Como traduzir o WordPress para português
O WordPress é uma excelente ferramenta para criação de blogs. É também possível criar outros tipos de sites com o WordPress, pois existem milhares de plugins e temas que permitem muitas combinações. Ao criar um blog que terá vários autores, por exemplo, pode ser que nem todos saibam inglês, o que pode dificultar a utilização da interface de publicação. Para isso, o gestor dos sites WordPress terá que traduzi-lo para o português, evitando tempo perdido na tradução das funções e ferramentas do WordPress.
WordPress e suas traduções
Leia também
Desde o início o WordPress foi pensado para funcionar em vários idiomas, o que facilita o procedimento de tradução da sua interface. Caso você não tenha baixado e instalado o WordPress em português, pode fazer a alteração de idioma manualmente, de forma rápida e prática, que vamos ensinar abaixo.
Como traduzir o WordPress para o português?
Primeiro, acesse o arquivo wp-config.php, que fica na raiz do seu site.
Modifique a linha
define (‘WPLANG’, ”);
para
define (‘WPLANG’, ‘pt_BR’);
Agora, baixe o WordPress em português em copie a pasta wp-content\languages para o wp-content\languages do seu site. Não coloquei aqui os links diretos porque com as mudanças de versão, os links mudarão.
Faça uma atualização e verifique se a tradução funcionou bem para seu WordPress. Em alguns casos, algumas palavras ou partes do site podem não ser traduzidas. Existem vários fóruns e equipes de ajuda do WordPress que podem te indicar como traduzir a parte do WordPress que não foi traduzida.
Interface WordPress em português: você vai precisar!
Mas o procedimento para traduzir o WordPress é bem simples. Após realizado, a interface ficará toda em Português e também os nomes de meses e as datas exibidas no tema. Recomendamos que você teste fazer algumas otimizações no WordPress antes de publicar os novos posts com a interface em português. Principalmente se você já está acostumado a usar o WordPress em inglês, é mais do que necessário essa adaptação e otimização. Assim, você compreenderá melhor as ferramentas e recursos que o WordPress tem a oferecer.
Você usa o WordPress? Já traduziu para o português? Teve algum problema?
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!
Veja também
Dreamhost PS compensa?
Otimização WordPress – Como remover jquery.js
Como trocar seu Microsoft Office por uma alternativa gratuita?
Tradutor de imagem, como funciona?