Saúde física na rotina de manhã
O estresse no local de trabalho pode ser tão prejudicial à nossa saúde quanto o fumo passivo. Se isso soa difícil, considere que o estresse (medido pelos níveis de cortisol) é maior nas mães que ficam em casa, em comparação com as mulheres que trabalham em período integral fora de casa. À medida que o estresse aumenta, nosso sistema imunológico pode se tornar menos eficaz no combate a resfriados, gripes, alergias e outras preocupações físicas comuns.
Uma rotina matinal saudável contribui para a redução do estresse e um bom resultado na produtividade.
Saúde emocional com a rotina matinal
Sentir-se bem, fisicamente, certamente pode influenciar como nos sentimos emocionalmente. Geralmente não andamos por aí com gripe com um sorriso no rosto ou por ser otimistas demais. Nossa saúde emocional pode ser afetada pela forma como sentimos que estamos gerenciando nosso dia.
Quando estamos sempre com pressa e tentando marcar o próximo compromisso, sempre atrasados ou perdidos em um mar de tarefas, podemos facilmente ficar sobrecarregados, estressados, tristes e frustrados. Com o tempo, se esse fosse um padrão contínuo, faz sentido que pudéssemos começar a nos sentir sem esperança, como se nunca o alcançássemos!
Uma sensação de paz e confiança em nossos dias pode ajudar-nos a manter uma saúde emocional positiva e a tornar-nos muito mais resistentes durante períodos de estresse.
Relacionamentos melhorados com a rotina
Quando nos sentimos sobrecarregados e estressados, nossas emoções podem aparecer facilmente em nossos relacionamentos com pessoas importantes em nossas vidas. Quantas vezes você chegou em casa depois de um dia longo e estressante e tirou suas frustrações de um ente querido? Isso pode ser através de ventilação, raiva ou até isolamento daqueles que amamos.
Ao começarmos a construir uma rotina matinal que nos permita sentir-se mais confiantes, produtivos e resilientes, podemos descobrir que nossos relacionamentos parecem mais íntimos, mais conectados e positivos também.
Produtividade maior com a rotina da manhã
A rotina da manhã nos ajuda a definir o tom do dia, melhor nos permitindo controlar nossos horários em vez de nosso horário nos controlar. À medida que começamos a cada dia, podemos nos concentrar melhor no que está à nossa frente, onde priorizar nosso tempo e, finalmente, aumentar nossa produtividade.
A produtividade nem sempre é sobre o quanto estamos fazendo, mas também pode se referir ao nível de qualidade e intenção que estamos dando às tarefas. Terminar o dia com 10 tarefas semi-concluídas parece muito diferente de completar seis tarefas e sentir orgulho da qualidade do seu trabalho. Quando estamos constantemente reagindo a tarefas, estressores ou necessidades adicionais de outras pessoas, podemos achar muito difícil priorizar e acompanhar efetivamente.
Confiança no seu dia
Estar confiante significa mais do que simplesmente dizer: “Eu gosto de mim”. Confiança autêntica é crescida através de experiências. Autoeficácia é um termo que se refere à nossa crença de que podemos alcançar objetivos e concluir tarefas – uma crença em nossas próprias habilidades. Diferente da auto-estima, que é uma visão geral de nossos sentimentos de valor próprio, a auto-eficácia é mais influente para ajudar-nos a construir confiança e resiliência.
Passar por experiências de nossos dias e realmente nos observar completando tarefas e sentindo uma sensação de realização ajuda a reforçar nosso senso de auto-eficácia. Ter uma rotina matinal ajuda a preparar o terreno para uma melhor priorização, gerenciamento de tempo mais eficaz e maior produtividade. Tudo isso, por sua vez, provavelmente terá um impacto positivo em nossa auto-eficácia.
Paz de espírito
O estresse pode causar muitos problemas, emocionalmente, fisicamente, em nossas carreiras e em nossos relacionamentos. Não sentir que podemos realizar tarefas, ou sentir que estamos sempre atrasados, causa grande estresse. Nossa auto-eficácia parece baixa, podemos começar a experimentar conversas negativas e acabar nos sentindo angustiados e sobrecarregados.
