Tomada inteligente: quais modelos? Como escolher? Como instalar?
Ao escolher uma tomada inteligente, você precisa considerar várias especificações dela. Um dos principais parâmetros é a potência de carga, deve ser maior que a carga do equipamento conectado. Mas vamos descrever um pouco dos recursos e características básicas para escolher uma boa tomada inteligente.
Tomada inteligente: recursos básicos
A potência máxima de carga de um plugue inteligente é geralmente de 16 A. Observe também o tipo de plugue (varia dependendo do país); caso contrário, você precisará de um adaptador.
Além disso, o tipo de soquete universal é preferido, isso permitirá a conexão de vários dispositivos. É melhor escolher uma tomada à prova de umidade com tampas de proteção. O material é outro aspecto importante, verifique a resistência ao calor do material.
Leia também
É uma boa ideia ter um plugue suportando ZigBee e Z-Wave. Estes são os protocolos de comunicação sem fio mais populares para equipamentos domésticos inteligentes. Essas tecnologias foram projetadas especificamente para controle remoto de aparelhos, iluminação, aquecimento, acesso e sistemas de controle climático. Essas tecnologias permitem que o sinal ignore os obstáculos da sala com facilidade.
Tomada inteligente e botão de liga e desliga ON/OFF (Botão Hard)
A maioria dos fabricantes de tomadas inteligentes oferece modelos de suporte ao controle manual do mínimo de funções On/Off através de um botão rígido no dispositivo. Assim, este mesmo botão também é utilizado para as configurações básicas da tomada, como a sincronização com seu sistema de casa inteligente.
Controle remoto para tomada inteligente
Escolha o método de controle remoto mais conveniente para o seu equipamento:
Painel
Aplicativo móvel (sua escolha-Wi-Fi, Bluetooth, ZigBee ou Z-Wave através do centro de controle);
Controle de voz.
As melhores tomadas inteligentes vão permitir o controle remoto do seu equipamento usando o aplicativo ou os assistentes de voz. Modelos com smart hubs terão também configurações possíveis pelos painéis que acompanham muitos kits de smart hub.
Protocolos de comunicação para um plugue inteligente
É importante que você escolha o protocolo de comunicação prioritário de acordo com suas tarefas: Wi-Fi, Bluetooth, Zigbee, Z-Wave. Obviamente, a melhor opção é quando seu plugue inteligente suporta vários protocolos de comunicação. Os melhores modelos sempre terão pelo menos dois dos protocolos atendidos.
Conexão com diferentes kits de casa inteligente
Os proprietários de diferentes kits e sistemas de casas inteligentes devem verificar a compatibilidade do plugue inteligente com o aplicativo que possuem. Geralmente o site da fabricante ou a própria página de vendas do produto já comunica com quais dispositivos e sistemas ele é compatível.
Tomada inteligente com controle de voz
Decida se você precisa usar assistentes de voz para controlar o equipamento. Verifique a compatibilidade da tomada inteligente com o assistente de voz de sua escolha. As boas tomadas inteligentes são compatíveis com todos os assistentes de voz populares: Google Assistente, Amazon Alexa, Cortana, Siri, entre outros.
Proteção contra surtos e corrente na tomada inteligente
Observe se o plugue inteligente está protegido da alta temperatura, sobre-corrente e sobre-tensão. Essa proteção permitirá que a tomada se desconecte em caso de sobrecarga. Se continuar a ser executado, o plugue e os aparelhos conectados podem funcionar mal e causar um incêndio.
Potência elétrica máxima do plugue inteligente
A potência total máxima é o parâmetro técnico mais importante que influencia a possibilidade de conectar um ou vários aparelhos ao plugue. Se a classificação de energia estiver abaixo de 2,5 kW, o plugue poderá ser usado para conectar uma grelha elétrica ou lavadora de louça. Se a classificação de energia atingir 3,2 – 3,5 kW, você poderá conectar um aquecedor elétrico ou ferro à sua tomada. O consumo de energia de cada dispositivo pode ser encontrado em sua documentação técnica.
Os aparelhos de hoje podem lidar com a potência total máxima dos aparelhos conectados de 1,8 a 3,5 kW. O relé interno do plugue pode suportar uma corrente de 8 a 16 A.
Timer integrado na tomada inteligente
Verifique se um cronômetro integrado é oferecido. Isso diversificará os cenários individuais e os tornará mais convenientes. Por exemplo, usando um plugue inteligente equipado com um cronômetro, você pode programar o tempo para fechar as persianas e desligar as luzes no seu quarto entre a meia-noite e às 8 da manhã ou conectar uma máquina de café ao seu plugue inteligente e definir o cronômetro com seu despertador de manhã, para que você acorde com o aroma de café fresco.
Tomada à prova de crianças
Para fins de segurança, os plugues inteligentes podem ser equipados com tampas de proteção especiais. Os melhores modelos oferece, tais tampas. As guardas de plástico que cobrem os contatos elétricos do plugue permanecerão fechados, mesmo que uma criança tente inserir um dedo, lápis ou qualquer outro item na tomada.
Design da tomada inteligente
A maioria das tomadas inteligentes é branca ou preta.
Outro fator importante é o material do plugue. Deve ser resistente ao calor evitar o derretimento.
Plugues inteligentes de várias marcas podem ter iluminação diferente – ao longo do perímetro de toda a placa ou apenas no botão.
Tamanhos e formas de tomadas podem ser diferentes – redondos, quadrados e retangulares. O Power Link usa a forma aerodinâmica multiuso de um retângulo arredondado.
Como instalar uma tomada inteligente em casa?
Dois modelos estão disponíveis: os que você conecta direto na sua rede elétrica, inserindo-os na parede, e os que você conecta em tomadas existentes.
Os modelos de inserir na parede devem ser ligados corretamente de acordo com sua tensão, e nos cabos correspondentes de fase, neutro, e terra. Os cabos das tomadas são devidamente identificados, e basta ligar aos seus cabos existentes, garantindo que estão corretamente conectados. Você ainda terá de configurar a tomada, geralmente segurando o botão de ligar e acessando o aplicativo da tomada inteligente.
Já a tomada de encaixa é mais simples: basta conectar em um plugue existente, ligar, e usar o aplicativo para conectar à sua rede sem fio.
Se ainda tiver alguma dúvida, só deixar nos comentários e iremos ajudar!
Sobre o autor
No final da década de 90, André começou a lidar diretamente com tecnologia ao comprar seu primeiro computador. Foi um dos primeiros a ter acesso à internet em sua escola. Desde então, passou a usar a internet e a tecnologia para estudar, jogar, e se informar, desde 2012 compartilhando neste site tudo o que aprendeu.
Veja também
Controle remoto para notebook: como escolher? Dá pra usar o smartphone?
O que é assistente virtual? Como contratar?
Como ligar e configurar um notebook pela primeira vez?
Como saber que o carregador do celular é original?