Tirar o pen drive sem remover com segurança estraga ou corrompe?
Você provavelmente já ouviu falar que você sempre precisa “Remover hardware com segurança” antes de desconectar um dispositivo USB. No entanto, também há uma boa chance de que você tenha desconectado um dispositivo USB sem usar esta opção e tudo tenha funcionado muito bem até agora, te levando a questionar se é realmente necessário remover o hardware com segurança. O próprio Windows diz que você não precisa usar a opção “Remover hardware com segurança” se você usar determinadas configurações, mas o conselho que o Windows fornece é enganoso.
Leia também
Remoção Rápida Vs. Melhor Desempenho
O Windows permite que você otimize seu dispositivo USB para remoção rápida ou um melhor desempenho. Por padrão, o Windows otimiza dispositivos USB para remoção rápida. Você pode acessar essa configuração do gerenciador de dispositivos.
Vá para o Painel de Controle > Hardware e Som > Gerenciador de Dispositivos, e pressione Enter para iniciá-lo. Expanda a seção discos no Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direito do mouse no dispositivo USB e selecione Propriedades. Selecione a guia Diretivas/Regras na janela de Propriedades. Você vai notar que o Windows diz que você pode desconectar o dispositivo USB com segurança sem usar o botão “Remover hardware com segurança”, então isso significa que você pode desconectar o dispositivo USB sem nunca removê-lo com segurança, certo?
Não tão rápido.
O perigo de corromper os dados
A caixa de diálogo do Windows é enganosa. Se você desconectar o dispositivo USB enquanto os dados são gravadas nele (por exemplo, enquanto você está movendo arquivos para ele ou quando você está salvando um arquivo no pen drive) isso pode resultar em corrupção de dados. Não importa qual opção você usa, você deve garantir que o dispositivo USB não está em uso antes de desconectá-lo. Alguns pen drives podem ter luzes que piscam enquanto eles estão sendo usados.
No entanto, mesmo se o dispositivo USB não parece estar em uso, pode ainda estar em utilização. Um programa em segundo plano pode estar ativo na unidade, resultando na corrupção de dados ao desconectar o USB de qualquer jeito. Se o seu pen drive não parece estar em uso, provavelmente você pode desligá-lo sem qualquer tipo de corrupção de dados ocorrer. No entanto, para estar seguro, ainda é uma boa idria usar a opção “Remover Hardware com segurança” ao ejetar um dispositivo, garantindo que todos os programas e arquivos do pen drive estejam protegidos.
O cache de gravação
Se você selecionar a opção de melhor desempenho, o Windows irá armazenar os dados em um cache, em vez de escrevê-lo para o dispositivo USB imediatamente. Isto irá melhorar o desempenho do seu dispositivo. No entanto, a corrupção de dados é muito mais provável de ocorrer se você desconectar o dispositivo USB sem usar a opção “Remover hardware com segurança”. Se o cache estiver ativado, o Windows não irá gravar os dados em seu dispositivo USB imediatamente. Mesmo se os dados parecerem ter sido enviados para o dispositivo e tudo parece ter sido já enviado, os dados podem ser armazenados em cache apenas no seu sistema.
Ao ejetar um dispositivo, o Windows irá liberar o cache de gravação para o disco, garantindo que todas as mudanças necessárias sejam feitas antes de notificá-lo quando é seguro remover a unidade. Enquanto a opção de remoção rápida diminui o desempenho do USB, é o padrão para minimizar as chances de corrupção de dados no dia-a-dia uso.
Removendo seu pen drive com segurança
Em última análise, não importa, você deve usar o ícone “Remover Hardware com Segurança” e ejetar o dispositivo antes de desconectá-lo. Você também pode clicar em Meu Computador, clicar com o botão direito do mouse sobre o pen drive e selecionar Ejetar. O Windows irá dizer-lhe quando é seguro remover o dispositivo, eliminando quaisquer alterações de corrupção de dados.
Removendo seu pen drive com segurança no Linux e no Mac OSX
Este conselho não se aplica apenas para Windows: se você estiver usando Linux, você deve usar a opção Ejetar no seu gerenciador de arquivos antes de desconectar um dispositivo USB, também. O mesmo vale para Mac OS X.
Considerações Finais
Conheço pessoas que remover o pen drive ser usar a opção de remover com segurança e nunca tiveram problemas, assim como tiver amigos realmente azarados que corromperam diretórios inteiros com arquivos de trabalho. Em outras palavras, não vale a pena brincar com a sorte: use sempre a opção de remover seu pen drive com segurança, antes que remover direto te cause dores de cabeça.
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Como formatar um PC?
10 passos para instalar o Windows XP sem CD-ROM
Meu Windows não inicia, o que fazer?
Como escolher a versão do Windows que você precisa?
2 comentários para: “Tirar o pen drive sem remover com segurança estraga ou corrompe?”
Alex Antonio
Remover o pen drive com a TV desligada no modo Led danifica a tv ou pen drive?…Minha TV é modelo Samsung t19 b300
Equipe Palpite Digital
Com a TV desligada, não há problema.