Uma rotina matutina sólida e consistente pode nos oferecer um tempo para praticar a atenção intencional e / ou a oração, levando a sentimentos de maior paz à medida que passamos o dia. Sentir-se produtivo em nossos dias pode levar a uma noite mais tranquila e, por sua vez, uma melhor noite de sono e uma manhã refrescada no dia seguinte.
Como fazer uma rotina matinal perfeita?
Não aperte a soneca! Pode ser tão difícil, especialmente no começo, não voltar aos modos antigos e apertar o botão de soneca para que você possa deitar na cama um pouco mais. Uma boa rotina matinal permite tempo suficiente para você aproveitar e se beneficiar da sua rotina!
A quantidade de tempo pode variar de pessoa para pessoa, mas pode variar de 30 a 90 minutos. Às vezes, existe a suposição de que você precisa acordar às quatro da manhã para ter uma boa rotina matinal. Os profissionais de produtividade sugerem que você se ouça e saiba o que seria realista para você fazer e acompanhar. Não se preocupe com o que os outros estão fazendo.
Coisas importantes a lembrar:
- Defina um tempo razoável para acordar.
- Dê sua rotina entre 30 a 90 minutos.
- Não aperte o botão soneca.
- Mexa seu corpo
Sua rotina matinal anterior poderia ter sido acordar e pegar o telefone imediatamente, deitar na cama por 45 minutos, percorrer o Instagram ou até mesmo verificar e-mails para verificar se há trabalho.
Ao desenvolver nossa rotina matinal, devemos considerar algumas coisas que poderíamos “parar de fazer”, em vez de concentrar toda a nossa atenção no que adicionar aos nossos dias. Se nos permitirmos ficar longe da tela, podemos usar esses momentos para levantar, alongar, praticar ioga ou mesmo fazer uma breve caminhada. Qualquer movimento corporal de manhã será melhor do que deitar na cama nas mídias sociais! Estamos ativamente acordando nossos músculos e nossas mentes.
Coisas importantes a lembrar:
- Não fique na cama quando o alarme disparar.
- Qualquer movimento é útil, não precisa ser intenso.
- Alongamento, ioga, caminhada são bons exemplos.
- Pratique a quietude
Por mais que o movimento do corpo seja importante pela manhã, o mesmo ocorre com a quietude. Esta pode ser fundamental para nos ajudar a começar o dia com o pé direito.
Atividades como meditação, respiração e oração são ótimos exemplos de como isso pode ser parte da sua rotina matinal. Praticar a quietude pode nos ajudar a sentir-nos fundamentados, focados e prontos para priorizar efetivamente as tarefas. Pular essa etapa pode nos levar a continuar nos sentindo apressados e menos eficazes em nossos dias, o que frustra o ponto de desenvolver uma boa rotina matinal!
Coisas importantes a lembrar:
- A quietude é tão importante quanto o movimento da manhã.
- Praticar a quietude nos ajuda a aprender como concentrar nossa energia.
- Meditação, oração, exercícios respiratórios são bons exemplos.
Desde que éramos crianças, provavelmente ouvimos a mensagem de que um bom dia começa com um bom café da manhã. É verdade que a maneira como abastecemos nosso corpo pela manhã pode ter uma poderosa influência sobre nossa saúde física, nossos níveis de energia e nossa atitude mental ao longo do dia.
Se nos alimentamos com alimentos com pouco ou nenhum valor nutricional, não sentimos o nosso melhor, podemos encontrar nossos níveis de energia atingindo seu pico durante o dia e nos sentimos desregulados. Um café da manhã saudável nos permite alimentar o corpo adequadamente e pode levar a níveis de energia mais consistentes, além de nos sentirmos mais alertas e concentrados.
Coisas importantes a lembrar:
- Não se permita tomar decisões impulsivas sobre comida.
- Tire um tempo para planejar e preparar um café da manhã saudável.
- Alimentos saudáveis para incorporar incluem proteínas, frutas e grãos integrais.
