Velocidade da USB 3.0

Em Manutenção de computadores por Alex Benfica

O USB, sigla para Universal Serial Bus, é um padrão da indústria criado para padronizar cabos, conectores e protocolos de comunicação entre dispositivos. Criado em meados da década de 90, o USB é hoje um dos padrões mais populares. A cada nova revisão (atualização), o padrão USB tem também uma considerável melhora na velocidade.

A evolução da velocidade do USB 1.0 para o 2.0

A atualização 2.0, hoje uma das mais difundidas, pode atingir uma velocidade máxima teórica de 480Mbps. Isso foi um grande salto da primeira versão do USB, que atinge uma taxa máxima de 12Mbps. Ainda existem muitos aparelhos que usam a versão antiga do USB, mais lenta, para sua construção. Isso é, principalmente, para economizar custos. Afinal, nem todos aparelhos precisam de uma conexão tão rápida. Mas para os que precisam, o padrão USB 3.0 pode satisfazer muito bem às necessidades de velocidade.

Leia também

USB e evolução da velocidade

O USB é um padrão de conexão que evolui em velocidade e tecnologia a cada nova versão lançada. Na foto, algumas das versões do USB disponíveis. (www.datapro.net)

USB 3.0: um salto gigante!

O protocolo USB 3.0, tem uma velocidade 10x maior que o USB 2.0. O USB 3.0 atinge taxas de transferência de 4,8Gbps. Isto é muito rápido, mesmo em comparação com alguns conjuntos de HD’s e barramentos que ainda existem por aí. Geralmente, é o próprio dispositivo que não consegue alcançar as velocidades máximas que o padrão USB 3.0 suporta, de tão rápido que ele é.

Na listagem abaixo você pode ver um resumo com as velocidades da USB até 3.0:

USB 1.1 – 12Mbps – 1.5 MB por segundo

USB 2.0 – 480Mbps – 60 MB por segundo

USB 1.1 – 4,8Gbps – 600 MB por segundo

Claro que todas estas taxas são teóricas. Muitos equipamentos dizem respeitar as especificações, mas não conseguem atingir as taxas máximas quando requisitados. Por exemplo, quando você for escolher um HD externo, é preciso buscar por comparativos e testes na internet, pois alguns que se vendem como USB 3.0 podem ser bem lentos. Outro exemplo é também o Hub USB, que pode não ser tão rápido assim.

Portanto quando for procurar um Hub USB 3.0, um HD externo, ou qualquer outro dispositivo com esse padrão, não se assuste se ele for só um pouco mais rápido do que o hub USB 2.0 que você já tem. Teste antes de comprar e escolha marcas mais confiáveis para garantir que terá a velocidade que procura. Busque comparativos e não se esqueça de vir nos nossos comentários e falar sobre sua experiência com o USB 3.0!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!

Deixe um comentário