Ao encerrar sua rotina matinal, pode ser útil dar uma olhada intencional no seu dia. A revisão do seu dia com intenção permite que você mantenha o controle sobre sua agenda, em vez de controlar sua agenda. Seja honesto consigo mesmo quanto à importância de certas tarefas e lembre-se de que nem tudo pode ser uma prioridade. Por mais que pareça emocionalmente, a realidade é que não podemos funcionar dessa maneira sem ficar sobrecarregados.
Pode ser útil se concentrar em uma coisa de cada vez. Seja intencional ao decidir para onde sua energia e esforços precisam ir, conclua isso e passe para a próxima. Tentar manipular várias tarefas pode levar ao gerenciamento de tempo ineficaz, baixa produtividade e desgaste.
Coisas importantes a lembrar:
- Seja honesto consigo mesmo enquanto olha para o seu dia.
- Lembre-se de que nem tudo pode ser uma prioridade.
- Concentre-se em uma coisa de cada vez.
E se eu não sou uma pessoa da manhã?
Você não precisa ser naturalmente uma pessoa da manhã para desenvolver uma ótima rotina matinal. A decisão de como você cria sua rotina matinal depende de você e da sua motivação para tentar e do que você acha que pode ser consistente a longo prazo. Uma rotina matinal não será eficaz se durar apenas alguns dias. E as dicas abaixo contribuirão até o mais resistente para a construção de uma rotina eficiente.
Seja flexível
Deixe de lado quaisquer expectativas para desenvolver a rotina perfeita e executá-la perfeitamente todas as manhãs. Você não está procurando a perfeição neste novo hábito, apenas energia intencional sendo colocada para criar uma rotina matinal que funcione melhor para você. Ser flexível significa que você pode se adaptar e ajustar, encontrar o que funciona bem e estar disposto a deixar o que não funciona bem. Lembre-se de que você está desenvolvendo uma rotina matinal para viver de maneira mais produtiva e pacífica, não para que possa viver com ainda mais estresse!
Seja consistente
Os hábitos mais úteis são aqueles com os quais podemos acompanhar de forma consistente. Se a idéia de uma rotina matinal é nova para você, não se preocupe. Praticar a consistência ajudará sua rotina a se sentir cada vez mais natural ao longo do tempo. Ao sentir e ver o impacto positivo de uma boa rotina matinal em seu dia, você achará motivador continuar praticando esse hábito. Será menos parecido com algo que você “deveria” fazer e se tornará algo que você espera fazer. Se você pular um dia, volte para o dia seguinte. Novamente, não se trata de um desempenho perfeito, mas de você se dar a oportunidade de viver o seu melhor.
Assuma o controle da tecnologia
Apesar de alguns dos nossos melhores esforços para não deixar a tecnologia assumir o controle, geralmente achamos que está atrapalhando ou sendo inevitável. Ao desenvolver sua rotina matinal, não se concentre em desistir da tecnologia porque, sejamos honestos, isso não funcionará. Você provavelmente pode usar seu telefone como alarme!
O que você está procurando fazer é recuperar a autoridade sobre sua tecnologia. Como sugere o treinador de gerenciamento de tempo Craig Jarrow, permita que a tecnologia funcione para você e use-a de acordo. Você decide como seus dispositivos, ou tecnologia em geral, desempenharão um papel em sua rotina matinal.
Se você deixar o tempo sem tela da tela invadir a rotina matinal, permita que esses limites voltem ao lugar, para que você possa se concentrar novamente no objetivo de desenvolver uma rotina matinal saudável.
Planejar à noite
Embora estejamos falando sobre o desenvolvimento de uma boa rotina matinal, pode ser útil iniciar esse processo na noite anterior. Se houver coisas que você possa colocar para facilitar sua manhã, vá em frente e faça isso antes de dormir. Idéias simples podem incluir arrumar suas roupas para o dia seguinte, preparar a comida que você terá no café da manhã ou embalar o almoço antes do tempo. Sua manhã vai agradecer!
Como vocês fazem sua rotina matinal? Quais estratégias funcionam melhor para vocês?
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
App para estudar: 10 sugestões para organizar seus estudos
10 coisas que podem dar errado em um plano de ação
Rotina infantil: 5 dicas para te ajudar a cuidar das crianças!
Como fazer um cronograma pessoal?